Tratamento de efluente de água/óleo por adsorção em um setor de lavagem de peças automotiva em EVA, carvão ativado e produto comercial à base de fibras vegetais
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Data
2019-11-29Autor
Albuquerque, Heverton Rodrigo Cauás
http://lattes.cnpq.br/2321781136254799
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O processo de lavagem de peças de veículos é uma atividade que utiliza elevados
volumes de água e gera efluentes que possuem turbidez, Demanda Química de
Oxigênio (DQO) e Óleos e Graxas (O&G) elevados, o que lhe confere alto potencial
poluidor. Reconhecidamente, os Separadores de Água e Óleo (SAO) presentes no
mercado não possuem a eficiência necessária para atingir os parâmetros
necessários exigidos pela legislação brasileira. Dessa forma, foi-se necessário
implementar melhorias na eficiência desses separadores utilizando a potencialidade
de diferentes adsorventes no processo para o tratamento de águas residuárias da
lavagem de peças automotivas, levando-se em conta, principalmente, as
quantidades necessárias de cada adsorvente e tempo de contato necessário. Para
tal, estudou-se o efeito dos adsorventes em relação ao parâmetro de O&G obtidos.
Os adsorventes utilizados foram: Etileno Acetato de Vinila (EVA), Carvão Ativado
Comercial (CAC) e Produto Comercial de Fibras Orgânicas (PCFO). Amostras de
efluentes de 150 ml coletadas na saída do SAO foram tratadas com diferentes doses
dos adsorventes supracitados (0,275 g, 7,012 g e 13,750 g) sob agitação em
diferentes tempos de contato (5, 77,5 e 150 minutos). Todo o experimento foi
realizado em escala de bancada. Os resultados demonstraram que os efluentes
originados pelas oficinas mecânicas não atingem os parâmetros definidos em
legislação apenas com o tratamento em SAO. O experimento com menor massa de
CAC e menor tempo de contato não demonstraram resultados satisfatórios. O EVA
mostrou-se um adsorvente interessante para remoção de O&G com adsorção acima
dos 90%. O PCFO atingiu a máxima eficiência de remoção em todos os
experimentos.
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