dc.creator | Nascimento, Fernanda Maciel do | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T23:17:54Z | |
dc.date.available | 2022-12-16T23:17:54Z | |
dc.date.issued | 2022-08-23 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Fernanda Maciel do ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/785 | |
dc.description.abstract | This article discusses the importance of working on playfulness during the training of
undergraduates studensts in mathematics, who participate or have participated in the
Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and the Pedagogical
Residency Program (RP) at IFPE/Pesqueira. The objective of the research is to identify
whether the undergraduates in Mathematics from IFPE/Pesqueira worked with
playfulness during the interventions associated with the PIBID and Pedagogical
Residency programs. The research followed a qualitative and quantitative approach by
collecting data from an online questionnaire by Google Forms. For the construction of
this study, we took as reference the works of Freire (2006), Carvalho (2013), and
Cunha (2002). With the data presented in the research, we conclude that the
interpersonal relationship between teachers in training and students of schools that are
spaces of action is essential, in addition to the use of playful tools in the practices
carried out, considering that this relationship, together with communication and the
daily action in the classroom, contribute to a broad training of undergraduates. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - matemática | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1114572294277417 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Fernando Emilio Leite de | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo discute a importância de se trabalhar a ludicidade durante a formação dos licenciandos em
Matemática, que participam ou participaram, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) no IFPE/Pesqueira. O objetivo da
pesquisa é identificar se os licenciandos em Matemáticado IFPE/Pesqueira trabalharam com ludicidade
durante as intervenções associadas aos programas PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa seguiu
uma abordagem qualitativa e quantitativa mediante coleta de dados a partir de um questionário online
pelo Google Forms. Para a construção deste estudo, tomamos como referência os trabalhos de Freire
(2006), Carvalho (2013), e Cunha (2002). Com os dados apresentados na pesquisa, concluímos que é
essencial a relação interpessoal entre os docentes em formação e os alunos das escolas, que são
espaços de atuação, além da utilização de ferramentas lúdicas nas práticas realizadas, considerando
que, essa relação, juntamente com a comunicação e a ação cotidiana em sala de aula, contribuem para
uma formação ampla dos licenciandos. | pt_BR |