dc.creator | Albuquerque, Heverton Rodrigo Cauás | |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T13:36:20Z | |
dc.date.available | 2022-11-08T13:36:20Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/741 | |
dc.description.abstract | The washing process of vehicles parts is an activity that requires elevated volumes of
water and generates wastewaters with turbidity, chemical oxygen demand (COD) and
high oil and grease content, what grants it a high polluter potential. Knowingly, the
separation tanks of water and oil available in the market doesn’t have the efficiency
to reach the parameters required by the brazilian legislation. Thus, the potentiality of
the use of different adsorbents in the process of treatment of wastewaters from the
washing of automotive parts was analysed taking into consideration, mainly, the
necessary amount of every adsorbent and duration of the contact. For this to happen,
the effect of the adsorbents was studied considering the oil and grease parameters
obtained. The adsorbents used were: EVA, granular activated carbon and a
commercial product based on organic fibers. The 150ml wastewaters samples were
treated with different doses of the above-mentioned adsorbents (0,275 g, 7,012 g e
13,750 g) under agitation to obtain different durations of contact (5, 77,5 e 150
minutes). The entire experiment was made using laboratory experiment. The results
show that the wastewaters originated by the mechanical workshop doesn't reach the
parameters defined in the legislation only with the separation tanks of water and oil
treatment. The point with minor activated carbon mass and duration of contact
doesn't show satisfactory results. The EVA has proved itself an interesting adsorbent
for oil and grease with adsorption above 90%. The commercial product reached the
maximum efficiency in the remotion on all treatments. | pt_BR |
dc.format.extent | 99p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Óleos e graxas | pt_BR |
dc.subject | Carvão ativado | pt_BR |
dc.subject | EVA | pt_BR |
dc.subject | Efluentes industriais | pt_BR |
dc.subject | Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.title | Tratamento de efluente de água/óleo por adsorção em um setor de lavagem de peças automotiva em EVA, carvão ativado e produto comercial à base de fibras vegetais | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2321781136254799 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo José Alécio de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6534701632531477 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Ronaldo Faustino da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7265569987870357 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Ioná Maria Rameh | |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão | |
dc.contributor.referee3 | Assis Filho, Romero Barbosa de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3171196198128324 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334362738495768 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2059715347465152 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | OUTROS | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de lavagem de peças de veículos é uma atividade que utiliza elevados
volumes de água e gera efluentes que possuem turbidez, Demanda Química de
Oxigênio (DQO) e Óleos e Graxas (O&G) elevados, o que lhe confere alto potencial
poluidor. Reconhecidamente, os Separadores de Água e Óleo (SAO) presentes no
mercado não possuem a eficiência necessária para atingir os parâmetros
necessários exigidos pela legislação brasileira. Dessa forma, foi-se necessário
implementar melhorias na eficiência desses separadores utilizando a potencialidade
de diferentes adsorventes no processo para o tratamento de águas residuárias da
lavagem de peças automotivas, levando-se em conta, principalmente, as
quantidades necessárias de cada adsorvente e tempo de contato necessário. Para
tal, estudou-se o efeito dos adsorventes em relação ao parâmetro de O&G obtidos.
Os adsorventes utilizados foram: Etileno Acetato de Vinila (EVA), Carvão Ativado
Comercial (CAC) e Produto Comercial de Fibras Orgânicas (PCFO). Amostras de
efluentes de 150 ml coletadas na saída do SAO foram tratadas com diferentes doses
dos adsorventes supracitados (0,275 g, 7,012 g e 13,750 g) sob agitação em
diferentes tempos de contato (5, 77,5 e 150 minutos). Todo o experimento foi
realizado em escala de bancada. Os resultados demonstraram que os efluentes
originados pelas oficinas mecânicas não atingem os parâmetros definidos em
legislação apenas com o tratamento em SAO. O experimento com menor massa de
CAC e menor tempo de contato não demonstraram resultados satisfatórios. O EVA
mostrou-se um adsorvente interessante para remoção de O&G com adsorção acima
dos 90%. O PCFO atingiu a máxima eficiência de remoção em todos os
experimentos. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |