dc.creator | Lima, Tatiane Silva de | |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T12:13:45Z | |
dc.date.available | 2023-04-03T12:13:45Z | |
dc.date.issued | 2023-03-24 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Tatiane Silva de ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item. 20 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/874 | |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the performance of students in the 8th grade of
elementary school, when responding to activities related to the theme of the 1st grade
equation, constructed from the Item Response Theory (IRT). For this, we used part of a data collection instrument developed within the scope of the Institutional Program for
Granting Extension Scholarships (Pibex) of the Federal Institute of Education, Science
and Technology (IFPE), using the authors Andrade, Tavares and Valle (2000 ), Junior
(2010) and Soares (2018). The instrument was applied in a state public school in the
municipality of Pesqueira-PE with 70 students, and this, when constructed, took into
account the choice by the school teacher of some skills contained in the official
document Curriculum of Pernambuco. Data verification showed that, for item 1, which
corresponded to the resolution of a 1st degree equation, there were 50% of correct
answers, 28.6% of errors and 21.4% without calculation/blank. When calculating the
data for item 2, which consisted of obtaining the equation of a straight line that was
arranged in a Cartesian plane, it was verified that there was no correct answer, 8.6%
errors and 91.4% no calculation/ white, therefore, it is noticed that the students had a
greater difficulty in item 2 than in item 1. This demonstrates that the IRT is a great
support tool for the teacher in the classroom, since it provides a richer analysis of the
answers given by the students. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANDRADE, Dalton Francisco de; TAVARES, Heliton Ribeiro; VALLE, Raquel da
Cunha: Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e Aplicações. São Paulo: SINAPE
2000.
AULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FRANÇA, Rosiméri Corrêa. Equações polinomiais do 1o grau: Uma Incógnita...Uma
Revisita à Igualdade. - 1.ed. - Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2019.
JUNIOR, Fernando de Jesus Moreira. Aplicações da Teoria de Resposta ao Item (TRI) no
Brasil. Rev. Bras. Biom., São Paulo, v.28, n.4, p.137-170, 2010.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: Área de Matemática. Secretaria de
Educação, Recife: SE, 2018.
PERNAMBUCO. Currículo de Pernambuco: Ensino fundamental Área de Matemática.
Secretaria de Educação, Recife: SE, 2019.
SILVA, Alexandre de Azevedo; COSTA, Gabriella Marques Pereira. Equação do 1o grau:
uma proposta de aula baseada na análise de livros. Rio de Janeiro: PROFMAT, 2014.
SOARES, Denilson Junio Marques. Teoria clássica dos testes e teoria de resposta ao
item aplicadas em uma avaliação de matemática básica. Viçosa, MG, 2018. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Equação do 1o grau | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Resposta ao Item | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Equação do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 8° ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9085931585839713 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de estudantes do 8° ano
do ensino fundamental, ao responder atividades do tema equação do 1° grau,
construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para isto, utilizamos parte
de um instrumento de coleta de dados desenvolvido no âmbito do Programa
Institucional para Concessão de Bolsas de Extensão (Pibex) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), utilizando os autores Andrade, Tavares e
Valle (2000), Júnior (2010) e Soares (2018). O instrumento foi aplicado em uma escola
pública estadual do município de Pesqueira-PE com 70 estudantes, e este, ao ser
construído, levou em conta a escolha pelo professor da escola de algumas habilidades
contidas no documento oficial Currículo de Pernambuco. A apuração dos dados
mostrou que, para o item 1, que correspondia a resolução de uma equação do 1o grau,
houve 50% de acertos, 28,6% de erros e 21,4% sem cálculo/branco. Já na apuração
dos dados para o item 2, que consistia em obter a equação de uma reta que estava
disposta em um plano cartesiano, verificou-se que não houve nenhum acerto, 8,6%
de erros e 91,4% sem cálculo/branco, desse modo, percebe-se que os estudantes
apresentaram uma dificuldade maior no item 2 do que no item 1. Isto demonstra que
a TRI é uma ótima ferramenta de apoio ao professor em sala de aula, visto que fornece
uma análise mais rica sobre as respostas apresentadas pelos estudantes. | pt_BR |