dc.creator | Silva, Jose Felipe de Paiva | |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T19:12:28Z | |
dc.date.available | 2023-03-21T19:12:28Z | |
dc.date.issued | 2023-02-24 | |
dc.identifier.citation | SILVA, José Felipe de Paiva; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Função polinomial do 1° grau: análise do Desempenho de estudantes do 9o ano em atividades Construídas a partir da teoria de resposta ao item. 2023. 13 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/858 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the performance of students in the 9th grade
of elementary school when answering activities related to the theme polynomial
function of the 1st grade built from the Item Response Theory (IRT). The instrument
used for data collection was built with 4 items, however, only 2 were analyzed, as
they contemplate the mathematical theme of this work, whose application took place
with 50 students from a state public school in the municipality of Pesqueira/PE. An
important point for the construction of the data collection instrument was the choice,
on the part of the teacher, to select some skills contained in the official document Currículo de Pernambuco. After analyzing the students' performance in view of the
material analyzed and the data obtained, it can be said that there was a good
performance in solving item 1, which is not repeated in item 2. We attribute this result
to the fact that item 2 has a degree of greater interpretation, as it is a
contextualization, thus revealing difficulties on the part of students in carrying out the
correct interpretation. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | GIL, KATIA HENN. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de
Álgebra. Porto Alegre/RS, p.(11-118), 2008.
PERNAMBUCO. Secretaria da Educação e Esportes. CURRÍCULO DE PERNAMBUCO
ENSINO FUNDAMENTAL ÁREA DE MATEMÁTICA. Pernambuco, 2019.
SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas da Matemática: 9o ano. São Paulo: Saraiva, 2018.
XAVIER, Claudio; BARRETO, Benigno. Matemática aula por aula. - 2. ed. renov. São
Paulo: FTD, 2005. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Função Polinomial do 1º grau | pt_BR |
dc.subject | Teoria de Resposta ao item | pt_BR |
dc.title | Função polinomial do 1° grau: análise do desempenho de estudantes do 9º ano em atividades construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0604131196727775 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho de estudantes do 9o ano do
ensino fundamental ao responder atividades do tema função polinomial do 1o grau
construídas a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O instrumento utilizado
para a coleta de dados foi construído com 4 itens, contudo, foram analisados apenas
2, pois contemplam o tema matemático deste trabalho, cuja aplicação ocorreu com
50 alunos de uma escola pública estadual do município de Pesqueira/PE. Um ponto
importante para a construção do instrumento de coleta de dados foi a escolha, por
parte do professor, em selecionar algumas habilidades contidas no documento oficial
Currículo de Pernambuco. Após analisarmos o desempenho dos estudantes diante
do material analisado e dos dados obtidos, pode-se dizer que houve um bom
desempenho na resolução do item 1, o que não se repete no item 2. Atribuímos este
resultado ao fato do item 2 possuir um grau de interpretação maior, por se tratar de
uma contextualização, revelando assim dificuldades por parte dos estudantes em
realizar a correta interpretação. | pt_BR |