Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Manuela Queiroz
dc.contributor.authorLima, José Roberto Tavares de
dc.date.accessioned2022-08-12T17:55:04Z
dc.date.available2022-08-12T17:55:04Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationOliveira, Manuela Queiroz; Lima, José Roberto Tavares de. Investigando as contribuições da aplicação de uma sequência de ensino no estudo de dimensionamento de ambientes no curso de Edificações. 2021. 18f. Artigo (Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, campus EaD, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/675
dc.descriptionArtigo apresentado como conclusão do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractO dimensionamento de ambientes é uma das etapas essenciais para a concepção e representação de um bom projeto arquitetônico e esta etapa depende da percepção visuo- espacial do profissional, a qual está diretamente vinculada à habilidade de representar graficamente. Observamos que no ensino dos componentes curriculares de Desenho de Arquitetura, no curso de Edificações, os estudantes apresentam dificuldades na concepção e na distribuição espacial dos cômodos em projetos de arquitetura de unidades residenciais. Nossa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da aplicação de uma sequência didática no estudo de dimensionamento de ambientes residenciais com estudantes do curso técnico de Edificações, articulando elementos da Engenharia Didática e a dinâmica da experimentação, com o uso de um Kit Gabarito de móveis, da trena e de um aplicativo de desenho arquitetônico. O delineamento metodológico foi norteado pelas 5 etapas da Engenharia Didática: a Análise Preliminar, a Concepção e Análise a priori das Situações Didáticas, a Experimentação e a Análise a posteriori e a Validação. Os resultados de nossas observações apontaram diversas contribuições na condução do ensino de dimensionamento de ambientes no projeto arquitetônico.pt_BR
dc.language.isoPortuguesBrasilpt_BR
dc.subjectDimensionamento de ambientespt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.titleInvestigando as contribuições da aplicação de uma sequência de ensino no estudo de dimensionamento de ambientes no curso de Edificaçõespt_BR
dc.typeArticlept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples