dc.creator | Moura, Maria Marcela Lima de | |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T20:30:02Z | |
dc.date.available | 2023-05-15T20:30:02Z | |
dc.date.issued | 2021-02-12 | |
dc.identifier.citation | MOURA, Maria Marcela Lima de ; RODRIGUES, Kléber Fernando Rodrigues. O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal. 14f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/927 | |
dc.description.abstract | This article aims to report an experience lived in the discipline of mathematics in a
class of 7th grade A of Elementary School of the Ororubá State Indigenous School,
located in the Xukuru do Ororubá Indigenous Territory, municipality of Pesqueira-PE.
We approach the polygons content by relating it to the line of body painting used by
the Xukuru do Ororubá indigenous people, as a cultural element that has historical
and spiritual significance. The experience resulted in the reflection of using
mathematics through elements present in students 'daily lives, aiming to analyze how
the use of body painting linked to polygons content can contribute to the
strengthening of students' ethnic-cultural identity. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BENNEMANN, M.; JUSTI, C. J. Etnomatemática: uma proposta pedagógica
contextualizada. Paraná, 2016.
BICALHO, P. S. S. Se pinta e se veste: a segunda pele indígena. dObra [s] – Revista
Da Associação Brasileira De Estudos De Pesquisas Em Moda, VOLUME 11 |
NÚMERO 23 | MAIO 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Matemática, V. 2. Brasília: MEC / SEF, 1997.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio. Multiculturalismo. Diferenças
Culturais e Práticas Pedagógicas. 10. Ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: an overview. In: Congresso
Internacional de Etnomatemática CIEm2. Ouro Preto, MG. Anais.Ouro Preto, MG:
Universidade de Ouro Preto, 2002.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade.
Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002. 107p. O Programa Etnomatemática: uma
síntese. Acta Scientiae, v.10, n.1, jan./jun. 2008
FEITOSA, Saulo Ferreira; OLIVEIRA, Maria Roseane Cordeiro. Educa (ações)
indígena: territórios de identidades e espaços de (re) existências do Povo Xukuru do
Ororubá. Textura, v. 22, n.51, p.103-121, jul / set 2020. Disponível em:
HTTPS://www.researchgate.net/publication/342770687_Educaacoes_indigenas_terri
torios_de_identidades_e_espacos_de_reexistencias_do_Povo_Xukuru_do_Ororuba
LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre
os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
RAIMUNDI, Marcos Paulo Oliveira; ROSA, Milton: Uma abordagem etnomatemática
para o Currículo Trivium. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 1, p. 62-84, jan./abr.
2019.
Referencial Curricular Nacional Para As Escolas Indígenas/Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2002.
SCHMITT, Tassiana Trucollo. DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DA
GEOMETRIA: POR QUE OS EDUCADORES NÃO ENSINAM E OS EDUCANDOS
NÃO APRENDEM? , 2017. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | povo indígena Xukuru do Ororubá | pt_BR |
dc.subject | Identidade étnico-cultural | pt_BR |
dc.subject | Polígonos | pt_BR |
dc.subject | Pintura corporal | pt_BR |
dc.title | O Ensino de matemática em dialogicidade com a identidade étnico-cultural do povo indígena Xukuru do Ororubá: um estudo sobre os polígonos a partir da pintura corporal | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0859280678765793 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Kleber Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5404409205728691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Andreza Rodrigues da | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.referee1Lattes | https://lattes.cnpq.br/8993780937371486 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo relatar uma
experiência vivenciada na disciplina de matemática em uma turma do 7o ano A do
Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Ororubá, localizada no Território
Indígena Xukuru do Ororubá, município de Pesqueira-PE. Abordamos o conteúdo
polígonos relacionando-o com o traço da pintura corporal utilizada pelo povo
indígena Xukuru do Ororubá, como elemento cultural que tem um significado
histórico e espiritual. A experiência trouxe como resultado a reflexão de utilizar a
matemática através de elementos presentes no cotidiano dos estudantes,
objetivando analisar de que forma a utilização da pintura corporal atrelada ao
conteúdo polígonos pode contribuir para o fortalecimento da identidade étnico-
cultural dos estudantes. | pt_BR |