Proposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao item
![Thumbnail](/xmlui/bitstream/handle/123456789/679/Proposta%20de%20modifica%c3%a7%c3%a3o%20em%20exerc%c3%adcios%20sobre%20o%20teorema%20de%20Pit%c3%a1goras%20utilizando%20a%20teoria%20de%20resposta%20ao%20item.pdf.jpg?sequence=4&isAllowed=y)
Data
2022-02-18Autor
Silva, Maria Angélica Alves da
http://lattes.cnpq.br/8037210769222258
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar modificações em exercícios sobre o Teorema de
Pitágoras empregando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando exercícios retirados
de obras didáticas de Matemática do ensino fundamental anos finais aprovadas no
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Realizamos um
levantamento a respeito das obras e verificamos um total de 11 livros didáticos de
Matemática. Destes, optamos por dois livros didáticos do 9o ano, o primeiro foi A Conquista
da Matemática, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci e o segundo foi o Teláris
Matemática, de Luiz Roberto Dante. Mediante a análise dos exercícios originais e dos
modificados, percebe-se que este segundo, dá mais ferramentas de análise em caso de
erro, fazendo com que o professor, compreenda melhor o raciocínio dos estudantes quanto
aos caminhos tomados por estes para resolver algum tipo de problema matemático.