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dc.creatorAlbuquerque, Heverton Rodrigo Cauás
dc.date.accessioned2022-11-08T13:36:20Z
dc.date.available2022-11-08T13:36:20Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/741
dc.description.abstractThe washing process of vehicles parts is an activity that requires elevated volumes of water and generates wastewaters with turbidity, chemical oxygen demand (COD) and high oil and grease content, what grants it a high polluter potential. Knowingly, the separation tanks of water and oil available in the market doesn’t have the efficiency to reach the parameters required by the brazilian legislation. Thus, the potentiality of the use of different adsorbents in the process of treatment of wastewaters from the washing of automotive parts was analysed taking into consideration, mainly, the necessary amount of every adsorbent and duration of the contact. For this to happen, the effect of the adsorbents was studied considering the oil and grease parameters obtained. The adsorbents used were: EVA, granular activated carbon and a commercial product based on organic fibers. The 150ml wastewaters samples were treated with different doses of the above-mentioned adsorbents (0,275 g, 7,012 g e 13,750 g) under agitation to obtain different durations of contact (5, 77,5 e 150 minutes). The entire experiment was made using laboratory experiment. The results show that the wastewaters originated by the mechanical workshop doesn't reach the parameters defined in the legislation only with the separation tanks of water and oil treatment. The point with minor activated carbon mass and duration of contact doesn't show satisfactory results. The EVA has proved itself an interesting adsorbent for oil and grease with adsorption above 90%. The commercial product reached the maximum efficiency in the remotion on all treatments.pt_BR
dc.format.extent99p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÓleos e graxaspt_BR
dc.subjectCarvão ativadopt_BR
dc.subjectEVApt_BR
dc.subjectEfluentes industriaispt_BR
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.titleTratamento de efluente de água/óleo por adsorção em um setor de lavagem de peças automotiva em EVA, carvão ativado e produto comercial à base de fibras vegetaispt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2321781136254799pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo José Alécio de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6534701632531477pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ronaldo Faustino da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265569987870357pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Ioná Maria Rameh
dc.contributor.referee2Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão
dc.contributor.referee3Assis Filho, Romero Barbosa de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3171196198128324pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334362738495768pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2059715347465152pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.description.resumoO processo de lavagem de peças de veículos é uma atividade que utiliza elevados volumes de água e gera efluentes que possuem turbidez, Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Óleos e Graxas (O&G) elevados, o que lhe confere alto potencial poluidor. Reconhecidamente, os Separadores de Água e Óleo (SAO) presentes no mercado não possuem a eficiência necessária para atingir os parâmetros necessários exigidos pela legislação brasileira. Dessa forma, foi-se necessário implementar melhorias na eficiência desses separadores utilizando a potencialidade de diferentes adsorventes no processo para o tratamento de águas residuárias da lavagem de peças automotivas, levando-se em conta, principalmente, as quantidades necessárias de cada adsorvente e tempo de contato necessário. Para tal, estudou-se o efeito dos adsorventes em relação ao parâmetro de O&G obtidos. Os adsorventes utilizados foram: Etileno Acetato de Vinila (EVA), Carvão Ativado Comercial (CAC) e Produto Comercial de Fibras Orgânicas (PCFO). Amostras de efluentes de 150 ml coletadas na saída do SAO foram tratadas com diferentes doses dos adsorventes supracitados (0,275 g, 7,012 g e 13,750 g) sob agitação em diferentes tempos de contato (5, 77,5 e 150 minutos). Todo o experimento foi realizado em escala de bancada. Os resultados demonstraram que os efluentes originados pelas oficinas mecânicas não atingem os parâmetros definidos em legislação apenas com o tratamento em SAO. O experimento com menor massa de CAC e menor tempo de contato não demonstraram resultados satisfatórios. O EVA mostrou-se um adsorvente interessante para remoção de O&G com adsorção acima dos 90%. O PCFO atingiu a máxima eficiência de remoção em todos os experimentos.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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