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dc.creatorSilva, Andreza Merquiades da
dc.date.accessioned2023-03-22T16:41:59Z
dc.date.available2023-03-22T16:41:59Z
dc.date.issued2023-02-14
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Merquiades da; TENÓRIO, Fabiana Júlia de Araújo; SOUTO, Thiago Vinicius Sousa. Ensino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de caso. 2023. 20 f. TCC (Licenciatura em Física ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/859
dc.description.abstractThe inclusion of people with disabilities in regular classes is a right established by law. The disability that was discussed in this research is the intellectual one. According to AAIDD (2023), intellectual disability is characterized by conceptual, social and practical criteria, and can be classified as mild, moderate or advanced. The objective of this article is to analyze strategies, used by a Physics teacher, with the support of inclusive monitoring, in the discipline of Physics I (Mechanics), to teach a student with Mild Intellectual Disability in the Bachelor of Electrical Engineering course at the Federal Institute of Pernambuco (IFPE). The theoretical foundation was built based on the works of Veltrone (2011 and 2012), Reis (2018), Santos (2019), Pimentel (2018) and Moreira (2011), on how a person with intellectual disability can learn in a meaningful way. Starting from a case study and using Bardin's (2009) content analysis, recordings of classes, written documents for the evaluation of learning and logbooks were analyzed in order to collect data and reflect on them. This study had 3 participants, the Discipline Teacher (PD), the student with Mild Intellectual Disability and the Inclusive Monitor. We observed that the use of didactic resources combined with an adequate intermediation of contents can lead to significant learning. It is concluded that the teaching strategies used by the teacher, given the context, were favorable for the learning of the student with intellectual disabilities, as well as the presence of the inclusive monitor throughout the teaching-learning process.pt_BR
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEnsino de física para pessoa com deficiência intelectual: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8382606562526452pt_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Thiago Vinicius Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491708141334633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tenório, Fabiana Julia de Araújo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522732140466012pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cicero Jailton de Morais
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoA inclusão de pessoas com deficiência, em turmas regulares, é um direito estabelecido por lei. A deficiência que foi discutida nesta pesquisa foi a intelectual. De acordo com AAIDD (2023), a deficiência intelectual é caracterizada por critérios conceituais, sociais e práticos, podendo ser classificada como leve, moderada ou avançada. O objetivo desse artigo é analisar estratégias, utilizadas por um professor de Física, com suporte da monitoria inclusiva, na disciplina de Física I (Mecânica), para ensinar uma estudante com Deficiência Intelectual Leve no curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A fundamentação teórica foi construída com base nos trabalhos de Veltrone (2011 e 2012), Reis (2018), Santos (2019), Pimentel (2018) e Moreira (2011), sobre como uma pessoa com deficiência intelectual pode aprender de forma significativa. Partindo de um estudo de caso e utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2009), analisou-se registros de gravação de aulas, documentos escritos para a avaliação da aprendizagem e diários de bordo, a fim de coletar dados e refletir sobre eles. Esse estudo contou com 3 participantes, o Professor da Disciplina (PD), a estudante com Deficiência Intelectual Leve e a Monitora Inclusiva. Observamos que, a utilização dos recursos didáticos aliados a uma intermediação adequada dos conteúdos, podem ocasionar uma aprendizagem significativa. Conclui-se que as estratégias de ensino utilizadas pelo professor, diante do contexto, foram favoráveis para a aprendizagem da aluna com deficiência intelectual, como também a presença da monitora inclusiva durante todo processo de ensino aprendizagem.pt_BR


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