• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
    • Campus Pesqueira
    • Licenciatura em Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Proposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao item

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Proposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao item.pdf (1.036Mb)
    Data
    2022-02-18
    Autor
    Silva, Maria Angélica Alves da
    http://lattes.cnpq.br/8037210769222258
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O objetivo desse trabalho é apresentar modificações em exercícios sobre o Teorema de Pitágoras empregando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando exercícios retirados de obras didáticas de Matemática do ensino fundamental anos finais aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Realizamos um levantamento a respeito das obras e verificamos um total de 11 livros didáticos de Matemática. Destes, optamos por dois livros didáticos do 9o ano, o primeiro foi A Conquista da Matemática, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci e o segundo foi o Teláris Matemática, de Luiz Roberto Dante. Mediante a análise dos exercícios originais e dos modificados, percebe-se que este segundo, dá mais ferramentas de análise em caso de erro, fazendo com que o professor, compreenda melhor o raciocínio dos estudantes quanto aos caminhos tomados por estes para resolver algum tipo de problema matemático.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/679
    Collections
    • Licenciatura em Matemática
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião