Mostrar registro simples

dc.creatorAndrade, Débora Batista Maciel de
dc.date.accessioned2020-04-27T20:49:44Z
dc.date.available2020-04-27T20:49:44Z
dc.date.issued2019-07-04
dc.identifier.citationANDRADE, Débora Batista Maciel de. O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/109
dc.description.abstractThis research aimed at understanding the role of physical education in high school integrated, from the Critical Perspective-Superadora, understanding the challenges and possibilities for the appropriation of Body Culture. Were taken as theoretical horizon: historical and Critical Theory of knowledge (SAVIANI, 2005), and the analysis and contributions made in the study known as: "collective of Authors" (1992), adopting the conditions aimed at the teaching of Education Physics, Critical perspective-Superadora. Through the "Game Content", as an element of culture, discussed "the consequences brought about by the imposition of standards of beauty" us media, social issue that contributes to increasing public health problems, such as the development of eating disorders-anorexia, bulimia and overtraining. The study took place in a Campus IFPE, with students of the first year of the Integrated Course in Agribusiness. Was made an exploratory research, bibliographic and documentary character. Field research followed the parameters of action research. For analysis of the material collected, the analysis of the content of Bardin (2011). According to the result obtained, the Didactic Sequence worked was considered feasible to meet the proposed objectives, especially after being observed the students' suggestions for improvements and adjustments, and then reworked, improving as Educational Product. It is expected to contribute to the reformulation of the teaching of physical education, providing a better reading of reality by students and enabling them criticality and autonomy, to insert itself, so transforming, that reality.pt_BR
dc.format.extent116 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação - Perspectiva Crítico-Superadorapt_BR
dc.subjectEducação - Jogopt_BR
dc.subjectEducação - Mídiapt_BR
dc.titleO jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades.pt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8261386600440695pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edlamar Oliveira dos
dc.contributor.referee2Barbosa, Valquiria Farias Bezerra
dc.contributor.referee3Paiva, Andréa Carla de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5903937331034288pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4108904127507123pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentOlindapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados como horizonte teórico: a Teoria Histórico-Crítica dos conhecimentos (SAVIANI, 2005), e as análises e contribuições tecidas no estudo conhecido como: Coletivo de Autores (1992), adotando-se os pressupostos apontados para o ensino de Educação Física, na Perspectiva Crítico-Superadora. Através do conteúdo “Jogo”, enquanto elemento da Cultura Corporal, foram abordadas “as consequências trazidas pela imposição da mídia nos padrões de beleza”, questão social que contribui para o aumento dos problemas de saúde pública, como o desenvolvimento de transtornos alimentares - anorexia, bulimia e vigorexia. O estudo realizou-se em um Campus do IFPE, com alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agroindústria. Foi feita uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental. A pesquisa de campo seguiu os parâmetros da pesquisa-ação. Para análise do material coletado, utilizou-se a análise do conteúdo de Bardin (2011). De acordo com o resultado obtido, a Sequência Didática trabalhada foi considerada viável para atender aos objetivos propostos, especialmente, após serem acatadas as sugestões dos alunos para melhoramentos e adequações, sendo então reelaborada, aprimorando-se como Produto Educacional. Espera-se assim contribuir para a reformulação do ensino da Educação Física, proporcionando uma melhor leitura da realidade pelos alunos e possibilitando-lhes criticidade e autonomia, para inserir-se, de maneira transformadora, nessa realidade.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples