Mostrar registro simples

dc.creatorMoura, Maria Marcela Lima de
dc.date.accessioned2023-05-15T20:30:02Z
dc.date.available2023-05-15T20:30:02Z
dc.date.issued2021-02-12
dc.identifier.citationMOURA, Maria Marcela Lima de ; RODRIGUES, Kléber Fernando Rodrigues. O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal. 14f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/927
dc.description.abstractThis article aims to report an experience lived in the discipline of mathematics in a class of 7th grade A of Elementary School of the Ororubá State Indigenous School, located in the Xukuru do Ororubá Indigenous Territory, municipality of Pesqueira-PE. We approach the polygons content by relating it to the line of body painting used by the Xukuru do Ororubá indigenous people, as a cultural element that has historical and spiritual significance. The experience resulted in the reflection of using mathematics through elements present in students 'daily lives, aiming to analyze how the use of body painting linked to polygons content can contribute to the strengthening of students' ethnic-cultural identity.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBENNEMANN, M.; JUSTI, C. J. Etnomatemática: uma proposta pedagógica contextualizada. Paraná, 2016. BICALHO, P. S. S. Se pinta e se veste: a segunda pele indígena. dObra [s] – Revista Da Associação Brasileira De Estudos De Pesquisas Em Moda, VOLUME 11 | NÚMERO 23 | MAIO 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, V. 2. Brasília: MEC / SEF, 1997. CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo. Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 10. Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: an overview. In: Congresso Internacional de Etnomatemática CIEm2. Ouro Preto, MG. Anais.Ouro Preto, MG: Universidade de Ouro Preto, 2002. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002. 107p. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, jan./jun. 2008 FEITOSA, Saulo Ferreira; OLIVEIRA, Maria Roseane Cordeiro. Educa (ações) indígena: territórios de identidades e espaços de (re) existências do Povo Xukuru do Ororubá. Textura, v. 22, n.51, p.103-121, jul / set 2020. Disponível em: HTTPS://www.researchgate.net/publication/342770687_Educaacoes_indigenas_terri torios_de_identidades_e_espacos_de_reexistencias_do_Povo_Xukuru_do_Ororuba LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. RAIMUNDI, Marcos Paulo Oliveira; ROSA, Milton: Uma abordagem etnomatemática para o Currículo Trivium. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 1, p. 62-84, jan./abr. 2019. Referencial Curricular Nacional Para As Escolas Indígenas/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2002. SCHMITT, Tassiana Trucollo. DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DA GEOMETRIA: POR QUE OS EDUCADORES NÃO ENSINAM E OS EDUCANDOS NÃO APRENDEM? , 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectpovo indígena Xukuru do Ororubápt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-culturalpt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectPintura corporalpt_BR
dc.titleO Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0859280678765793pt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Kleber Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Andreza Rodrigues da
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/8993780937371486pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada no Território Indígena Xukuru do Ororubá, município de Pesqueira-PE. Abordamos o conteúdo polígonos relacionando-o com o traço da pintura corporal utilizada pelo povo indígena Xukuru do Ororubá, como elemento cultural que tem um significado histórico e espiritual. A experiência trouxe como resultado a reflexão de utilizar a matemática através de elementos presentes no cotidiano dos estudantes, objetivando analisar de que forma a utilização da pintura corporal atrelada ao conteúdo polígonos pode contribuir para o fortalecimento da identidade étnico- cultural dos estudantes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples