dc.relation | ALMEIDA, Denise M. Disciplina Ações Educativas na Prática de Enfermagem.
Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.
ARAUJO, SP de et al. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD, v. 31, 2017.
AUSUBEL, D.P. Educational psychology: a cognitive view. 2.ed., Nova York: Holt McDougal, 1978.
AZEVEDO, Adriana Barroso de; OLIVÉRIO, Marcio Araújo. Autoria e parceria na construção de materiais didáticos digitais na EaD. In: AZEVEDO, Adriana Barroso de (org). Caminhos da educação a distância: uma década de democracia, aprendizagem e experiência. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, p. 14-22, 2016.
BANDEIRA, Denise. Materiais didáticos. Curitiba: IESDE, 2009.
BARDIN, Laurence. Análises de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, Suzane Carvalho da Vitória; MOURÃO, Luciana. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo, v. 25, 2020.
BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em educação a distância. Penso Editora, 2013.
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma
emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 80, n. 196, 2012.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO M. T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).
BITTAR, M.; GUIMARÃES, S.D.; VASCONCELLOS, M. A integração da tecnologia na prática do professor que ensina matemática na educação básica: uma proposta de pesquisa-ação. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Santa Catarina, SC, v. 3. n. 1, p. 86, jan. 2008. Disponível em:
Vista do A integração da tecnologia na prática do professor que ensina matemática na educação básica: uma proposta de pesquisa-ação (ufsc.br). Acesso em: 05 nov. 2021.
BRASIL. Lei n° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília DF, 6 de fev. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 De Dezembro de 2012. Brasília, 2012.
BRASIL. Parecer CNE/CP5/2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, 2020.
CANALTECH. Tudo sobre o Instagram: História e Notícias. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwitofDqm-j0AhV_ppUCHedkCGQQFnoECAMQAQ&url=https%3A%2F%2Fcanaltech.com.br%2Fempresa%2Finstagram%2F&usg=AOvVaw3Ie4VCn0t5Q38BJnN62KoW. Acesso em: 25 nov. 2021.
CANVA. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/. Acesso em: 27 nov. 2021.
CARDOSO, Gilson de Oliveira et al. Material didático digital em plataforma de educação on-line: um estudo de caso em escola confessional de educação básica. Porto Alegre, 2020.
CASTRO, Rodrigo Inácio de. Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.
CHALMES, Alan F. O que é ciência afinal? 2.ed. Sidnei: brasiliense, 1993.
CORONAVÍRUS: OMS declara pandemia. BBC News Brasil, 2020. Disponível em: Coronavírus: OMS declara pandemia - BBC News Brasil. Acesso em: 05 nov. 2021.
COSTA, Agnaldo da et al. Taxonomia para ferramentas de autoria: apoio na elaboração de materiais didáticos digitais. Itajaí (SC), 2012.
COSTA, M. de A.; BRITO, M. L. de A. A utilização da ferramenta Instagram para impulsionar o crescimento de uma pequena empresa. E-Acadêmica, [S. l.], v. 1, n. 2, p. e8, 2020. Disponível em: https://eacademica.org/eacademica/article/view/8. Acesso em: 15 dez. 2021.
COSTA, Rodrigo Garrett da; PASSERINO, Liliana Maria; ZARO, Milton Antonio. Fundamentos Teóricos do Processo de Formação de Conceitos e suas implicações para o Ensino e Aprendizagem de Química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 271-281, 2012.
COSTA, Vânia Medianeira Flores et al. Educação a Distância x Educação Presencial: como os alunos percebem as diferentes características. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (ESUD). 11., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2014. p. 2088-2102.
COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Comunicação educacional: do modelo unidirecional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento. 2005.
DANTAS, Francisca Myrtes de Sousa et al. Os desafios do ensino da química do ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL, DE EDUCACAO (CONEDU). 6., 2019, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61861. Acesso em: 08 mar. 2022.
FÉLIX, Célia Neves. Formação continuada de professores em tempos de pandemia de covid-19: desafios e incertezas. In: SEMINÁRIOS REGIONAIS DA ANPAE, 6., 2020, Vitória. Anais [...]. Vitória, 2020. p.1.
FLACH, Carla Regina de Camargo; BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigmas educacionais e sua influência na prática pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 8., 2008, Curitiba. Anais [...].Curitiba: PUC-PR, 2008.
FREITAS, Ana Célia Sousa; ALMEIDA, Nadja Rinelle Oliveira de; FONTENELE, Inambê Sales. Fazer docente em tempos de ensino remoto. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo:Atlas, 2017.
