dc.relation | ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andréa Ferreira. BNCC e BNC da formação
de professores: repensando a formação por competências. Retratos da Escola.
Brasília, v. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. Disponível em:
<http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/966>. Acesso em: 02 de
setembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. NOVO Ensino Médio - perguntas e respostas.
Portal MEC, 2018. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso: 05 de
agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Portal MEC
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-
medio/file>. Acesso em: 03 de agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. A Base. Portal MEC. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base#faq>. Acesso em: 03 de agosto de
2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução
CNE/CP no 1, de 5 de janeiro de 2021. Gov.br. Disponível em:
<https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-
297767578>. Acesso em: 30 de agosto de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara
Nacional de Educação Básica. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. PortalMEC Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-
rceb003-18/file>. Acesso em: 24 de julho de 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas.
Portal MEC. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361>. Acesso em: 28 de
julho de 2021.
BRASIL. Senado Federal. Art. 205, Capítulo III
Da Educação, da Cultura e do Desporto. Senado Federal. Disponível em:
<https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_205_
.asp#:~:text=205.,sua%20qualifica%C3%A7%C3%A3o%20para%20o%20trabalho>.
Acesso em: 26 de julho de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara
Nacional de Educação Básica. Resolução no 2, de 30 de janeiro 2012. Portal MEC.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=99
17-rceb002-12-1&Itemid=30192>. Acesso em: 27 de julho de 2021.
CARVALHO, Lena Costa. Livros didáticos do Novo Ensino Médio: o choque do
PNLD 2021. SENTENTIA. Fevereiro/2021. Disponível em:
<https://sententia.com.br/lenacostacarvalho/2021/livros-didaticos-novo-ensino-
medio-pnld/>. Acesso em: 25 de julho de 2021.
CECHINEL, Andre; FONTANA, Silvia Aparecida Pereira; GIUSTINA, Kelli Pazeto
Della; PEREIRA, Antonio Serafim; PRADO, Silvia Salvador do. Estudo/análise
documental: uma revisão teórica e metodológica. Revista Criar Educação. UNESC,
Criciúma, v. 5, no1, janeiro/junho 2016. Disponível em:
<http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/2446> Acesso em: 09 de agosto de
2021.
TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. BASE NACIONAL COMUM PARA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO): Ocultar, silenciar,
inverter para o capital dominar. ANFOPE. 27 de novembro de 2019. Disponível em:
< http://www.anfope.org.br/base-nacional-comum-para-formacao-de-professores-da-
educacao-basica-bnc-formacao-ocultar-silenciar-inverter-para-o-capital-dominar/>.
Acesso em: 24 de julho de 2021.
CORRÊA, Shirlei de Souza; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. “Novo ensino
médio: quem conhece aprova!” Aprova? Revista ibero-americana de estudos em
educação. Araraquara, v. 13, n. 2, p. 604-622, abr./jun., 2018. Disponível em:
<https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11469>. Acesso em: 18
de julho de 2021.
DANTAS, Jéferson. Reforma do ensino médio. NDmais. 27 de outubro de 2016.
Disponível em: <https://ndmais.com.br/opiniao/artigo/reforma-do-ensino-medio/>.
Acesso em: 14 de julho de 2021.
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção
de qualidade da educação. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 93
Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt#>. Acesso
em: 18 de julho de 2021.FERREIRA, Rosilda Arruda; RAMOS, Luiza Olívia Lacerda. O projeto da MP no 746:
entre o discurso e o percurso de um novo ensino médio. Ensaio: Avaliação e
Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.26, n.101, p. 1176-1196,
out./nov. 2018. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ensaio/a/tPGH7pYhJz8FGn9ZCNzKsCq/?format=pdf&lang=p
t>. Acesso em: 05 de agosto de 2021.
FNDE publica Edital do PNLD 2021 para aquisição de obras didáticas e literárias
para o ensino médio. FNDE. Disponível em:
<http://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/area-de-
imprensa/noticias/item/13231-fnde-publica-edital-do-pnld-2021-para-
aquisi%C3%A7%C3%A3o-de-obras-did%C3%A1ticas-e-liter%C3%A1rias-para-o-
ensino-m%C3%A9dio>. Acesso em: 22 de julho de 2021.
HERNANDES, Paulo Romualdo. A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e
no currículo do Ensino Médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em
Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 579-598, jul./set. 2020 [online]. Disponível
em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/ZdBLwn6JQVcyw5CcCXpnRFS/?lang=pt>.
Acesso em:20 de julho de 2021.
HERNANDES, Paulo Romualdo. A Reforma do Ensino Médio e a produção de
desigualdades na educação escolar. Revista do Centro de Educação do UFSM.
Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34731>. Acesso em: 01 de
agosto de 2021.
JUNIOR, Eduardo Brandão Lima; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS,
Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise
documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da
FUCAMP. v.20, n.44, p.36-51/2021. Disponível em:
<https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/download/2356/1451
#:~:text=O%20objetivo%20da%20an%C3%A1lise%20documental,(BARDIN%2C%2
01977%2C%20p > Acesso em: 30 de julho de 2021.
KRAWCZYK, Nora; FERRETTI, Celso, João. Flexibilizar para quê? Meias verdades
da “reforma”. Retratos da Escola. Brasília, v. 11, n. 20, p. 33-44, jan./jun. 2017.
Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/757>.
Acesso em: 23 de julho de 2021.
LINO, Lucilia Augusto. As ameaças da reforma: Desqualificação e exclusão.
Retratos da Escola. Brasília, v. 11, n. 20, p. 75-90, jan./jun. 2017. Disponível em:
<http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/756>. Acesso em: 23 de
julho de 2021.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária. São PAULO, EPU, 1986.
Disponível em:
<https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/2431625/mod_resource/content/1/Pesquisa%2
0em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Abordagens%20Qualitativas%20vf.pdf>.
Acesso em: 19 de agosto de 2021.
MATHIAS, Maíra. NOVO Ensino Médio e a velha precarização do
ensino. EPSJV/Fiocruz. Rio de Janeiro, 18 de maio de 2021. Disponível em:<https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/livro-didatico-sela-guinada-para-o-
novo-ensino-medio>. Acesso em: 29 de julho de 2021
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n.
37, p. 7-32, 1999. Disponível em:
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-
Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf>. Acesso em: 30 de julho de 2021.
MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio; por que a urgência da reforma
do ensino médio? Medida provisória no 746/2016 (lei no 13.415/2017). INTER-
LEGERE | Vol 4, n. 31/2021: c25900. Disponível em: <
https://www.scielo.br/j/es/a/8hBKtMRjC9mBJYjPwbNDktk/?format=pdf&lang=pt>.
Acesso em: 13 de agosto de 2021.
NETO, Edgar de Campos; LIMA, Edméia Maria de; ROCHA, Ana Carolina. Breve
reflexão acerca da reforma do ensino médio e seus impactos na formação do
estudante. XIII EDUCERE. Disponível em:
<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23840_12892.pdf>. Acesso em: 17 de
julho de 2021.
Nota Técnica sobre o PNLD 2021; CONIF. Brasília, 03 de agosto de 2021.
Disponível em:< https://portal.conif.org.br/br/component/content/article/84-ultimas-
noticias/4309-nota-tecnica-sobre-o-pnld-2021?Itemid=609>. Acesso em: 20 de
agosto de 2021.
PAIVA, Thaís. Se fosse brasileiro, estaria indignado com a situação da educação.
Carta Capital. 28 de março de 2017. Disponível em:
<https://www.cartacapital.com.br/educacao/se-fosse-brasileiro-estaria-indignado-
com-a-situacao-da-educacao/>. Acesso em: 24 de julho de 2021.
PANOSSIAN, Maria Lucia; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. A Educação
Matemática no Novo Ensino Médio: rumos possíveis. Revista Internacional de
Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 1-4, 1 jan. 2021. Disponível em:
<http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/ripem/issue/view/175
>. Acesso em: 02 de agosto de 2021.
PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A Reforma do Ensino Médio e a Educação
Profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais
para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Revista Exitus. Santarém/PA,
vol.11, p. 01-25, 2021. Disponível em:
<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1543
/995>. Acesso em: 01 de agosto de 2021.
PIMENTEL, Alessandra. Método da análise documental: seu uso numa pesquisa
historiográfica; Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 179-195, novembro/ 2001.
Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/?format=pdf&lang=pt>.
Acesso em: 19 de agosto de 2021.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel
Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de
História e Ciências Sociais. Ano I - Número I - julho de 2009. Disponível em:
<https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351> Acesso em: 09 de agosto de
2021.SANDRI, Simone. Reforma do ensino médio e tendências para formação e/ou
carreira docente. Revista Temas e Matizes. Cascavel, v. 11, n. 21, p. 127 – 147,
jul./dez. 2017. Disponível em: <http://e-
revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18607>. Acesso em: 02 de
setembro de 2021. | pt_BR |