Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?
Visualizar/ Abrir
Data
2023-11-28Autor
Silva, Luana Barbosa da
http://lattes.cnpq.br/9072442088718635
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A metodologia de estudo de caso fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) foi utilizada como uma proposta didática no Ensino de Química por meio de uma temática sociocientífica abordando os conceitos de termoquímica e energia. Estruturamos uma proposta de caso denominada “Usar gasolina ou álcool (etanol)?, o qual traz uma situação-problema acerca sobre qual dos combustíveis o consumidor deve utilizar como combustível. A proposta foi aplicada na aula de química da turma do 4° período do curso técnico médio integrado em alimentos do IFPE Campus Barreiros. Como ferramenta de análise utilizamos questionários antes e depois da aplicação do caso, a fim de verificar algumas percepções dos alunos com relação às aulas de química, à participação de seus colegas durante o trabalho em equipe, à importância da química para sua vida, às dificuldades para solucionar o caso, dentre outras questões. A análise dos relatórios elaborados pelos grupos também foi realizada com a finalidade de analisar o posicionamento dos grupos. Os resultados mostraram que o caso proposto trouxe uma visão interessante e estimulante de aprender química com 77,8% dos alunos afirmando que gostariam de ter mais aulas de química com a metodologia estudo de caso em seu dia a dia. A análise dos relatórios indicou que os alunos conseguiram aplicar o conceito de rendimento (energia por litro) para compreender a questão econômica na escolha entre álcool e gasolina. Em relação aos aspectos ambientais, os grupos puderam avaliar questões que envolvem as fontes renováveis de energia, poluição ambiental e a sustentabilidade. O caso proposto trouxe uma aprendizagem crítica e reflexiva que contribuiu para a capacidade de argumentação, resolução do problema e tomada de decisão dos estudantes
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Aplicações em inteligência artificial na educação, na química e no ensino de química: uma revisão sistemática de literatura
Correia, Virginia Marlene; http://lattes.cnpq.br/9432301366501018 (IpojucaBrasil, 2021-11-04)O objetivo deste trabalho foi verificar como a Inteligência Artificial tem sido utilizada na Educação, na Química e no Ensino de Química, identificando suas aplicações e contribuições, por meio de uma Revisão Sistemática ... -
Processos oxidativos avançados (POA) no ensino de Cinética Química: proposta de ferramenta metodológica envolvendo a Química e a Educação Ambiental
Duque, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/4131912115211318; Vasconcelos, José Pedro Silva; http://lattes.cnpq.br/7529339574435901 (IpojucaBrasil, 2023-03-14)A educação ambiental é um ramo da ciência instituído pela Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, que deve ser aplicado como conteúdo transversal. Não é definido como uma disciplina, mas precisa estar presente em todas as ... -
A medicina clínica como tema gerador no ensino de química através da metodologia aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Anjos, Carlos Augusto dos; http://lattes.cnpq.br/0741704311024198 (Campus IpojucaBrasil, 2017-05-15)O método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem como princípio tornar o estudante capaz de construir seu próprio aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal a partir de problemas propostos ...