dc.relation | ALVES, Taíses Araújo da Silva; SOUSA, Robson Pequeno de. Formação para a
Docência na Educação Online. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em
tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 39-66. ISBN
978-85-7879-326-5. Available from SciELO Books. Disponível em <
http://books.scielo.org > Acessado em: 24/03/2021.
AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação
brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5,
p. 56-62, apr. 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: <
https://revista.ufrr.br/boca/article/view/avelinomendes> Acesso em: 13/05/2021.
ALVES - interfaces científicas - educação. Educação Remota: Entre a Ilusão e a
Realidade. V.8 • N.3 • 2020 - Fluxo Contínuo ISSN Digital: 2316-3828 ISSN Impresso:
2316-333X DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365.
ARAÚJO, Renata; PIMENTEL, Mariano. 2020. Educar (em Computação) para a
Guerra ou para a Paz? SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. Disponível em:<
http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/01/educar-em-computacao-para-a-
guerra-ou-para-a-paz/(abrir em uma nova aba)> Acessado em: 14/04/2021.
ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira; VILANÇA, Márcio Luiz Corrêa. Tecnologia,
Sociedade e Educação na era digital. ISBN 978-85-88943-69-8 Duque de Caxias
RJ: UNIGRANRIO, 2016.
BASEGGIO, Karina Roberta; MUNIZ, Eray Proença. Educação a Distância:
Autonomia do aluno EAD no processo de ensino e de aprendizagem. Revista de
Tecnologia e Sociedade. V.5, no 8 2009.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP
no 22/2019, de 7 de novembro de 2019 - publicada no D.O.U. de 20/12/2019. Define
as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a
Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de
Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em <
http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file> Acesso
em: 27 de abr. de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Portaria no 345,
de 19 de março de 2020, que altera a Portaria MEC no 343, de 17 de março de 2020.
DOU no 54-D. Trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais
enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível
em: < https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal= 603 &
pagina= 1 & data= 19/03/2020 & totalArquivos=1> Acesso em: 20 de abr, de 2021.
BRASIL. Poder Legislativo. Decreto Legislativo no 06 de 2020. Reconhece, para os
fins do art. 65 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do
estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República
encaminhada por meio da Mensagem no 93, de 18 de março de 2020. Disponível em:
<://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.> Acesso em: 25 de abr. de
2021.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional da Educação. Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Projeto
Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Outubro de 2019.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Instrução
Normativa No 01 de 12 de fevereiro de 2021. Regulamenta a oferta de ensino híbrido
no calendário de 2021, no contexto da pandemia do COVID-19. fevereiro de 2021.
CARDOSO, Gustavo. A mídia na sociedade em rede. Rio de Janeiro, FGV, 2007.
CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla
Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise
do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo:
Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 38-46, ago. 2020.
ISSN 2359-2494. Disponível em:<http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929>. Acesso
em: 24 maio 2021.
DENZIN, Norman e LINCOLN, Yonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa
qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O Planejamento da
Pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.
15-41.
DANTAS, Suzyneide Soares. (Re)significação da prática docente na pandemia por
covid-19: ensino remoto emergencial, novos sentidos, novas perspectivas.
Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso. Novembro de 2020. ISSN 2358-8829.
FEITOSA, Murilo Carvalho; MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro
Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino Remoto: O que pensam os Alunos e
Professores? In: Congresso sobre Tecnologias na Educação 2020, Evento Online.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. Disponível em:
<https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383> Acesso em: 25 de mar. de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática
Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,
1999.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo Ritmo da Informação.
Campinas, SP: Papirus, 2007. 64 p. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia
científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São
Paulo: Pioneira, 2004.
LIMA, Denise Martins de; ALVES, Mario Nunes. O feedback e sua importância no
processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, ano 65, p. 189-
205, maio/ago. 2011.
MAIA, Carmem.; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância de hoje. São
Paulo: Pearson Pretentice Hall, 2007.
Moran, J. (2017). Educação Híbrida: Um Conceito-Chave para a Educação Hoje.
In L Bacich, A Tanzi Neto & F Trevisani. Ensino híbrido: personalização e tecnologia
na educação. Porto Alegre: Penso.
MONTEIRO, Sandrelena da Silva. (Re)inventar educação escolar no brasil em
tempos da covid-19. Rev. Augustus | ISSN: 1981-1896 | Rio de Janeiro | v.25 | n. 51
| p. 237-254|
jul./out.2020.Disponívelem:https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus
/article/view/552/301. Acesso em: 10 de mar de 2021.
MOREIRA, José Antonio; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e
paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20, 2020.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo; RAAD, Marcos Ribeiro. A existência de uma
cultura de reprovação em cálculo. Boletim GEPEM (ISNN: 0104-9739) no 61 julho
de 2012.
REGO, Fátima Aparecida; PRADOS, Rosália Maria Netto; NEMER, Elda Gonçalves;
RAMINEZ, Rodrigo Avellar. Estudo de Caso: Construção do Saber Docente no
Enisno Remoto durante a Pandemia Ocasionada pela COVID-19. XV Simpósio dos
programas de Mestrado profissional unidade de pós-graduação, extensão e pesquisa.
11 e 12 de novembro de 2020. São Paulo. Disponível em:
<http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/1042/681ec62cc7d371d599c12bc1614
895cf.pdf > Acessado em: 20/04/2021.
ROCHA, Enilton Ferreira. Avaliação na EaD: estamos preparados para avaliar?
Maio 2014. Disponível em:
<http://www.abed.org.br/arquivos/Avaliacao_na_EaD_Enilton_Rocha.pdf> Acessado
em: 10 fev 2021.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketlin Mayara; DUARTE, Claudia Santos –
Interfaces Científicas – Educação: Pandemia do COVID-19 e o Ensino Remoto
Emergencial (Mudanças na Prática Pedagógica). Vol. 10 No 1 ISSN Digital 2316-
3828. 2020.
SOUZA, Vivian Porto Edméia. O livro na cibercultura na educação online.
Pesquisa formação na cibercultura. Universidade do Rio de Janeiro 2017.
Disponível em: < http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-
online> Acessado em: 22 de abr. 2021.
SANTOS, Cristiane Porto Edméia. O livro na cibercultura. Editora universitária
Leopodianum av. conselheiro Nébias 300. Santos SP. 2009. | pt_BR |