Mostrar registro simples

dc.creatorTeixeira, Anna Caroline Rodrigues
dc.date.accessioned2023-11-11T01:00:11Z
dc.date.available2023-11-11T01:00:11Z
dc.date.issued2023-05-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1083
dc.description.abstractThinking about food is not just an object that biologically nourishes the human body,but an object that, in addition to being part of the cultures of peoples. also composesthe construction of these, whether through the creation of processes between ourseven people with inanimate beings, divine is also a primordial role of food. Food is, inthis case, the culture itself. Starting from this society, whether diversified, while itsbiological utilities and meanings can be identified - as an instrument of great powerwithin the sociocultural ones from the economic point of view, a direct or indirectbridge with the divine work, as, and mainly functioning as a "star" among theapostolic ones, being part of some community spaces, with the work observed in thiswork, the spaces of religious cults of the Roman Catholic Church, the CandombléTerreiro de Nação Ketu, the Ylê Asé Sango Ayrá Ibona and the Seventh-dayAdventist Churchpt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, Christiane, OLIVEIRA, Gabriela, CURY, Leandro e MENDES, Mariana.Acomida e o sagrado - O alimento que satisfaz o corpo e o espírito- 2006BORCHARDT, EDUARDO. Martim Lutero e a Crítica ao Comércio e à Usura:Uma Construção à Visão Protestante do Capitalismo, Vitória, 2010. Monografia(Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia do Centro deCiências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo. 2010CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora, 2014. EYN, Cido de Oxum. Acaçá, onde tudo começou. São Paulo: Editora Arx, 2002.FACHIN, Patrícia e JUNGUE, Márcia. Alimento: fornecedor da vida. IHU- Ed. 305,2009 FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe. Comida: uma história. tradução de VeraJoscelyn. – Rio de Janeiro: Record, 2004. FERRARI, Evandro Sérgio. A Relação do Judaísmo e do Cristianismo com osHábitos Alimentares: Uma Construção Histórica, 2018. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica- Teoria da ciênciae iniciação à pesquisa. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2002. 14Instituto Federal de Pernambuco. Campus Cabo de Santo Agostinho. Curso de Tecnologia emGastronomia. 5 de maio de 2023. LINDBERG, Carter. História da Reforma: Um dos acontecimentos maisimportantes da história do cristianismo em uma narrativa clara e envolvente.Thomas Nelson Brasil, 2017. LUTERO, Martinho. Martinho Lutero: uma coletânea de escritos. SociedadeReligiosa Edições Vida Nova, 2017. MARTINS, Lucas Collito; DA SILVA, Jefferson Olivatto. Comida de santo: Cosmologia, identidade e simbolismo em cozinhas afrodescendentes. Amazônica-Revista de Antropologia, v. 8, n. 1, p. 244-250, 2016. MIRANDA, Augusto. Dicionário 2001 do homem moderno. v. 1-4, 5° edição, 4v.São Paulo, Egéria, 1976 MISSAL ROMANO RESTAURADO POR DECRETO DO CONCÍLIO ECUMÊNICOVATICANO II, PROMULGADO PELA AUTORIDADE DE PAULO VI E REVISTOPOR MANDADO DO PAPA JOÃO PAULO II. Tradução portuguesa para o Brasil daseparata da terceira edição típica preparada sob os cuidados da Congregação parao Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. ROMA, 2002. PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. A pesquisa narrativa: uma introdução.Revista brasileira de linguística aplicada, v. 8, p. 261-266, 2008. PAULO II, J. O. Ã. O. Catecismo da Igreja católica. São Paulo: Loyola, 2000. POMIAN, K.; ROMANO, R. Enciclopédia Einaudi, volume 1, Memória: Historia.Editora: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1984. RIBEIRO, Pedro Henrique Mendes. Comida e Religiosidade : Dos CultosAfrobrasileiros para a História da Alimentação Brasileira, 2009SAHAGOFF, Ana Paula. