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dc.creatorMendes, Maria Rosana Ferreira
dc.date.accessioned2023-06-22T18:55:07Z
dc.date.available2023-06-22T18:55:07Z
dc.date.issued2022-02-02
dc.identifier.citationMENDES, Maria Rosana Ferreira ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku. 23f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/991
dc.description.abstractIn this work, a study was developed about difficulties faced in the teaching/learning of mathematics education and methods that can help in its development, focusing on the playful that is a pleasant way of teaching and learning, as well as helping to make the classroom more fun, which arouses motivation, the game will also be mentioned, which is one of the main agents of playfulness. The main objective of this work is to present the importance of games in the teaching-learning development of mathematics education. In this way, as an activity proposal, a study was developed on sudoku, which despite being a simple rule game, develops necessary skills for a good mathematical understanding, as it requires attention, concentration and logical reasoning from the player. Having as methodology, the bibliographic study, this study is made from surveys and research that brings the subject in question. At the end of the study, it was possible to perceive that the teaching of mathematics as well as learning demands more attention from all involved and making the class more enjoyable is very necessary. That said, the playful without a shadow of a doubt becomes an important teaching tool.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Paulo N. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000 BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/ >. DA CONQUISTA, Vitória. PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO UTILIZANDO O SUDOKU. DA SILVA, JONAS LARANJEIRA SARAIVA et al. Matemática lúdica ensino fundamental e médio. 2013. DA SILVA1-UFPEL, Raquel Silveira; MARTINEZ2-UFPEL, Marcia Lorena Saurin. DIFICULDADES NA MATEMÁTICA BÁSICA: O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM PARA A VIDA DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática, São Paulo, SP. Editora Ática, 2000 DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1998. DOHME, Vânia. Atividades Lúdicas na Educação: O caminho de tijolos amarelos do aprendizado, Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. HOFFMANN, Jussara. Maria Lerch. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. São Paulo, 2008. MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis, Rj: 60 Vozes, 2003. MARTINS, Paula Mendes; PICADO, Jorge. Existe um Sudoku com 16 pistas?. Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática, 2012. OLIVEIRA, Sandra Alves de. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática. Pedagoga e especialista em Matemática e Estatística, professora no Departamento de Educação de Guanambi, BA, Uneb. Endereço eletrônico: soliveira4@hotmail.com Artigo publicado na edição no 377, jornal Mundo Jovem, junho de 2007, p. 5. PCN - Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/ SEF. 2000. SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia Silveira Brum dos. Dificuldades na aprendizagem de Matemática. Monografia de Graduação em Matemática. São Paulo: UNASP, 2007. SMOLE, Kátia Stocco... [et al]. Jogos de Matemática: de 1o a 3o ano. Porto Alegra. Grupo A, 2008.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectSudokupt_BR
dc.titleO Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudokupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435948259352346pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Rodrigo Oliveira Da
dc.contributor.referee2Ferreira, Evandro Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3445669651087213pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7972765878698380pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, foi desenvolvido um estudo sobre dificuldades enfrentadas no ensino/aprendizagem da educação matemática e métodos que podem ajudar em seu desenvolvimento, tendo como foco o lúdico que é uma forma prazerosa de ensinar e aprender, bem como auxilia tornando a sala de aula mais divertida o que desperta motivação, será mencionado também o jogo que é um dos principais agentes da ludicidade. O principal objetivo deste trabalho é apresentar a importância de jogos no desenvolvimento de ensino-aprendizagem da educação matemática. Desta forma, como proposta de atividade, foi desenvolvido um estudo sobre o sudoku, que apesar de ser um jogo de regra simples, desenvolve habilidades necessárias para um bom entendimento matemático, pois exige do jogador atenção, concentração e raciocínio lógico. Tendo como metodologia, o estudo bibliográfico, este estudo é feito a partir de levantamentos e pesquisas que traz o assunto em questão. Ao finalizar o estudo foi possível perceber que o ensino de matemática bem como a aprendizagem demanda mais atenção de todos os envolvidos e tornar a aula mais prazerosa é bastante necessária. Dito isto o lúdico sem sombras de dúvidas se torna uma importante ferramenta de ensino.pt_BR


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