dc.creator | Silva, Allyne Sandra Daniel da | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T20:50:53Z | |
dc.date.available | 2022-12-16T20:50:53Z | |
dc.date.issued | 2022-08-08 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Allyne Sandra Daniel da ; ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de. Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/783 | |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ______. CONVENÇÃO da GUATEMALA: Eliminação de todas as formas de
Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. 1999.
<HTTP://unesco.org/imagens/008/000862/086291por.pdf> Acesso em: 19 jun.
2021
ARANHA, M. S. F. Inclusão social e municipalização. São Paulo: Marília,
2000.
ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva: garantindo acesso e
permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais
especiais dos alunos. Brasília: 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, 1988. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm > Acesso
em 22 de out. 2020.
CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre:
Mediação, 2004.
______. Declaração de Salamanca: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na
Área das Necessidades Educativas Especiais. Brasília. Editada pela UNESCO
1994.
______. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos: Satisfação das
Necessidades Básicas de Aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em:
______. Estatuto da criança e do adolescente – ECA. Lei n° 8.069/1990.
Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> Acesso
em: 11 de out. 2020.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 23a ed. Rio de Janeiro,
Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 31. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo:
Atlas, 2002.
JANNUZZI, G. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do
século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
KASSAR, Mônica de Carvalho. Deficiência múltipla e educação no Brasil:
discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas, SP: Autores Associados,
1999.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no 9394/96.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 30 de
out. 2021.
______. Lei n° 4.024/61. Disponível em: <http//www.senado.gov.br/legislacao>.
Acesso em: 15 set. 2021.
______. Lei no 10.098. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a
promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com
mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília,
19 dez. 2021.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
MANTOAN, Maria Tereza E. Ensinado a turma toda. Cadernos: edição: 2005 -
N° 26. Disponível em: http://www.bancodeescola.com/turma.htm. Acesso em:
22 de julho de 2021.
MAZZOTTA, Marcos José S. Educação Especial no Brasil – história e política
pública. São Paulo: Cortez, 2001.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e
políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
______. Ministério da Educação. Salas de Recursos Multifuncionais: espaço
para atendimento educação especializado. Brasília: Secretaria de Educação
Especial. 2006.
MONTOAN, M. Tereza E. e cols. Integração de pessoas com deficiência:
contribuição para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Cortez, 1997.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o Direito Constitucional Internacional.
11. Ed. Rev. e Atual. São Paulo: Saraiva, 2010.
SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: história e
fundamentos/ Curitiba: Ibpex, 2010. Disponível em: Instantevirtual.com.br.
Acesso em: 12 de ago. 2018.
SILVA, Otto Marques. “A Epopéia Ignorada”, “Uma Questão de Competência”,
“A Integração das Pessoas com Deficiência no Trabalho”. São Paulo: Cedas,
1987.
STAINBACK, S. & STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores.
Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 1999.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. - 1a Edição. São Paulo: Editora
Gente, 1996. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Estudante - formação | pt_BR |
dc.subject | Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
dc.title | Educação especial e inclusiva : o papel da família no processo de escolarização da pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3483986154728376 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo visa contribuir através da literatura com reflexões sobre o papel da
família na formação dos estudantes com necessidades educacionais especiais,
bem como analisar a opinião de uma gestora sobre esse tema. Através de uma
revisão sistemática da literatura construímos uma base científica para fomentar
as discussões sobre Educação Especial e Inclusiva. A presente pesquisa é de
natureza qualitativa com proposta de estudo de caso, que foi construída através
de entrevistas às famílias de pessoas portadoras de necessidades educacionais
especiais. Os principais resultados apontam que a família tem grande
importância no processo educativo, inclusivo da pessoa com necessidades
educativas especiais. Aponta também, que o processo de inclusão é longo e
contínuo. E que, é preciso uma troca de informação mais efetiva entre a
instituição que acolhe os alunos e a família, pois, essa distância tende a
negligenciar a melhora educacional do estudante. | pt_BR |