Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSabino, Edson Ricardo Calado
dc.contributor.authorDias, Túlio Albuquerque
dc.contributor.authorLima, José Roberto Tavares de
dc.date.accessioned2022-08-12T18:28:35Z
dc.date.available2022-08-12T18:28:35Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSabino, Edson Ricardo Calado; Dias, Túlio Albuquerque; Lima, José Roberto Tavares de. Aproximação entre Teoria e Prática através da Criação de um Ambiente Experimental para a Disciplina de Proteção de Sistemas. 2021. 15f. TCC (Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, campus EaD, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/676
dc.descriptionArtigo apresentado como conclusão do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractOs alunos apresentam dificuldades de entender as interconexões entre os equipamentos e os parâmetros estudados nas aulas de Proteção de Sistemas Elétricos. Por outro lado, a maioria das instituições de ensino não dispõe de bancadas didáticas devido ao seu alto custo. Reconhecendo a importância das aulas práticas, o nosso objetivo é avaliar as contribuições e os impactos da aplicação de uma sequência de ensino, desenvolvida a partir de elementos da Engenharia Didática, abordando atividades em Laboratório com uma Bancada Experimental no componente curricular Proteção de Sistemas Elétricos. Foi desenvolvida uma sequência de ensino e um ambiente experimental a partir de um relé digital, de um simulador de disjuntor, de uma bancada de medidas elétricas e de um notebook, os quais permitiram o desenvolvimento de experiências que contextualizaram os conhecimentos de proteção de sistemas, ressignificando-os. A bancada desenvolvida atendeu, do ponto de vista técnico, aos objetivos que foram propostos. Os alunos, sobretudo àqueles que assistiram às aulas teóricas, demonstraram uma boa evolução na aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguesBrasilpt_BR
dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
dc.subjectProteção de Sistemas Elétricospt_BR
dc.subjectAulas Experimentaispt_BR
dc.titleAproximação entre Teoria e Prática através da Criação de um Ambiente Experimental para a Disciplina de Proteção de Sistemaspt_BR
dc.typeArticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples