Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Maria Angélica Alves da
dc.date.accessioned2022-08-16T12:26:19Z
dc.date.available2022-08-16T12:26:19Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.identifier.citationSILVA, Maria Angélica Alves da ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Proposta de modificação em exercícios sobre o Teorema de Pitágoras utilizando a Teoria de Resposta ao Item. 19 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/679
dc.description.abstractThe objective of this work is to present modifications in exercises on the Pythagorean Theorem using the Item Response Theory (IRT), using exercises taken from Mathematics didactic works of elementary school final years approved in the National Program for Books and Didactic Material (PNLD). 2020. We carried out a survey on the works and verified a total of 11 Mathematics textbooks. Of these, we chose two 9th grade textbooks, the first was A Conquista da Matemática, by José Ruy Giovanni Júnior and Benedicto Castrucci and the second was Teláris Mathematics, by Luiz Roberto Dante. Through the analysis of the original exercises and the modified ones, it can be seen that this second one gives more analysis tools in case of error, making the teacher better understand the students' reasoning regarding the paths taken by them to solve some type of problem math problem.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAUJO, Eutalia Aparecida Candido de, ANDRADE, Dalton Francisco de e BORTOLOTTI, Silvana Ligia Vincenzi. Teoria da Resposta ao Item. Revista da Escola de Enfermagem da USP [online]. 2009, v. 43, n. spe [Acessado 19 Janeiro 2022] , pp. 1000-1008. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000500003>. Epub 16 Dez 2009. ISSN 1980- 220X. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000500003. BIANCHINI, Edwaldo. Matemática Bianchini. São Paulo: Moderna, 2018. CAEd/UFJF. Guia de Elaboração de Itens – Matemática. Juiz de Fora: 2008. CHAVANTE, Eduardo Rodrigues. Convergências Matemática. São Paulo: SM, 2018. COELHO, Alex de Brito. TEOREMA DE PITÁGORAS: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA?. [Acessado em 02 Dezembro 2021]. Disponível em: <http://www.unigranrio.br/unidades_adm/pro_reitorias/propep/stricto_sensu/cursos/mestrado /ensino_ciencias/galleries/downloads/dissertacoes/dissertacao_alex_brito_coelho.pdf>. DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática. São Paulo: Ática, 2018. FNDE. Programas do Livro. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/legislacao/item/9787- sobre-os-programas-do-livro >. GAY, Mara Regina Garcia; SILVA, Willian Raphael. Araribá Mais Matemática. São Paulo: Moderna, 2018. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista Da Matemática. São Paulo: FTD, 2018. LONGEN, Adilson. Apoema Matemática. São Paulo: Editora Brasil, 2018. OLIVEIRA, Carlos N. C.; FUGITA, Felipe. Geração Alpha Matemática. São Paulo: SM, 2018. PATARO, Patrícia Moreno; BALESTRI, Rodrigo Dias. Matemática Essencial. São Paulo: Scipione, 2018. PNLD. Guia Digital do PNLD 2020. Disponível em: < https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020/inicio>. POSSAMAI, Janaína Poffo; CARDOZO, Dionei; MENEGHELLI, Juliana. Concepções dos professores de matemática quanto a utilização de exercícios, situações contextualizadas e problemas. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7008683 >. Acesso em 02 dez. 2021. SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas Da Matemática. São Paulo: Saraiva, 2018. SILVEIRA, Ênio. Matemática Compreensão e Prática. São Paulo: Moderna, 2018. SOUZA, Joamir. Matemática Realidade & Tecnologia. São Paulo: FTD, 2018. WAGNER, Eduardo. Teorema de Pitágoras e Áreas. Rio de Janeiro: IMPA, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectObras didáticas de Matemática - Teorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoras - exercíciospt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao item - TRIpt_BR
dc.titleProposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao itempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037210769222258pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Charlene Tereza da Silva Dias
dc.contributor.referee2Miranda, Darlei dos Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485151591100886pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309668524852697pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar modificações em exercícios sobre o Teorema de Pitágoras empregando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando exercícios retirados de obras didáticas de Matemática do ensino fundamental anos finais aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Realizamos um levantamento a respeito das obras e verificamos um total de 11 livros didáticos de Matemática. Destes, optamos por dois livros didáticos do 9o ano, o primeiro foi A Conquista da Matemática, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci e o segundo foi o Teláris Matemática, de Luiz Roberto Dante. Mediante a análise dos exercícios originais e dos modificados, percebe-se que este segundo, dá mais ferramentas de análise em caso de erro, fazendo com que o professor, compreenda melhor o raciocínio dos estudantes quanto aos caminhos tomados por estes para resolver algum tipo de problema matemático.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples