dc.creator | Mendes, Maria Rosana Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T18:55:07Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T18:55:07Z | |
dc.date.issued | 2022-02-02 | |
dc.identifier.citation | MENDES, Maria Rosana Ferreira ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku. 23f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/991 | |
dc.description.abstract | In this work, a study was developed about difficulties faced in the teaching/learning of
mathematics education and methods that can help in its development, focusing on the
playful that is a pleasant way of teaching and learning, as well as helping to make the
classroom more fun, which arouses motivation, the game will also be mentioned, which
is one of the main agents of playfulness. The main objective of this work is to present
the importance of games in the teaching-learning development of mathematics education. In this way, as an activity proposal, a study was developed on sudoku,
which despite being a simple rule game, develops necessary skills for a good
mathematical understanding, as it requires attention, concentration and logical
reasoning from the player. Having as methodology, the bibliographic study, this study
is made from surveys and research that brings the subject in question. At the end of
the study, it was possible to perceive that the teaching of mathematics as well as
learning demands more attention from all involved and making the class more
enjoyable is very necessary. That said, the playful without a shadow of a doubt
becomes an important teaching tool. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALMEIDA, Paulo N. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Sudoku | pt_BR |
dc.title | O Lúdico em sala de aula: aprimoração do raciocínio lógico através do sudoku | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0435948259352346 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Anderson Rodrigo Oliveira Da | |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Evandro Bezerra | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3445669651087213 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7972765878698380 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, foi desenvolvido um estudo sobre dificuldades enfrentadas no
ensino/aprendizagem da educação matemática e métodos que podem ajudar em seu
desenvolvimento, tendo como foco o lúdico que é uma forma prazerosa de ensinar e
aprender, bem como auxilia tornando a sala de aula mais divertida o que desperta
motivação, será mencionado também o jogo que é um dos principais agentes da
ludicidade. O principal objetivo deste trabalho é apresentar a importância de jogos no
desenvolvimento de ensino-aprendizagem da educação matemática. Desta forma,
como proposta de atividade, foi desenvolvido um estudo sobre o sudoku, que apesar
de ser um jogo de regra simples, desenvolve habilidades necessárias para um bom
entendimento matemático, pois exige do jogador atenção, concentração e raciocínio
lógico. Tendo como metodologia, o estudo bibliográfico, este estudo é feito a partir de
levantamentos e pesquisas que traz o assunto em questão. Ao finalizar o estudo foi
possível perceber que o ensino de matemática bem como a aprendizagem demanda
mais atenção de todos os envolvidos e tornar a aula mais prazerosa é bastante
necessária. Dito isto o lúdico sem sombras de dúvidas se torna uma importante
ferramenta de ensino. | pt_BR |