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender aexperiência humana. XI Semana de Extensão, pesquisa e pós-graduação–SEPesq. Centro Universitário Ritter dos Reis, 2015. SANTOS, Joan Helder. A concepção de trabalho na obra “A Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo” e o conceito de trabalho para o franciscanismo à luzde Giorgio Agamben. Profanações, v. 5, n. 2, p. 248-268, 2018. SCHÜNEMANN, Haller Elinar Stach. O papel das imigrações no crescimento daIgreja Adventista do Sétimo Dia. Estudos de religiao, v. 23, n. 37, p. 146-170, 2009.SOARES, Maria Lúcia de Amorim. De Semióforos, Motivo Edênico e Ensino deGeografia. Geografia, Londrina, v. 10, n. 2, p. 129-133, jul./dez. 2001SOUZA, Patrícia Rodrigues de. Religião e Comida - Como as PráticasAlimentares no Contexto Religioso Auxiliam na Construção do Homem, 2014SOUZA JÚNIOR, Vilson Caetano. A cozinha, os orixás e os truques: entre ainvenção e a recriação onde o tempo não para. Seminário Temático ST03“Os 15Instituto Federal de Pernambuco. Campus Cabo de Santo Agostinho. Curso de Tecnologia emGastronomia. 5 de maio de 2023. afrobrasileiros”. VIII Jornada sobre alternativas religiosas na América Latina.São Paulo, 22 a 25 de setembro de 1998. TABORDA, F. (2012). A ação do Espírito Santo na eucaristia. A propósito do nº1333 do Catecismo da Igreja Católica. Revista Eclesiástica Brasileira, 72(288),902-925. WHITE, Ellen G. Conselhos sobre saúde. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira,1991.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimentopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectCatólicapt_BR
dc.subjectAdventistapt_BR
dc.subjectPonte com o Divinopt_BR
dc.titleO alimento como elo: uma análise da relação entre seres humanos e divindades a partir do candomblé, do catolicismo e dos adventistas mediada pelo comerpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9569554805979203pt_BR
dc.contributor.advisor1Veloso, Rodrigo Rossetti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1340783447887527pt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Lara Oliveira
dc.contributor.referee2Shinohara, Neide Kazue Sakugawa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099862907106536pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7105928729564845pt_BR
dc.publisher.departmentCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoPensar o alimento não só como objeto que nutre biologicamente o corpo humano,mas como um objeto que além de fazer parte das culturas dos povos, tambémcompõe no processo de sua construção, seja por meio da criação de laços entre osindivíduos ou até mesmo das pessoas com seres inanimados e divinos, também éum papel primordial do alimento. O alimento é, nesse caso, a própria cultura.Partindo desse pressuposto, baseado na análise da observação do objeto enquantosuas utilidades biológicas e seus significados religiosos, foi possível identificá-locomo instrumento de grande poder dentro das diversas sociedades, seja do pontode vista econômico ou sociocultural, onde pode servir tanto de ponte direta ouindireta com o divino, como, e principalmente funcionando como “estreitador” delaços entre os indivíduos que integram determinados espaços comunitários, sendoneste trabalho observados, os espaços de cultos religiosos, da Igreja CatólicaApostólica Romana, do Terreiro de Candomblé de Nação Ketu, o Ylê Asé SangoAyrá Ibona e da Igreja Adventista do Sétimo Dia.pt_BR
dc.creator.name2Rufino, Evelin Maria
dc.creator.Lattes2https://lattes.cnpq.br/8922603214391552pt_BR
dc.creator.ID3https://orcid.org/0009-0001-1508-8514pt_BR
dc.creator.ID4https://orcid.org/0009-0004-2532-6469pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/1815971332047692pt_BR
dc.creator.Lattes4https://lattes.cnpq.br/4461529831250101pt_BR
dc.creator.name3Andrade, Luciana Teixeira dos Santos
dc.creator.name4Nascimento, Manuella de Araújo


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples