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dc.creatorGuedes, Maria Janaína Bezerra da Silva
dc.date.accessioned2023-04-24T14:23:03Z
dc.date.available2023-04-24T14:23:03Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.identifier.citationGUEDES, Maria Janaina Bezerra da Silva ;BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rego. A Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professores. 20 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/899
dc.description.abstractThis study sought to analyze the teachers' opinions and how they develop the pedagogical work related to the teaching of Geometry in Early Childhood Education. To do so, we resorted to qualitative research and used an online questionnaire and observations of classes by four teachers of Early Childhood Education who work in the municipal public network of a city in the interior of Pernambuco as an instrument for data collection. The study also sought to reflect on the didactic and methodological possibilities for teachers to adequately develop the pedagogical practice related to this knowledge. In view of everything that was collected, it was found that there are still many gaps in the teaching of geometry in this age group and that the pedagogical practice of Geometry in Early Childhood Education requires the use of teaching methods and strategies that favor the development of reasoning, stimulate creativity and enable mastery of fundamental concepts of geometry, shapes and spatial notions. The study also points to the need for more training for teachers in this area and a greater depth of curriculum documents to enable a better development of practice.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationABRANTES, P.Investigações em geometria na sala de aula. In: ABRANTES, P. ET AL. (org). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: APM, 1999. P. 153-167. ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: Uma prática possível [livro eletrônico] / Eva Maria Siqueira Alves. – Campinas. SP: Papirus, 2020. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=LwWgxeyPdJQC&printsec=frontcover&hl=pt- BR#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 30 de Nov. 2022. BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação.Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista.Porto: Porto Editora, 1994. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Conselho Nacional de Educação (CNE). Distrito Federal, DF. 2017. p. 40. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Conselho Nacional de Educação (CNE). Distrito Federal, DF. 2018. 468 p. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC: Conselho Nacional de Educação (CNE). 2010. Câmara de Educação Básica. Resolução no 5, de 17 de dezembro de 2009. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil. vol. 3. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: Penso, 2016. p. 158. FONSECA, M. C. F. R. et al. O ensino de Geometria na Escola Fundamental: Três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002. FREUDENTHAL, H. Mathematics as an educational task. Dordrecht: D Reidel. 1973. GATTI, B. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa. no.113. São Paulo, 2001. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. PAIVA, C. L. F.; GUIMARÃES, K. M. Práticas do Ensino Aprendizagem: Relacionando Teoria e Prática. Rev. Educ. , v. 17, n. 22, p. 11-16, 2014. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwjN_ 5m81d7cAhWEEJAKHYJ8AFQQFjAAegQIAhAC&url=http%3A%2F%2Fwww.pgsskroton.com.br%2F seer%2Findex.php%2Feduc%2Farticle%2Fdownload%2F2923%2F2766&u sg=AOvVaw0m3AJhQXaWRlnj133kwtYm>. Acesso em: 30 de novembro de 2022. PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez,1999. SANTOS, A. O.; OLIVEIRA, G. S.; GHELLI, K. G. M. Cadernos da Fucamp. v.16, n.28, p.95-108/2017 SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. ;CÂNDIDO, P. Figuras e Formas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 20. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. p.71. TOCANTINS, Documento Curricular do Tocantins – educação Infantil, 2019. Disponível em:< https://central3.to.gov.br/arquivo/478046/>. Acesso em: 30 nov. 2022. VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano, 2003. VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. VIGOTSKI, Liev Semionovich: Psicologia Pedagógica / Liev Semionovich Vigotski; trad. Claudia Schlling – Porto Alegre: Artmed, 2003.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA Geometria na educação infantil: opiniões e práticas pedagógicas de professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5704335097561320pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar as opiniões dos professores e como eles desenvolvem o trabalho pedagógico relacionado ao ensino de Geometria na Educação Infantil. Para tanto, recorremos à pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário on-line e as observações de aulas de quatro professoras de Educação infantil que atuam na rede pública municipal de uma cidade no interior de Pernambuco. O estudo ainda buscou refletir sobre as possibilidades didáticas e metodológicas para os professores desenvolverem adequadamente a prática pedagógica relacionada a esses saberes. Diante de tudo que foi coletado constatou-se que ainda há muitas lacunas no ensino da geometria nessa faixa etária e que a prática pedagógica de Geometria na Educação Infantil exige a utilização de métodos e estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento do raciocínio, estimulem a criatividade e possibilitem o domínio de conceitos fundamentais de geometria, formas e noções espaciais. O estudo aponta ainda para a necessidade de mais formação para os professores nessa área e um aprofundamento maior dos documentos curriculares para possibilitar um melhor desenvolvimento da prática.pt_BR


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