A arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife - PE
Data
2015-09-28Autor
Arruda, Patrícia Maria Travassos de
http://lattes.cnpq.br/5514600666722006
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho teve como finalidade analisar as potencializações da arte-educação no
desenvolvimento de ações educativas no Mercado Público de Casa Amarela, tendo como
fundamentos os pressupostos da educação ambiental, da Arte Armorial e principalmente os
temas relacionados aos resíduos sólidos. Como proposta metodológica, utilizou-se a
“Abordagem Triangular” com base nos 5R’s, lançando mão de Oficinas, questionário s e
entrevistas semi estruturadas como instrumento pedagógico. Tratou-se de uma pesquisa-ação
trabalhando os aspectos da educação ambiental e o programa do 5R’s. Durante as oficinas os
sujeitos foram orientados para a criação de impressões “isográficas” em capas de folheto de
Cordel sobre a política dos 5R’s visando propostas alternativas no intuito de consolidar os
conhecimentos ambientais já trabalhados, através de exposição oral, com auxílio de banner’s
temáticos. Na entrevista, foram abordados os sujeitos sobre sua participação na oficina e sobre
os conhecimentos específicos dos temas e constataram que as imagens da estética Armorial
encontram-se enraizadas na cultura nordestina representada por meio dos símbolos da capa
dos cordéis. A utilização de abordagens de arte-educação e meio ambiente realizadas como
proposta de Educação Ambiental promoveu o interesse de gestores, funcionários,
permissionários, usuários e bolsistas no mercado público, os quais demonstram o potencial
desse instrumento para educação ambiental.