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dc.creatorNascimento, Fernanda Maciel do
dc.date.accessioned2022-12-16T23:17:54Z
dc.date.available2022-12-16T23:17:54Z
dc.date.issued2022-08-23
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Fernanda Maciel do ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. A Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueira. 21 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/785
dc.description.abstractThis article discusses the importance of working on playfulness during the training of undergraduates studensts in mathematics, who participate or have participated in the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (RP) at IFPE/Pesqueira. The objective of the research is to identify whether the undergraduates in Mathematics from IFPE/Pesqueira worked with playfulness during the interventions associated with the PIBID and Pedagogical Residency programs. The research followed a qualitative and quantitative approach by collecting data from an online questionnaire by Google Forms. For the construction of this study, we took as reference the works of Freire (2006), Carvalho (2013), and Cunha (2002). With the data presented in the research, we conclude that the interpersonal relationship between teachers in training and students of schools that are spaces of action is essential, in addition to the use of playful tools in the practices carried out, considering that this relationship, together with communication and the daily action in the classroom, contribute to a broad training of undergraduates.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARROYO, M. G. Uma celebração da colheita. In: TEIXEIRA, J. A. C.; LOPES, J. S. M. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. _____. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL BRITO, M. R. F. (org.). Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2001. CARVALHO, A. M. F. T. A (Trans)Formação pelo Estágio Supervisionado Obrigatório em um Curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.15, n.3, p.630-646, 2013. CUNHA, M. I. In: LEITE, D.; MOROSINI, M. Universidade Futurante: produção do ensino e inovação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. FRIEDMANN, Adriana. Brincar: Crescer e aprender: O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. MOREIRA, Maria Ilone. A ludicidade no ensino da matemática. 23/10/2010. Monografia. MARANHÃO, D.N.M.M. A importância do brincar e seu significado. In: MARANHÃO, D.N.M.M. Ensinar brincando: aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro: WAK, 2004. NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992. SILVA, A. G. da. Concepção de lúdico dos professores de Educação Física infantil. Universidade estadual de londrina. Londrina: SC, 2011.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectResidência Pedagógicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleA Utilização do lúdico nos programas PIBID e residência pedagógica na licenciatura em matemática do IFPE/Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1114572294277417pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee2Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a importância de se trabalhar a ludicidade durante a formação dos licenciandos em Matemática, que participam ou participaram, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) no IFPE/Pesqueira. O objetivo da pesquisa é identificar se os licenciandos em Matemáticado IFPE/Pesqueira trabalharam com ludicidade durante as intervenções associadas aos programas PIBID e Residência Pedagógica. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa mediante coleta de dados a partir de um questionário online pelo Google Forms. Para a construção deste estudo, tomamos como referência os trabalhos de Freire (2006), Carvalho (2013), e Cunha (2002). Com os dados apresentados na pesquisa, concluímos que é essencial a relação interpessoal entre os docentes em formação e os alunos das escolas, que são espaços de atuação, além da utilização de ferramentas lúdicas nas práticas realizadas, considerando que, essa relação, juntamente com a comunicação e a ação cotidiana em sala de aula, contribuem para uma formação ampla dos licenciandos.pt_BR


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