GONÇALVES, Vitor. COVIDados a inovar e a reinventar o processo de ensino-aprendizagem com TIC. Revista Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p. 43-53, 2020.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. Contribuição da Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem: um estudo de caso. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, v. 8, n. 4, 2015.
Lima, J. O. G. de. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v.12, n. 136, p.95-101, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15092.
LUCENA, Guilherme Leocárdio; SANTOS, Vandeci Dias dos; SILVA, Afrânio Gabriel da. Laboratório virtual como alternativa didática para auxiliar o ensino de química no ensino médio. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 21, n. 02, p. 27, ago. 2013. ISSN 2317-6121. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/1427. Acesso em: 08 mar. 2022.
MARQUES, C. V. V. C. O. Perfil dos Cursos de Formação de Professores dos Programas de Licenciatura em Química das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste do Brasil. 2010. 291p. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, UFSCar. São Carlos, 2010.
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 215-224, ago. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026. Acesso em: 06 nov. 2021.
MELO, Luana Patrício Constantino Cabral de. O Processo de ensino aprendizagem da Língua Espanhola mediado pelas Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Uma proposta didática-pedagógica. 2018.Trabalho (Conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Letras Espanhol) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: UFPB, 2018.
MELO, Bianca Joaquim Albuquerque. Produção de material didático digital para ambientes virtuais de aprendizagem. In: CONGREÇO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA;ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA, 2018, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: CIET: EnPED, 2018.
MLABS. Tudo sobre o Instagram! O guia completo (e atualizado!) da rede social. mLabs. 12 de dez de 2017. Disponível em: Tudo sobre o Instagram! O guia completo (e atualizado!) da rede social | description (mlabs.com.br). Acesso em: 30 nov. 2021.
MONTEIRO, I. G.; JUSTI, R. . Analogias em Livros Didáticos de Química Brasileiros Destinados ao Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Brasil, Porto Alegre, v. 5, n.2, p. 67-91, 2000.
MORAN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.
Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS). Folha informativa sobre Covid-19. Brasília: OPAS; 2020.
PARANHOS, Ranulfo et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, v. 18, p. 384-411, 2016.
PERNAMBUCO. Decreto no 48.837 de 23 de março de 2020.
Disponível em: Legislação COVID-19 - Decreto nº 48.837, de 23 de março de 2020 - CKAN (transparencia.pe.gov.br). Acesso em: 05 nov. 2020.
PIZA, Mariana Vassallo. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. Brasília, 2012.
REGIS, Márcia Roxana da Silva et al. Material didático impresso versus material didático digital: o que dizem os alunos dos cursos semipresenciais do IFCE. Conexões-Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 9, n. 2, 2015.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas – Educação, Aracajú, v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 27 abr. 2022.
SÁ, Lucas Vivas de. O uso das Tecnologias Digitais no Ensino de Química: uma análise dos trabalhos presentes na química Nova na escola à luz da teoria da atividade. 2016. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016. Disponível em: Dissertação Lucas Vivas.pdf (ufba.br). Acesso em: 07 nov. 2020.
SANTOS, Jailson Alves. Objetos Educacionais Digitais: critério de avaliação para uso no ensino e na aprendizagem de química. 2016. Tese ( Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA UEFS Salvador, BA: 2016.
SANTOS, Vanide Alves dos et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCACAO (CONEDU). 7., 2020, Campina Grande. Edição Online. Campina Grande, 2020. Anais [...]. Campina Grande, 2020. p. 15-17.
SANARMED. Coronavírus (Covid-19): origem, sinais, sintomas, achados, tratamentos e mais, 2020. Disponível em:
Coronavírus (COVID-19): origem, sinais, sintomas, achados, tratamento e mais - Sanar Medicina. Acesso em: 05 nov. 2021.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco; DOS SANTOS, Wildson Luiz Pereira. Educação em Química: compromisso com a cidadania. São Geraldo, RS: UNIJUI, 1997.
SEMESP. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. Mapa do Ensino Superior. 11. ed. 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Mapa-do-Ensino-Superior-Completo.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
SILVA, Gustavo Thayllon França. Contribuições dos aspectos teóricos, tecnológicos e pedagógicos para o ensino e aprendizagem em ambientes remotos. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) - Centro Universitário Internacional. Curitiba, 2021.
SILVA, Gisele Cristina Resende Fernandes da. O método científico na psicologia: abordagem qualitativa e quantitativa. 2010. | pt_BR |