Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Victória Galindo de
dc.date.accessioned2022-05-17T18:13:30Z
dc.date.available2022-05-17T18:13:30Z
dc.date.issued2022-02-18
dc.identifier.citationLIMA, Victória Galindo de. ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos. 2022. 15 f. Artigo (Bacharelado em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/600
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationREFERÊNCIAS AGUIAR, G. F.. 10 anos da licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira: análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2021. ANGELO, C. B.. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Escassez de professores no ensino médio: propostas e emergenciais. Brasília, 2007a. CANUTO, É. C. A.. O saber ser e o saber fazer na educação matemática: análise de egressos de um mestrado profissional em ensino. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2014. GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GRÁCIO, M. M. C.; GARRUTTI, É. A. Estatística aplicada à educação: uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino de livros didáticos. Revista de Matemática e Estatística, São Paulo, v. 23, n. 3, p.107-126. Abr. 2005. LASSWELL, H. 1982a [1949]. Por que ser quantitativista? In: LASSWELL, H; KAPLAN, A. (org.) A lin-guagem da política. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. LIMA, N. M. C.. O uso de jogos no ensino de matemática nas dissertações do PPGEC/UFRPE. Dissertação. UFRPE, 2012. MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez.2018. MAGALHAES, S. M. O. SOUZA, R. C. C. R. de. A questão do método e da metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região Centro-Oeste/Brasil. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.669-693. MEC, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília-DF. p.03-06. OLIVEIRA, J. A.; FONSECA, V. M.; FIGARO, R. Ap.; Metapesquisa: Análise do Método e das Produções Desenvolvidas Pelo CPCT Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho. intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – São Paulo - SP – 05 a 09/09/2016. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Instituto de Física Ensino de Física no Brasil: Catálogo analítico de dissertações e teses (1992-1995). Projeto “Documentação e Assessoria em Ensino de Física” – IFUSP/SPEC/PADCT/CAPES. São Paulo: s.n., 1996. 67pg. ______________. Instituto de Física. Ensino de Física no Brasil: catálogo analítico de dissertações e teses (1972-1992). São Paulo [s.n], 1992pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectIFPEpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleAnálise da formação inicial em matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462101559141229pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Manuela Queiroz
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5875629966307261pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEsse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que teve por objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade aos trabalhos produzidos no curso em questão, sendo aprimorando a plataforma virtual da instituição e acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem a produção do TCC.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples