dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo compreender como a introdução de uma nova estratégia metodológica através
da aprendizagem baseada em projeto, aplicada ao ensino do dimensionamento de câmaras frigoríficas,
visando facilitar o ensino e aprendizagem, impacta o desempenho acadêmico dos discentes, desse componente
curricular. O desenvolvimento baseou-se na pesquisa bibliográfica, quali-quanti através do levantamento do
estado da arte em ferramentas, técnicas e métodos de ensino de componentes curriculares da área profissional,
levando em consideração, experiências de professores atuantes no curso técnico em refrigeração do campus
Recife do IFPE. Os benefícios encontrados nesta pesquisa foram a ampliação dos trabalhos e produtos
educacionais para a área da Educação Profissional, direcionado aos professores que atuam no Ensino Médio
Integrado, Subsequente e Superior, e para aqueles que se interessarem pela temática, nosso produto
educacional. Além disso, outra contribuição significativa será a formação de profissionais preparados,
críticos e reflexivos de seu papel na sociedade. Dentre os resultados mais impactantes foi o aumento
significativo de aprovados por média no ano de 2015, onde foi introduzido pela primeira vez, o método de
aprendizagem baseada em projeto, levando a, aproximadamente 94% de aprovação dos discentes que
cursaram o componente curricular. | pt_BR |