dc.contributor.author | Oliveira, Manuela Queiroz | |
dc.contributor.author | Lima, José Roberto Tavares de | |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T17:55:04Z | |
dc.date.available | 2022-08-12T17:55:04Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Oliveira, Manuela Queiroz; Lima, José Roberto Tavares de. Investigando as contribuições da aplicação de uma sequência de ensino no estudo de dimensionamento de ambientes no curso de Edificações. 2021. 18f. Artigo (Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, campus EaD, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/675 | |
dc.description | Artigo apresentado como conclusão do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. | pt_BR |
dc.description.abstract | O dimensionamento de ambientes é uma das etapas essenciais para a concepção e
representação de um bom projeto arquitetônico e esta etapa depende da percepção visuo-
espacial do profissional, a qual está diretamente vinculada à habilidade de representar
graficamente. Observamos que no ensino dos componentes curriculares de Desenho de
Arquitetura, no curso de Edificações, os estudantes apresentam dificuldades na concepção e
na distribuição espacial dos cômodos em projetos de arquitetura de unidades residenciais.
Nossa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma sequência
didática no estudo de dimensionamento de ambientes residenciais com estudantes do curso
técnico de Edificações, articulando elementos da Engenharia Didática e a dinâmica da
experimentação, com o uso de um Kit Gabarito de móveis, da trena e de um aplicativo de
desenho arquitetônico. O delineamento metodológico foi norteado pelas 5 etapas da
Engenharia Didática: a Análise Preliminar, a Concepção e Análise a priori das Situações
Didáticas, a Experimentação e a Análise a posteriori e a Validação. Os resultados de nossas
observações apontaram diversas contribuições na condução do ensino de dimensionamento de
ambientes no projeto arquitetônico. | pt_BR |
dc.language.iso | PortuguesBrasil | pt_BR |
dc.subject | Dimensionamento de ambientes | pt_BR |
dc.subject | Sequência de ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.title | Investigando as contribuições da aplicação de uma sequência de ensino no estudo de dimensionamento de ambientes no curso de Edificações | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |