• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Teses e Dissertações
    • Dissertações Defendidas no IFPE
    • Campus Recife
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Teses e Dissertações
    • Dissertações Defendidas no IFPE
    • Campus Recife
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    A arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife - PE

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    A arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife, PE.pdf (3.878Mb)
    Data
    2015-09-28
    Autor
    Arruda, Patrícia Maria Travassos de
    http://lattes.cnpq.br/5514600666722006
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho teve como finalidade analisar as potencializações da arte-educação no desenvolvimento de ações educativas no Mercado Público de Casa Amarela, tendo como fundamentos os pressupostos da educação ambiental, da Arte Armorial e principalmente os temas relacionados aos resíduos sólidos. Como proposta metodológica, utilizou-se a “Abordagem Triangular” com base nos 5R’s, lançando mão de Oficinas, questionário s e entrevistas semi estruturadas como instrumento pedagógico. Tratou-se de uma pesquisa-ação trabalhando os aspectos da educação ambiental e o programa do 5R’s. Durante as oficinas os sujeitos foram orientados para a criação de impressões “isográficas” em capas de folheto de Cordel sobre a política dos 5R’s visando propostas alternativas no intuito de consolidar os conhecimentos ambientais já trabalhados, através de exposição oral, com auxílio de banner’s temáticos. Na entrevista, foram abordados os sujeitos sobre sua participação na oficina e sobre os conhecimentos específicos dos temas e constataram que as imagens da estética Armorial encontram-se enraizadas na cultura nordestina representada por meio dos símbolos da capa dos cordéis. A utilização de abordagens de arte-educação e meio ambiente realizadas como proposta de Educação Ambiental promoveu o interesse de gestores, funcionários, permissionários, usuários e bolsistas no mercado público, os quais demonstram o potencial desse instrumento para educação ambiental.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/61
    Collections
    • Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA)
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião