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dc.creatorSilva, Allyne Sandra Daniel da
dc.date.accessioned2022-12-16T20:50:53Z
dc.date.available2022-12-16T20:50:53Z
dc.date.issued2022-08-08
dc.identifier.citationSILVA, Allyne Sandra Daniel da ; ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de. Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/783
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relation______. CONVENÇÃO da GUATEMALA: Eliminação de todas as formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. 1999. <HTTP://unesco.org/imagens/008/000862/086291por.pdf> Acesso em: 19 jun. 2021 ARANHA, M. S. F. Inclusão social e municipalização. São Paulo: Marília, 2000. ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. Brasília: 2005. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm > Acesso em 22 de out. 2020. CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004. ______. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília. Editada pela UNESCO 1994. ______. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: ______. Estatuto da criança e do adolescente – ECA. Lei n° 8.069/1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> Acesso em: 11 de out. 2020. FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 23a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. JANNUZZI, G. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. KASSAR, Mônica de Carvalho. Deficiência múltipla e educação no Brasil: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 9394/96. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 30 de out. 2021. ______. Lei n° 4.024/61. Disponível em: <http//www.senado.gov.br/legislacao>. Acesso em: 15 set. 2021. ______. Lei no 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 19 dez. 2021. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012. MANTOAN, Maria Tereza E. Ensinado a turma toda. Cadernos: edição: 2005 - N° 26. Disponível em: http://www.bancodeescola.com/turma.htm. Acesso em: 22 de julho de 2021. MAZZOTTA, Marcos José S. Educação Especial no Brasil – história e política pública. São Paulo: Cortez, 2001. MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996. ______. Ministério da Educação. Salas de Recursos Multifuncionais: espaço para atendimento educação especializado. Brasília: Secretaria de Educação Especial. 2006. MONTOAN, M. Tereza E. e cols. Integração de pessoas com deficiência: contribuição para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Cortez, 1997. PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o Direito Constitucional Internacional. 11. Ed. Rev. e Atual. São Paulo: Saraiva, 2010. SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos/ Curitiba: Ibpex, 2010. Disponível em: Instantevirtual.com.br. Acesso em: 12 de ago. 2018. SILVA, Otto Marques. “A Epopéia Ignorada”, “Uma Questão de Competência”, “A Integração das Pessoas com Deficiência no Trabalho”. São Paulo: Cedas, 1987. STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores. Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 1999. TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. - 1a Edição. São Paulo: Editora Gente, 1996.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEstudante - formaçãopt_BR
dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
dc.titleEducação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3483986154728376pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEsse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais, bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. Através de uma revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e contínuo. E que, é preciso uma troca de informação mais efetiva entre a instituição que acolhe os alunos e a família, pois, essa distância tende a negligenciar a melhora educacional do estudante.pt_BR


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