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dc.creatorSilva, José Rafael Santos Rodrigues da
dc.date.accessioned2023-06-14T19:48:39Z
dc.date.available2023-06-14T19:48:39Z
dc.date.issued2023-04-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/979
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic, which broke out in March 2020, gave rise to already latent difficulties in the teaching-learning process, while also bringing new challenges to all school actors. of Covid19, observing the recommendations and regulations for the provision of remote emergency teaching in Brazil. In this sense, this research sought to understand the scenarios and perceptions of Chemistry teachers regarding the teaching-learning process of the aforementioned component, based on the analysis of the Chemistry teaching scenario, the methodologies used during remote emergency teaching, and the potentialities and difficulties in remote teaching during the pandemic period. This research was qualitative, exploratory in nature, and had as participants 12 (twelve) teachers who teach Chemistry, 06 (six) from the federal education network and 06 (six) from the state education network. For data collection, a mixed questionnaire was applied to the participants, due to the moment of social isolation during this study. The collected data allowed us to know how this high school curriculum component was taught, the level of interaction with the students, which influenced the choice of methods and resources used by the teachers, as well as the difficulties encountered in carrying out the classes during the special regime of remote teaching. One point of the results obtained that draws attention was the method used by teachers from the state education network and through these methods used, the interaction between students and teachers was noticeable.pt_BR
dc.format.extent73 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleProcesso ensino-aprendizagem de Química no contexto da pandemia de Covid-19: cenários e percepções docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2657010422978784pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA pandemia de COVID-19, desencadeada em março de 2020, fez emergir dificuldades já latentes no processo ensino-aprendizagem, ao tempo que também trouxe novos desafios para todos os atores escolares, sendo assim, voltamos nosso olhar para o ensino de Química no contexto da Covid19, observando as recomendações e normativas para a oferta do ensino emergencial remoto no Brasil. Nesse sentido, essa pesquisa buscou compreender os cenários e as percepções de professores de Química quanto ao processo de ensino-aprendizagem do componente citado, a partir da análise de cenário do ensino de Química, das metodologias utilizadas durante o ensino emergencial remoto, e das potencialidades e dificuldades no ensino remoto durante o período pandêmico. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, de caráter exploratório, e teve como participantes 12 (doze) professores que leciona Química, sendo eles 06 (seis) de rede federal de ensino e 06 (seis) de rede estadual de ensino. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário misto aos participantes, devido ao momento de isolamento social durante a realização deste estudo. Os dados coletados nos permitiram conhecer como foi feito o ensino desse componente curricular do ensino médio, o nível de interação com os estudantes, o que influenciou na escolha dos métodos e recursos utilizados pelos professores, bem como as dificuldades encontradas na execução das aulas durante o regime especial de ensino remoto. Um ponto dos resultados obtidos que chama atenção foi o método utilizado pelos professores da rede estadual de ensino e através desses métodos utilizados foi perceptível à interação dos alunos com os professores.pt_BR


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