dc.creator | Guedes, Maria Janaína Bezerra da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T14:23:03Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T14:23:03Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.identifier.citation | GUEDES, Maria Janaina Bezerra da Silva ;BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rego. A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores. 20 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/899 | |
dc.description.abstract | This study sought to analyze the teachers' opinions and how they develop the
pedagogical work related to the teaching of Geometry in Early Childhood Education.
To do so, we resorted to qualitative research and used an online questionnaire and
observations of classes by four teachers of Early Childhood Education who work in
the municipal public network of a city in the interior of Pernambuco as an instrument
for data collection. The study also sought to reflect on the didactic and methodological possibilities for teachers to adequately develop the pedagogical
practice related to this knowledge. In view of everything that was collected, it was
found that there are still many gaps in the teaching of geometry in this age group and
that the pedagogical practice of Geometry in Early Childhood Education requires the
use of teaching methods and strategies that favor the development of reasoning,
stimulate creativity and enable mastery of fundamental concepts of geometry,
shapes and spatial notions. The study also points to the need for more training for
teachers in this area and a greater depth of curriculum documents to enable a better
development of practice. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geometria na Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5704335097561320 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem
o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil.
Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de
coleta de dados um questionário on-line e as observações de aulas de quatro
professoras de Educação infantil que atuam na rede pública municipal de uma
cidade no interior de Pernambuco. O estudo ainda buscou refletir sobre as
possibilidades didáticas e metodológicas para os professores desenvolverem
adequadamente a prática pedagógica relacionada a esses saberes. Diante de tudo
que foi coletado constatou-se que ainda há muitas lacunas no ensino da geometria
nessa faixa etária e que a prática pedagógica de Geometria na Educação Infantil
exige a utilização de métodos e estratégias de ensino que favoreçam o
desenvolvimento do raciocínio, estimulem a criatividade e possibilitem o domínio de
conceitos fundamentais de geometria, formas e noções espaciais. O estudo aponta
ainda para a necessidade de mais formação para os professores nessa área e um
aprofundamento maior dos documentos curriculares para possibilitar um melhor
desenvolvimento da prática. | pt_BR |