dc.contributor.author | Sabino, Edson Ricardo Calado | |
dc.contributor.author | Dias, Túlio Albuquerque | |
dc.contributor.author | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T18:28:35Z | |
dc.date.available | 2022-08-12T18:28:35Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Sabino, Edson Ricardo Calado; Dias, Túlio Albuquerque; Lima, José Roberto Tavares de. Aproximação entre Teoria e Prática através da Criação de um Ambiente Experimental para a Disciplina de Proteção de Sistemas. 2021. 15f. TCC (Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, campus EaD, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/676 | |
dc.description | Artigo apresentado como conclusão do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os alunos apresentam dificuldades de entender as interconexões entre os equipamentos e os
parâmetros estudados nas aulas de Proteção de Sistemas Elétricos. Por outro lado, a maioria das
instituições de ensino não dispõe de bancadas didáticas devido ao seu alto custo. Reconhecendo
a importância das aulas práticas, o nosso objetivo é avaliar as contribuições e os impactos da
aplicação de uma sequência de ensino, desenvolvida a partir de elementos da Engenharia
Didática, abordando atividades em Laboratório com uma Bancada Experimental no componente
curricular Proteção de Sistemas Elétricos. Foi desenvolvida uma sequência de ensino e um
ambiente experimental a partir de um relé digital, de um simulador de disjuntor, de uma bancada
de medidas elétricas e de um notebook, os quais permitiram o desenvolvimento de experiências
que contextualizaram os conhecimentos de proteção de sistemas, ressignificando-os. A bancada
desenvolvida atendeu, do ponto de vista técnico, aos objetivos que foram propostos. Os alunos,
sobretudo àqueles que assistiram às aulas teóricas, demonstraram uma boa evolução na
aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | PortuguesBrasil | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
dc.subject | Proteção de Sistemas Elétricos | pt_BR |
dc.subject | Aulas Experimentais | pt_BR |
dc.title | Aproximação entre Teoria e Prática através da Criação de um Ambiente Experimental para a Disciplina de Proteção de Sistemas | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |