dc.creator | Arruda, Patrícia Maria Travassos de | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T12:28:12Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T12:28:12Z | |
dc.date.issued | 2015-09-28 | |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Patrícia Maria Travassos de. A arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife - PE. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpe, Ifpe, Recife, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/61 | |
dc.description.abstract | This master´s work aimed at analysing the potentialization in Art Education in the
development of educational activities in the Public Market in Casa Amarela, in the city of
Recife, Northeast Region of Brazil. Its theoretical foundations are based on Environmental
Education on Armorial Art and especially on the issues related to solid waste. As a
methodological approach, it was used the “Triangular Approach” based on the 5R’s, making
use of the “Interactive Window” as educational tool. This work was considered a study case
which involves interdisciplinary workshops in order to work aspects of environmental
education, 5R’s program; Armorial Art and a semi-structured questionnaire for the market
actors’ social environmental diagnostics. In the workshops the subjects were conducted to
create isographic impressions, which is a handmade tecnique in cordel leaflet covers
according to the 5R’s policy aiming alternative proposals to consolidate the environmental
knowledge already worked through oral exposure and thematic banners on the Armorial
aesthetic and 5 R’s. During the interviews the subjects were asked about their participation in
the workshops and specific knowledge about the current themes. These subjects found that
Armorial aesthetic images are rooted in northeastern culture in Brazil by those symbols
represented in Cordel leaflets’ covers. The use of Environmental and Art Education Approach
to promote Environmental Education contributed to call the attention of the managers,
employees, licensees, trainees at the Public Market. It also reinforces the powerful tool that
Environmental Education means to public markets. | pt_BR |
dc.format.extent | 96p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Resíduos Sólidos | pt_BR |
dc.subject | Política Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Movimento Armorial | pt_BR |
dc.title | A arte como instrumento potencializador de educação ambiental no mercado público de Casa Amarela, Recife - PE | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5514600666722006 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Frutuoso, Maria Núbia Medeiros de Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0599974853654811 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Rêgo, Rejane de Moraes | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9830428758956312 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Duvernoy, Doriele Andrade | |
dc.contributor.referee2 | Valença, Marcos Moraes | |
dc.contributor.referee3 | Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2215164070006813 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2633082538920292 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334362738495768 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::LEGISLACAO AMBIENTAL | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como finalidade analisar as potencializações da arte-educação no
desenvolvimento de ações educativas no Mercado Público de Casa Amarela, tendo como
fundamentos os pressupostos da educação ambiental, da Arte Armorial e principalmente os
temas relacionados aos resíduos sólidos. Como proposta metodológica, utilizou-se a
“Abordagem Triangular” com base nos 5R’s, lançando mão de Oficinas, questionário s e
entrevistas semi estruturadas como instrumento pedagógico. Tratou-se de uma pesquisa-ação
trabalhando os aspectos da educação ambiental e o programa do 5R’s. Durante as oficinas os
sujeitos foram orientados para a criação de impressões “isográficas” em capas de folheto de
Cordel sobre a política dos 5R’s visando propostas alternativas no intuito de consolidar os
conhecimentos ambientais já trabalhados, através de exposição oral, com auxílio de banner’s
temáticos. Na entrevista, foram abordados os sujeitos sobre sua participação na oficina e sobre
os conhecimentos específicos dos temas e constataram que as imagens da estética Armorial
encontram-se enraizadas na cultura nordestina representada por meio dos símbolos da capa
dos cordéis. A utilização de abordagens de arte-educação e meio ambiente realizadas como
proposta de Educação Ambiental promoveu o interesse de gestores, funcionários,
permissionários, usuários e bolsistas no mercado público, os quais demonstram o potencial
desse instrumento para educação ambiental. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |