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dc.creatorSilva, Luana Barbosa da
dc.date.accessioned2024-02-28T12:49:04Z
dc.date.available2024-02-28T12:49:04Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.identifier.citationSILVA, Luana Barbosa da. Uma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível? 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Barreiros, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1192
dc.description.abstractThe case study methodology based on Problem-Based Learning (PBL) was used as a didactic proposal in teaching chemistry through a socio-scientific theme discussing the concepts of thermochemistry and energy. We structured a case called “Should I use gasoline or alcohol (ethanol)?, which raises a problem-situation about which fuel the consumer should use as fuel. The proposal was applied in the chemistry class of the 4th period of the integrated technical course in food at IFPE Campus Barreiros. As an analysis tool, we used questionnaires before and after the application of the case, in order to verify some of the students' perceptions regarding chemistry classes, the participation of their colleagues during teamwork, the importance of chemistry for their lives, the difficulties to resolve the case, among other issues. The analysis of the reports prepared by the groups was also carried out with the purpose of analyzing the positioning of the groups. The results showed that the proposed case brought an interesting and stimulating vision of learning chemistry with 77.8% of students stating that they would like to take more chemistry classes with the case study methodology in their daily lives. Analysis of the reports indicated that students were able to apply the concept of yield (energy per liter) to understand the economic issue when choosing between alcohol and gasoline. In relation to environmental aspects, the groups were able to evaluate issues involving renewable energy sources, environmental pollution and sustainability. The proposed case brought critical and reflective learning that contributed to the students' ability to argue, problem solve and make decisionspt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo de casopt_BR
dc.subjectQuímica – Metodologiapt_BR
dc.subjectDidática - Químicapt_BR
dc.titleUma proposta de estudo de caso no ensino de Química: usar gasolina ou etanol como combustível?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9072442088718635pt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardo, Douglas Lopes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552323438544091pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Farias, Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750434685370733pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardo, Douglas Lopes
dc.contributor.referee2Farias, Ricardo da Silva
dc.contributor.referee3Nascimento, Verônica Maria do
dc.contributor.referee4Ramos, Sérgio Murilo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552323438544091pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7750434685370733pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1037192300336635pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1391025786760593pt_BR
dc.publisher.departmentBarreirospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.description.resumoA metodologia de estudo de caso fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) foi utilizada como uma proposta didática no Ensino de Química por meio de uma temática sociocientífica abordando os conceitos de termoquímica e energia. Estruturamos uma proposta de caso denominada “Usar gasolina ou álcool (etanol)?, o qual traz uma situação-problema acerca sobre qual dos combustíveis o consumidor deve utilizar como combustível. A proposta foi aplicada na aula de química da turma do 4° período do curso técnico médio integrado em alimentos do IFPE Campus Barreiros. Como ferramenta de análise utilizamos questionários antes e depois da aplicação do caso, a fim de verificar algumas percepções dos alunos com relação às aulas de química, à participação de seus colegas durante o trabalho em equipe, à importância da química para sua vida, às dificuldades para solucionar o caso, dentre outras questões. A análise dos relatórios elaborados pelos grupos também foi realizada com a finalidade de analisar o posicionamento dos grupos. Os resultados mostraram que o caso proposto trouxe uma visão interessante e estimulante de aprender química com 77,8% dos alunos afirmando que gostariam de ter mais aulas de química com a metodologia estudo de caso em seu dia a dia. A análise dos relatórios indicou que os alunos conseguiram aplicar o conceito de rendimento (energia por litro) para compreender a questão econômica na escolha entre álcool e gasolina. Em relação aos aspectos ambientais, os grupos puderam avaliar questões que envolvem as fontes renováveis de energia, poluição ambiental e a sustentabilidade. O caso proposto trouxe uma aprendizagem crítica e reflexiva que contribuiu para a capacidade de argumentação, resolução do problema e tomada de decisão dos estudantespt_BR


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