dc.creator | Andrade, Débora Batista Maciel de | |
dc.date.accessioned | 2020-04-27T20:49:44Z | |
dc.date.available | 2020-04-27T20:49:44Z | |
dc.date.issued | 2019-07-04 | |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Débora Batista Maciel de. O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/109 | |
dc.description.abstract | This research aimed at understanding the role of physical education in high school integrated, from the Critical Perspective-Superadora, understanding the challenges and possibilities for the appropriation of Body Culture. Were taken as theoretical horizon: historical and Critical Theory of knowledge (SAVIANI, 2005), and the analysis and contributions made in the study known as: "collective of Authors" (1992), adopting the conditions aimed at the teaching of Education Physics, Critical perspective-Superadora. Through the "Game Content", as an element of culture, discussed "the consequences brought about by the imposition of standards of beauty" us media, social issue that contributes to increasing public health problems, such as the development of eating disorders-anorexia, bulimia and overtraining. The study took place in a Campus IFPE, with students of the first year of the Integrated Course in Agribusiness. Was made an exploratory research, bibliographic and documentary character. Field research followed the parameters of action research. For analysis of the material collected, the analysis of the content of Bardin (2011). According to the result obtained, the Didactic Sequence worked was considered feasible to meet the proposed objectives, especially after being observed the students' suggestions for improvements and adjustments, and then reworked, improving as Educational Product. It is expected to contribute to the reformulation of the teaching of physical education, providing a better reading of reality by students and enabling them criticality and autonomy, to insert itself, so transforming, that reality. | pt_BR |
dc.format.extent | 116 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Educação - Perspectiva Crítico-Superadora | pt_BR |
dc.subject | Educação - Jogo | pt_BR |
dc.subject | Educação - Mídia | pt_BR |
dc.title | O jogo a partir da perspectiva crítico superadora nas aulas de educação física do ensino médio integrado: desafios e possibilidades. | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8261386600440695 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Bernardina Santos Araújo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4929110097621126 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Edlamar Oliveira dos | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Valquiria Farias Bezerra | |
dc.contributor.referee3 | Paiva, Andréa Carla de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5903937331034288 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4108904127507123 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1546386833032185 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Olinda | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visou compreender o papel da Educação Física no Ensino Médio Integrado, a partir na Perspectiva Crítico-Superadora, entendendo os desafios e possibilidades para a apropriação da Cultura Corporal. Foram tomados como horizonte teórico: a Teoria Histórico-Crítica dos conhecimentos (SAVIANI, 2005), e as análises e contribuições tecidas no estudo conhecido como: Coletivo de Autores (1992), adotando-se os pressupostos apontados para o ensino de Educação Física, na Perspectiva Crítico-Superadora. Através do conteúdo “Jogo”, enquanto elemento da Cultura Corporal, foram abordadas “as consequências trazidas pela imposição da mídia nos padrões de beleza”, questão social que contribui para o aumento dos problemas de saúde pública, como o desenvolvimento de transtornos alimentares - anorexia, bulimia e vigorexia. O estudo realizou-se em um Campus do IFPE, com alunos do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Agroindústria. Foi feita uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental. A pesquisa de campo seguiu os parâmetros da pesquisa-ação. Para análise do material coletado, utilizou-se a análise do conteúdo de Bardin (2011). De acordo com o resultado obtido, a Sequência Didática trabalhada foi considerada viável para atender aos objetivos propostos, especialmente, após serem acatadas as sugestões dos alunos para melhoramentos e adequações, sendo então reelaborada, aprimorando-se como Produto Educacional. Espera-se assim contribuir para a reformulação do ensino da Educação Física, proporcionando uma melhor leitura da realidade pelos alunos e possibilitando-lhes criticidade e autonomia, para inserir-se, de maneira transformadora, nessa realidade. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |