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dc.creatorLima, Tatiane Silva de
dc.date.accessioned2023-04-03T12:13:45Z
dc.date.available2023-04-03T12:13:45Z
dc.date.issued2023-03-24
dc.identifier.citationLIMA, Tatiane Silva de ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item. 20 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/874
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the performance of students in the 8th grade of elementary school, when responding to activities related to the theme of the 1st grade equation, constructed from the Item Response Theory (IRT). For this, we used part of a data collection instrument developed within the scope of the Institutional Program for Granting Extension Scholarships (Pibex) of the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFPE), using the authors Andrade, Tavares and Valle (2000 ), Junior (2010) and Soares (2018). The instrument was applied in a state public school in the municipality of Pesqueira-PE with 70 students, and this, when constructed, took into account the choice by the school teacher of some skills contained in the official document Curriculum of Pernambuco. Data verification showed that, for item 1, which corresponded to the resolution of a 1st degree equation, there were 50% of correct answers, 28.6% of errors and 21.4% without calculation/blank. When calculating the data for item 2, which consisted of obtaining the equation of a straight line that was arranged in a Cartesian plane, it was verified that there was no correct answer, 8.6% errors and 91.4% no calculation/ white, therefore, it is noticed that the students had a greater difficulty in item 2 than in item 1. This demonstrates that the IRT is a great support tool for the teacher in the classroom, since it provides a richer analysis of the answers given by the students.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da Cunha: Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. São Paulo: SINAPE 2000. AULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. FRANÇA, Rosiméri Corrêa. Equações polinomiais do 1o grau: Uma Incógnita...Uma Revisita à Igualdade. - 1.ed. - Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019. JUNIOR, Fernando de Jesus Moreira. Aplicações da Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Brasil. Rev. Bras. Biom., São Paulo, v.28, n.4, p.137-170, 2010. PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: Área de Matemática. Secretaria de Educação, Recife: SE, 2018. PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: Ensino fundamental Área de Matemática. Secretaria de Educação, Recife: SE, 2019. SILVA, Alexandre de Azevedo; COSTA, Gabriella Marques Pereira. Equação do 1o grau: uma proposta de aula baseada na análise de livros. Rio de Janeiro: PROFMAT, 2014. SOARES, Denilson Junio Marques. Teoria clássica dos testes e teoria de resposta ao item aplicadas em uma avaliação de matemática básica. Viçosa, MG, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEquação do 1o graupt_BR
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.subjectCurrículo de Pernambucopt_BR
dc.titleEquação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9085931585839713pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do 8° ano do ensino fundamental, ao responder atividades do tema equação do 1° grau, construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para isto, utilizamos parte de um instrumento de coleta de dados desenvolvido no âmbito do Programa Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), utilizando os autores Andrade, Tavares e Valle (2000), Júnior (2010) e Soares (2018). O instrumento foi aplicado em uma escola pública estadual do município de Pesqueira-PE com 70 estudantes, e este, ao ser construído, levou em conta a escolha pelo professor da escola de algumas habilidades contidas no documento oficial Currículo de Pernambuco. A apuração dos dados mostrou que, para o item 1, que correspondia a resolução de uma equação do 1o grau, houve 50% de acertos, 28,6% de erros e 21,4% sem cálculo/branco. Já na apuração dos dados para o item 2, que consistia em obter a equação de uma reta que estava disposta em um plano cartesiano, verificou-se que não houve nenhum acerto, 8,6% de erros e 91,4% sem cálculo/branco, desse modo, percebe-se que os estudantes apresentaram uma dificuldade maior no item 2 do que no item 1. Isto demonstra que a TRI é uma ótima ferramenta de apoio ao professor em sala de aula, visto que fornece uma análise mais rica sobre as respostas apresentadas pelos estudantes.pt_BR


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