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dc.creatorSilva, Jose Felipe de Paiva
dc.date.accessioned2023-03-21T19:12:28Z
dc.date.available2023-03-21T19:12:28Z
dc.date.issued2023-02-24
dc.identifier.citationSILVA, José Felipe de Paiva; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Função polinomial do 1° grau: análise do Desempenho de estudantes do 9o ano em atividades Construídas a partir da teoria de resposta ao item. 2023. 13 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/858
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the performance of students in the 9th grade of elementary school when answering activities related to the theme polynomial function of the 1st grade built from the Item Response Theory (IRT). The instrument used for data collection was built with 4 items, however, only 2 were analyzed, as they contemplate the mathematical theme of this work, whose application took place with 50 students from a state public school in the municipality of Pesqueira/PE. An important point for the construction of the data collection instrument was the choice, on the part of the teacher, to select some skills contained in the official document Currículo de Pernambuco. After analyzing the students' performance in view of the material analyzed and the data obtained, it can be said that there was a good performance in solving item 1, which is not repeated in item 2. We attribute this result to the fact that item 2 has a degree of greater interpretation, as it is a contextualization, thus revealing difficulties on the part of students in carrying out the correct interpretation.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationGIL, KATIA HENN. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. Porto Alegre/RS, p.(11-118), 2008. PERNAMBUCO. Secretaria da Educação e Esportes. CURRÍCULO DE PERNAMBUCO ENSINO FUNDAMENTAL ÁREA DE MATEMÁTICA. Pernambuco, 2019. SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas da Matemática: 9o ano. São Paulo: Saraiva, 2018. XAVIER, Claudio; BARRETO, Benigno. Matemática aula por aula. - 2. ed. renov. São Paulo: FTD, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFunção Polinomial do 1º graupt_BR
dc.subjectTeoria de Resposta ao itempt_BR
dc.titleFunção polinomial do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 9º ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Itempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0604131196727775pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudantes do 9o ano do ensino fundamental ao responder atividades do tema função polinomial do 1o grau construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi construído com 4 itens, contudo, foram analisados apenas 2, pois contemplam o tema matemático deste trabalho, cuja aplicação ocorreu com 50 alunos de uma escola pública estadual do município de Pesqueira/PE. Um ponto importante para a construção do instrumento de coleta de dados foi a escolha, por parte do professor, em selecionar algumas habilidades contidas no documento oficial Currículo de Pernambuco. Após analisarmos o desempenho dos estudantes diante do material analisado e dos dados obtidos, pode-se dizer que houve um bom desempenho na resolução do item 1, o que não se repete no item 2. Atribuímos este resultado ao fato do item 2 possuir um grau de interpretação maior, por se tratar de uma contextualização, revelando assim dificuldades por parte dos estudantes em realizar a correta interpretação.pt_BR


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