dc.creator | Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa | |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T20:04:35Z | |
dc.date.available | 2019-12-10T20:04:35Z | |
dc.date.issued | 2018-06-08 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Amanda Christina Gomes Tabosa. Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpp, Ifpe, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/83 | |
dc.description.abstract | This research presents discussions about the Policy of the Network of Learning Cities and
aims to analyze the process of adherence and permanence of the Municipality of Jaboatão dos
Guararapes to the Network of Learning Cities, as determined by the Macro-structuring
Policies of UNESCO. It aims to contribute to the construction and consolidation of the project
of said municipality for its insertion and permanence in this Network. This paper aimed to
present an important literature review study, with a relevant social contribution, since it could
directly contribute to the improvement of the public management of Jaboatão dos Guararapes.
It is a Case Study from Minayo (2001), which focuses on the particularities and complexity of
a contemporary municipal policy, comprising a singular case, allowing a more concrete study.
For that, interviews were conducted with education managers, photographic records of the
territory and schools engaged with the Policy, as well as bibliographical surveys about the
subject. The data collected and analyzed made it possible to realize that Jaboatão dos
Guararapes already executes and implements the Key Characteristics of the Policy of the
Learning Cities Network, determined by UNESCO. However, it was noted that there is no
systematization and there is no municipal policy that refers to this link to the mentioned
Network, as well as inefficiency in the dissemination of this policy in the territory. Thus, we
present in the considerations of this work, as final product, a Letter of Intent, with suggestions
of strategies to be implemented by the municipality, in order to implement this global policy
in the territory, as well as assist in the systematization of actions that are already performed
and / or suggest new actions to its Learning Plan for Learning Cities Network, with a view to
designing this policy, perennially, independently of the manager who is in front of the
municipality. | pt_BR |
dc.format.extent | 96 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas macro estruturadoras da UNESCO | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Cidades de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Rede de cidades da aprendizagem - uma nova perspectiva de educação ambiental: estudo de caso do município de Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco, Brasil | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1033842553558691 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Amanda Christina Gomes Tabosa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0599974853654811 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lyra, Marília Regina Costa Castro | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8377604450079156 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão | |
dc.contributor.referee2 | Duvernoy, Doriele Andrade | |
dc.contributor.referee3 | Valença, Marcos Moraes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334362738495768 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2215164070006813 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633082538920292 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta discussões acerca da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem e
tem como objetivo analisar o processo de adesão e permanência do Município de Jaboatão
dos Guararapes à Rede de Cidades de Aprendizagem, conforme determinam as Políticas
Macroestruturadoras da UNESCO. Visa contribuir com a construção e consolidação do
projeto do referido município para sua inserção e permanência a esta Rede. Este trabalho
buscou apresentar um importante estudo de revisão de literatura, de análise documental, com
relevante contribuição propriamente social, visto que poderá contribuir diretamente com o
aprimoramento da gestão pública de Jaboatão dos Guararapes. Trata-se de um Estudo de
Caso, na perspectiva de Minayo (2001), o qual se debruça sobre as particularidades e
complexidade de uma política municipal contemporânea, compreendendo um caso singular,
permitindo assim, um estudo mais concreto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com
gestores de educação, registros fotográficos do território e de escolas engajadas com a
Política, além de levantamentos bibliográficos acerca da referida temática. Os dados coletados
e analisados possibilitaram perceber que Jaboatão dos Guararapes já executa e implementa as
Características-chaves da Política da Rede de Cidades da Aprendizagem, determinadas pela
UNESCO. Entretanto, notou-se que não há uma sistematização e inexiste alguma política
municipal que referenda essa vinculação à mencionada Rede, bem como há ineficiência na
divulgação dessa política no território. Sendo assim, apresentamos, nas considerações deste
trabalho, como produto final, uma Carta de Intencionalidade, com sugestões de estratégias a
serem efetivadas pelo município, a fim de implementar essa política mundial no território,
bem como auxiliar na sistematização de ações que já são executadas e/ou sugerir novas ações
ao seu Plano de Metas para Rede de Cidades de Aprendizagem, com vistas a conceber esta
política, de modo perene, independentemente do gestor que esteja a frente do município. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |