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dc.creatorAnjos, Laís Caroline Guedes dos
dc.date.accessioned2022-09-23T03:34:09Z
dc.date.available2022-09-23T03:34:09Z
dc.date.issued2022-03-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/712
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the conceptions of the chemistry teachers about the production and utilization of digital didactic materials in the remote teaching. In 2020, the schools were submitted to comply with the health measures to prevent against the Covid-19, having to maintain social distance and consequently suspend the online classes. Schools were directed to work with online classes, thus using Digital Technologies (TD's) to proceed with academic activities. In view of the use of TD's, it is assumed that due to the pandemic, technologies have gained more strength in terms of their integration into the school context.Taking into consideration the chemistry teachers work, they were also submitted to adapt on their teaching practices, (re)planning and changing their teaching methodologies. In this research, it was utilized a quantitative approach and an online questionnaire elaborated by the Google Forms to collect the data regarding the present study. In this monograph, those questions are going to be answered: Did the teachers produce their own materials (the authors) or did they utilize stuff available in repositories (the breeders)? Which breeders did they use? Which were the teachers conceptions about the use of digital tools for the production of teaching materials? How did the approach regarding the usage of digital teaching materials happened? Did the digital teaching materials and proposed activities encourage the students authorship? Did the results show that the chemistry teachers have some difficulty to make the digital teaching materials (DTM), but anyway they produce them; many of them presented innovators teachers profiles; and that the participants of the study have interest of using the tools utilized at the remote context in their classroom lessons.pt_BR
dc.format.extent62 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMateriais didáticos digitaispt_BR
dc.titleMateriais didáticos digitais de química: concepções dos professores sobre a produção e utilização no contexto do ensino remotopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0802666159143243pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alberto Antônio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4635949814754861pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as concepções dos professores de Química sobre a produção e utilização de materiais didáticos digitais no contexto do ensino remoto. Em 2020, as escolas foram submetidas a cumprirem com as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19, tendo que manter o distanciamento social e por consequência suspender as aulas presenciais. As escolas foram direcionadas a trabalharem com as aulas on-line, utilizando assim as Tecnologias Digitais (TD’s) para prosseguir com as atividades acadêmicas. Tendo em vista a utilização das TD’s, pressupõe-se que em virtude da pandemia, as tecnologias ganharam mais força quanto a sua integração no contexto escolar. Levando em consideração o trabalho dos professores de Química, os mesmos também foram submetidos a adaptarem suas práticas docentes, (re)planejando e modificando suas metodologias de ensino. Nesta pesquisa, utilizou-se a abordagem quantitativa através de um questionário on-line elaborado no Google Forms para coletar os dados referente ao estudo em questão. Nesta monografia, serão apresentadas respostas a alguns questionamentos, tais como: Os professores produziram seus próprios materiais (autores) ou utilizaram os disponíveis em repositórios (reprodutores)? Quais repositórios utilizaram? Quais foram as concepções dos professores com relação ao uso de ferramentas digitais para produção de materiais didáticos? Como se deu a abordagem referente ao uso de materiais didáticos digitais? Os materiais didáticos digitais e atividades propostas incentivaram a autoria dos estudantes? Os resultados mostraram que os professores de Química possuem dificuldade em produzir seus materiais didáticos digitais (MDD), mesmo assim os produzem; que muitos apresentaram perfis de professores inovadores; e que os participantes do estudo possuem interesse em usar as ferramentas utilizadas no contexto remoto em suas aulas presenciais.pt_BR
dc.creator.name2Rodrigues, Nicoly Rayza Carneiro
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3059876241913075 Endereçopt_BR


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