dc.creator | Silva, Maria Angélica Alves da | |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T12:26:19Z | |
dc.date.available | 2022-08-16T12:26:19Z | |
dc.date.issued | 2022-02-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Angélica Alves da ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Proposta de modificação em exercícios sobre o Teorema de Pitágoras utilizando a Teoria de Resposta ao Item. 19 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/679 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to present modifications in exercises on the Pythagorean
Theorem using the Item Response Theory (IRT), using exercises taken from Mathematics
didactic works of elementary school final years approved in the National Program for Books
and Didactic Material (PNLD). 2020. We carried out a survey on the works and verified a
total of 11 Mathematics textbooks. Of these, we chose two 9th grade textbooks, the first was
A Conquista da Matemática, by José Ruy Giovanni Júnior and Benedicto Castrucci and the
second was Teláris Mathematics, by Luiz Roberto Dante. Through the analysis of the original
exercises and the modified ones, it can be seen that this second one gives more analysis
tools in case of error, making the teacher better understand the students' reasoning
regarding the paths taken by them to solve some type of problem math problem. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAUJO, Eutalia Aparecida Candido de, ANDRADE, Dalton Francisco de e BORTOLOTTI,
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WAGNER, Eduardo. Teorema de Pitágoras e Áreas. Rio de Janeiro: IMPA, 2015. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Obras didáticas de Matemática - Teorema de Pitágoras | pt_BR |
dc.subject | Teorema de Pitágoras - exercícios | pt_BR |
dc.subject | Teoria de resposta ao item - TRI | pt_BR |
dc.title | Proposta de modificação em exercícios sobre o teorema de Pitágoras utilizando a teoria de resposta ao item | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8037210769222258 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Charlene Tereza da Silva Dias | |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Darlei dos Santos | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485151591100886 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0309668524852697 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é apresentar modificações em exercícios sobre o Teorema de
Pitágoras empregando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizando exercícios retirados
de obras didáticas de Matemática do ensino fundamental anos finais aprovadas no
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2020. Realizamos um
levantamento a respeito das obras e verificamos um total de 11 livros didáticos de
Matemática. Destes, optamos por dois livros didáticos do 9o ano, o primeiro foi A Conquista
da Matemática, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci e o segundo foi o Teláris
Matemática, de Luiz Roberto Dante. Mediante a análise dos exercícios originais e dos
modificados, percebe-se que este segundo, dá mais ferramentas de análise em caso de
erro, fazendo com que o professor, compreenda melhor o raciocínio dos estudantes quanto
aos caminhos tomados por estes para resolver algum tipo de problema matemático. | pt_BR |