dc.creator | Lima, Victória Galindo de | |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T18:13:30Z | |
dc.date.available | 2022-05-17T18:13:30Z | |
dc.date.issued | 2022-02-18 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Victória Galindo de. ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos. 2022. 15 f. Artigo (Bacharelado em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/600 | |
dc.format.extent | 15 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | REFERÊNCIAS
AGUIAR, G. F.. 10 anos da licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira:
análise dos Trabalhos de Conclusão de Curso. 2021. Trabalho de conclusão de
curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2021.
ANGELO, C. B.. Cenário da produção acadêmica em história da matemática no
ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010).
2014. 181f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade
Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 1977.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Escassez
de professores no ensino médio: propostas e emergenciais. Brasília, 2007a.
CANUTO, É. C. A.. O saber ser e o saber fazer na educação matemática: análise de
egressos de um mestrado profissional em ensino. 2014. 106 f. Dissertação
(Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB,
2014.
GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRÁCIO, M. M. C.; GARRUTTI, É. A. Estatística aplicada à educação: uma análise
de conteúdos programáticos de planos de ensino de livros didáticos. Revista de
Matemática e Estatística, São Paulo, v. 23, n. 3, p.107-126. Abr. 2005.
LASSWELL, H. 1982a [1949]. Por que ser quantitativista? In: LASSWELL, H;
KAPLAN, A. (org.) A lin-guagem da política. Brasília: Editora da Universidade de
Brasília.
LIMA, N. M. C.. O uso de jogos no ensino de matemática nas dissertações do
PPGEC/UFRPE. Dissertação. UFRPE, 2012.
MAINARDES, J. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos
conceituais e metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 303-319,
nov./dez.2018.
MAGALHAES, S. M. O. SOUZA, R. C. C. R. de. A questão do método e da
metodologia: uma análise da produção acadêmica sobre professores(as) da região
Centro-Oeste/Brasil. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.669-693.
MEC, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de
Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília-DF. p.03-06.
OLIVEIRA, J. A.; FONSECA, V. M.; FIGARO, R. Ap.; Metapesquisa: Análise do
Método e das Produções Desenvolvidas Pelo CPCT Centro de Pesquisa
Comunicação e Trabalho. intercom – Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da
Comunicação – São Paulo - SP – 05 a 09/09/2016.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Instituto de Física Ensino de Física no Brasil:
Catálogo analítico de dissertações e teses (1992-1995). Projeto “Documentação e
Assessoria em Ensino de Física” – IFUSP/SPEC/PADCT/CAPES. São Paulo: s.n.,
1996. 67pg. ______________. Instituto de Física. Ensino de Física no Brasil:
catálogo analítico de dissertações e teses (1972-1992). São Paulo [s.n], 1992 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject | IFPE | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Análise da formação inicial em matemática: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8462101559141229 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Érika Carla Alves Canuto da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6888197348123859 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Manuela Queiroz | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5875629966307261 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse artigo é produto do projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da
Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do
IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos, que teve por
objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções
acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso
(TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no
campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e
elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde
os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados
obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características
comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais
abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino
Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos
tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de
alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é
baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade
aos trabalhos produzidos no curso em questão, sendo aprimorando a plataforma
virtual da instituição e acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem
a produção do TCC. | pt_BR |