Mostrar registro simples

dc.creatorFeitosa, Maria Fernanda
dc.date.accessioned2022-05-05T15:10:32Z
dc.date.available2022-05-05T15:10:32Z
dc.date.issued2022-02-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/561
dc.description.abstractThe objective of this work was to create a didactic sequence (SD), which addressed the following themes, arithmetic and multiple operations, through mathematical challenges through the game of dominoes. We analyzed and chose five challenges for the construction of the SD, which is proposed for the final years of elementary school. Given the situation of non-applicability in the classroom, due to the Covid-19 pandemic, the artifact created will be a suggestion to be used by other teachers and thus contribute to learning in basic education. We hope that this work awakens in teachers a new look at mathematics and that the proposed challenges serve as an additional resource in the process of teaching and learning mathematics. For future works, we suggest that this didactic sequence be put into practice and reported its effects on students' learning, since, for the moment, our work is suggestive and theoretical.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2001. AULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011. BASTOS, Suely Miranda Cavalcante; SANTOS, D. P. Jogos Pedagógicos no Ensino da Matemática no 3o Ano do Ensino Fundamental. In: XII Encontro de Matemática ? Trocando ideias e agregando valores, 2012, Anápolis - Go. Anais do XII Encontro de Matemática ? Trocando ideias e agregando valores, 2012. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Explorando o Ensino da Matemática: atividades. Brasília: MEC/SEB, 2004a, v. 2, p.142 -143. BRASIL. Explorando o Ensino da Matemática: atividades. Brasília: MEC/SEB, 2004b, v. 2, p.144 -145. DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Editora Ática. 2007. GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 2a ed. São Paulo: Paulus, 2008. JELINEK, Karin Ritter. Jogos nas aulas de matemática: brincadeira ou aprendizagem? O que pensam os professores?. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre, 2005. LIMA, D. F. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de física moderna no ensino médio. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 151– 162, jan. abr. 2018. LIMA, T. L. M. Jogo matemático digital ou manipulativo? O estado da arte deste tema nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020). Instituto Federal de Pernambuco, IFPE. Pesqueira, 2020. PERETTI, Lisiane; TONIN DA COSTA, Gisele Maria. Sequência didática na matemática, Revista de educação ideau, Rio Grande do Sul, vol.8, n.17, 2013. PIAGET, J; INHELDER, B.A. A psicologia da criança. Rio Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 32. 1985. SÁ, I. P. A Magia da Matemática: Atividades Investigativas, Curiosidades e Histórias da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 4a ed, 2018. SILVA, A. F; KODAMA, H M Y. Suportes Pedagógicos - Dominós. Núcleos de Ensino - Artigos de 2005. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2007, v. 4, p. 619-636. VERAS, Evandro. Anéis olímpicos com dominó. A arte de aprender brincando, 2011. Disponível em: http://www.aartedeaprenderbrincando.com/2011/08/aneis-olimpicos-com- domino.html. Acesso em: 28 out. 2021. VERAS, Evandro. Jogo dos sete quadrados. A arte de aprender brincando, 2011. Disponível em: http://www.aartedeaprenderbrincando.com/2011/08/o-jogo-dos-sete- quadrados.html. Acesso em: 28 out. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafios matemáticospt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectJogo de dominóspt_BR
dc.titleDesafios matemáticos: uma sequência didática a partir do jogo de dominóspt_BR
dc.typeAnimationpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6722699770182718pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Charlene Tereza da Silva Dias
dc.contributor.referee2Silva, Eriky César Alves da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485151591100886pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9891254972385802pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi criar uma sequência didática (SD), que abordassem os seguintes temas, operações aritméticas e múltiplos, mediante desafios matemáticos por meio do jogo de dominós. Analisamos e escolhemos cinco desafios, para a construção da SD, que é proposta para os anos finais do ensino fundamental. Dada a situação de não aplicabilidade em sala de aula, por conta da pandemia de Covid-19, o artefato criado ficará como sugestão para ser utilizado por outros professores e desse modo, contribuir para a aprendizagem no ensino básico. Esperamos que esse trabalho desperte nos professores, um novo olhar pela matemática e que os desafios propostos sirvam como um recurso a mais no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Para futuros trabalhos, sugerimos que essa sequência didática seja posta em prática e relatado seus efeitos na aprendizagem dos estudantes, visto que, por este momento, o nosso trabalho é sugestivo e teórico.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples