Mostrar registro simples

dc.creatorArruda, Patrícia Maria Travassos de
dc.date.accessioned2018-08-30T12:28:12Z
dc.date.available2018-08-30T12:28:12Z
dc.date.issued2015-09-28
dc.identifier.citationARRUDA, Patrícia Maria Travassos de. A arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife - PE. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpe, Ifpe, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/61
dc.description.abstractThis master´s work aimed at analysing the potentialization in Art Education in the development of educational activities in the Public Market in Casa Amarela, in the city of Recife, Northeast Region of Brazil. Its theoretical foundations are based on Environmental Education on Armorial Art and especially on the issues related to solid waste. As a methodological approach, it was used the “Triangular Approach” based on the 5R’s, making use of the “Interactive Window” as educational tool. This work was considered a study case which involves interdisciplinary workshops in order to work aspects of environmental education, 5R’s program; Armorial Art and a semi-structured questionnaire for the market actors’ social environmental diagnostics. In the workshops the subjects were conducted to create isographic impressions, which is a handmade tecnique in cordel leaflet covers according to the 5R’s policy aiming alternative proposals to consolidate the environmental knowledge already worked through oral exposure and thematic banners on the Armorial aesthetic and 5 R’s. During the interviews the subjects were asked about their participation in the workshops and specific knowledge about the current themes. These subjects found that Armorial aesthetic images are rooted in northeastern culture in Brazil by those symbols represented in Cordel leaflets’ covers. The use of Environmental and Art Education Approach to promote Environmental Education contributed to call the attention of the managers, employees, licensees, trainees at the Public Market. It also reinforces the powerful tool that Environmental Education means to public markets.pt_BR
dc.format.extent96p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectPolítica Ambientalpt_BR
dc.subjectMovimento Armorialpt_BR
dc.titleA arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife - PEpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5514600666722006pt_BR
dc.contributor.advisor1Frutuoso, Maria Núbia Medeiros de Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599974853654811pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rêgo, Rejane de Moraes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830428758956312pt_BR
dc.contributor.referee1Duvernoy, Doriele Andrade
dc.contributor.referee2Valença, Marcos Moraes
dc.contributor.referee3Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2215164070006813pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633082538920292pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334362738495768pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Recifept_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::LEGISLACAO AMBIENTALpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como finalidade analisar as potencializações da arte-educação no desenvolvimento de ações educativas no Mercado Público de Casa Amarela, tendo como fundamentos os pressupostos da educação ambiental, da Arte Armorial e principalmente os temas relacionados aos resíduos sólidos. Como proposta metodológica, utilizou-se a “Abordagem Triangular” com base nos 5R’s, lançando mão de Oficinas, questionário s e entrevistas semi estruturadas como instrumento pedagógico. Tratou-se de uma pesquisa-ação trabalhando os aspectos da educação ambiental e o programa do 5R’s. Durante as oficinas os sujeitos foram orientados para a criação de impressões “isográficas” em capas de folheto de Cordel sobre a política dos 5R’s visando propostas alternativas no intuito de consolidar os conhecimentos ambientais já trabalhados, através de exposição oral, com auxílio de banner’s temáticos. Na entrevista, foram abordados os sujeitos sobre sua participação na oficina e sobre os conhecimentos específicos dos temas e constataram que as imagens da estética Armorial encontram-se enraizadas na cultura nordestina representada por meio dos símbolos da capa dos cordéis. A utilização de abordagens de arte-educação e meio ambiente realizadas como proposta de Educação Ambiental promoveu o interesse de gestores, funcionários, permissionários, usuários e bolsistas no mercado público, os quais demonstram o potencial desse instrumento para educação ambiental.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples