Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Auretides Profiro de
dc.date.accessioned2022-08-16T11:53:31Z
dc.date.available2022-08-16T11:53:31Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Auretides Profiro de ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Jogos matemáticos do projeto Novo Mais educação : análise a partir das unidades temáticas para os anos iniciais do ensino segundo a BNCC. 13 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/678
dc.description.abstractThe present work was developed through the experience of participating in the Novo Mais Educação Project (PNME) in the early years of elementary school in the municipality of Alagoinha/PE. The purpose of this is to catalog the games available in this program, describe the mathematical contents covered and relate them to the thematic units described in the National Common Curricular Base (BNCC). We cataloged 10 games, of which 90%, that is, 9 of them, were related to the thematic unit Numbers, the other 10%, that is, 1 game only, Tangran, combined the thematic units Numbers, Geometry and Quantities and measures. As a result of our work, we noticed that there are no games that specifically work on the thematic units Algebra, Geometry, Quantities and Measures and Probability and Statistics, with a predominance of the Numbers theme, which causes a lag in support of the contents. specific to the missing thematic units, and there is no full agreement with the BNCC.pt_BR
dc.format.extent13 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. SOUZA, Maria de Fátima Guerra – Fundamentos da Educação Básica para Crianças. Volume 3, II: Módulo 2. Curso PIE – Pedagogia para Professores em Exercício no Início de Escolarização. Brasília, BNU, 2002. Programa Novo Mais Educação - Portaria no 1144, de 10/10/2016 - Resolução no 5, de 25/10/2016.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProjeto novo mais educação - PNMEpt_BR
dc.subjectUnidades temáticas - BNCCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleJogos Matematicos do Projeto Novo Mais Educação : Análise a partir das unidades temáticas para os anos iniciais do ensino fundamental segundo a BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8870361713569565pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Charlene Tereza da Silva Dias
dc.contributor.referee2Ferreira, Evandro Bezerra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485151591100886pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7972765878698380pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido através da experiência em participar do Projeto Novo Mais Educação (PNME) dos anos iniciais do ensino fundamental no município de Alagoinha/PE. O objetivo deste é catalogar os jogos disponíveis neste programa, descrever os conteúdos matemáticos abordados e relacioná-los com as unidades temáticas descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Catalogamos 10 jogos, destes, 90%, ou seja, 9 deles, tinham relação com a unidade temática Números, os outros 10%, ou seja, 1 jogo apenas, o Tangran, combinou as unidades temáticas Números, Geometria e Grandezas e medidas. Como resultado do nosso trabalho, percebemos que não há jogos que trabalhem especificamente as unidades temáticas Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística, havendo, pois, uma predominância do tema Números, isso faz com que haja uma defasagem de apoio aos conteúdos específicos das unidades temáticas faltantes, e não haja plena consonância com a BNCC.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples