O alimento como elo: uma análise da relação entre seres humanos e divindades a partir do candomblé, do catolicismo e dos adventistas mediada pelo comer
Data
2023-05-05Autor
Teixeira, Anna Caroline Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/9569554805979203
Rufino, Evelin Maria
https://lattes.cnpq.br/8922603214391552
https://orcid.org/0009-0001-1508-8514
https://orcid.org/0009-0004-2532-6469
http://lattes.cnpq.br/1815971332047692
https://lattes.cnpq.br/4461529831250101
Andrade, Luciana Teixeira dos Santos
Nascimento, Manuella de Araújo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Pensar o alimento não só como objeto que nutre biologicamente o corpo humano,mas como um objeto que além de fazer parte das culturas dos povos, tambémcompõe no processo de sua construção, seja por meio da criação de laços entre osindivíduos ou até mesmo das pessoas com seres inanimados e divinos, também éum papel primordial do alimento. O alimento é, nesse caso, a própria cultura.Partindo desse pressuposto, baseado na análise da observação do objeto enquantosuas utilidades biológicas e seus significados religiosos, foi possível identificá-locomo instrumento de grande poder dentro das diversas sociedades, seja do pontode vista econômico ou sociocultural, onde pode servir tanto de ponte direta ouindireta com o divino, como, e principalmente funcionando como “estreitador” delaços entre os indivíduos que integram determinados espaços comunitários, sendoneste trabalho observados, os espaços de cultos religiosos, da Igreja CatólicaApostólica Romana, do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu, o Ylê Asé SangoAyrá Ibona e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.