dc.creator | Feitosa, Maria Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-05-05T15:10:32Z | |
dc.date.available | 2022-05-05T15:10:32Z | |
dc.date.issued | 2022-02-22 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/561 | |
dc.description.abstract | The objective of this work was to create a didactic sequence (SD), which addressed
the following themes, arithmetic and multiple operations, through mathematical
challenges through the game of dominoes. We analyzed and chose five challenges for
the construction of the SD, which is proposed for the final years of elementary school.
Given the situation of non-applicability in the classroom, due to the Covid-19 pandemic,
the artifact created will be a suggestion to be used by other teachers and thus
contribute to learning in basic education. We hope that this work awakens in teachers
a new look at mathematics and that the proposed challenges serve as an additional
resource in the process of teaching and learning mathematics. For future works, we
suggest that this didactic sequence be put into practice and reported its effects on
students' learning, since, for the moment, our work is suggestive and theoretical. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis:
Vozes, 2001.
AULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
BASTOS, Suely Miranda Cavalcante; SANTOS, D. P. Jogos Pedagógicos no Ensino da
Matemática no 3o Ano do Ensino Fundamental. In: XII Encontro de Matemática ?
Trocando ideias e agregando valores, 2012, Anápolis - Go. Anais do XII Encontro de
Matemática ? Trocando ideias e agregando valores, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais:
Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Explorando o Ensino da Matemática: atividades. Brasília: MEC/SEB, 2004a, v.
2, p.142 -143.
BRASIL. Explorando o Ensino da Matemática: atividades. Brasília: MEC/SEB, 2004b, v.
2, p.144 -145.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São
Paulo: Editora Ática. 2007.
GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 2a ed. São Paulo:
Paulus, 2008.
JELINEK, Karin Ritter. Jogos nas aulas de matemática: brincadeira ou aprendizagem?
O que pensam os professores?. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e
Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre,
2005.
LIMA, D. F. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina
de física moderna no ensino médio. Revista Triângulo, v. 11, n. 1, p. 151– 162, jan. abr.
2018.
LIMA, T. L. M. Jogo matemático digital ou manipulativo? O estado da arte deste tema
nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020). Instituto Federal de
Pernambuco, IFPE. Pesqueira, 2020.
PERETTI, Lisiane; TONIN DA COSTA, Gisele Maria. Sequência didática na matemática,
Revista de educação ideau, Rio Grande do Sul, vol.8, n.17, 2013.
PIAGET, J; INHELDER, B.A. A psicologia da criança. Rio Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, p.
32. 1985.
SÁ, I. P. A Magia da Matemática: Atividades Investigativas, Curiosidades e Histórias
da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 4a ed, 2018.
SILVA, A. F; KODAMA, H M Y. Suportes Pedagógicos - Dominós. Núcleos de Ensino -
Artigos de 2005. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2007, v. 4, p. 619-636.
VERAS, Evandro. Anéis olímpicos com dominó. A arte de aprender brincando, 2011.
Disponível em: http://www.aartedeaprenderbrincando.com/2011/08/aneis-olimpicos-com-
domino.html. Acesso em: 28 out. 2021.
VERAS, Evandro. Jogo dos sete quadrados. A arte de aprender brincando, 2011.
Disponível em: http://www.aartedeaprenderbrincando.com/2011/08/o-jogo-dos-sete-
quadrados.html. Acesso em: 28 out. 2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desafios matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Jogo de dominós | pt_BR |
dc.title | Desafios matemáticos: uma sequência didática a partir do jogo de dominós | pt_BR |
dc.type | Animation | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6722699770182718 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leite, Charlene Tereza da Silva Dias | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Eriky César Alves da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4485151591100886 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9891254972385802 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi criar uma sequência didática (SD), que abordassem os
seguintes temas, operações aritméticas e múltiplos, mediante desafios matemáticos
por meio do jogo de dominós. Analisamos e escolhemos cinco desafios, para a
construção da SD, que é proposta para os anos finais do ensino fundamental. Dada a
situação de não aplicabilidade em sala de aula, por conta da pandemia de Covid-19,
o artefato criado ficará como sugestão para ser utilizado por outros professores e
desse modo, contribuir para a aprendizagem no ensino básico. Esperamos que esse
trabalho desperte nos professores, um novo olhar pela matemática e que os desafios
propostos sirvam como um recurso a mais no processo de ensino e aprendizagem da
Matemática. Para futuros trabalhos, sugerimos que essa sequência didática seja posta
em prática e relatado seus efeitos na aprendizagem dos estudantes, visto que, por
este momento, o nosso trabalho é sugestivo e teórico. | pt_BR |