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dc.creatorSouza, Maria Alexsandra da Silva
dc.date.accessioned2022-01-26T13:20:47Z
dc.date.available2022-01-26T13:20:47Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/406
dc.description.abstractWe are currently experiencing a historic moment, worldwide people were surprised by the pandemic of COVID-19. The need for social isolation caused the suspension of several activities, mainly in the educational field. Thinking about the safety of students and staff, IFPE / Pesqueira adopted the model of remote education with alternatives to serve all students. Since this is a totally new reality that imposes several challenges for those involved, we have as our main objective to analyze remote teaching in the current circumstances through the students' view, within an online education perspective. We take authors such as Alves (2020), Rego et.al (2020), Santos (2009), Feitosa et. al (2020) among others. 72 undergraduate students of the mathematics degree course participated in the study, the data collection instrument was an online questionnaire available on Google Forms. In view of the students' view, our results reveal that everyone interacted during the classes, the teachers were available to help, the proposed activities encouraged students to study, the whatsapp group was adopted to help during the classes. The difficulties pointed out were weak internet connection, lack of time, difficulty to study alone. The failure rate was low, all agreed with the teaching method offered and the proposed form of assessment. It is evident that remote education promoted greater autonomy and responsibility for each licensee of IFPE / Pesqueira.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALVES, Taíses Araújo da Silva; SOUSA, Robson Pequeno de. Formação para a Docência na Educação Online. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 39-66. ISBN 978-85-7879-326-5. Available from SciELO Books. Disponível em < http://books.scielo.org > Acessado em: 24/03/2021. AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, apr. 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: < https://revista.ufrr.br/boca/article/view/avelinomendes> Acesso em: 13/05/2021. ALVES - interfaces científicas - educação. Educação Remota: Entre a Ilusão e a Realidade. V.8 • N.3 • 2020 - Fluxo Contínuo ISSN Digital: 2316-3828 ISSN Impresso: 2316-333X DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. ARAÚJO, Renata; PIMENTEL, Mariano. 2020. Educar (em Computação) para a Guerra ou para a Paz? SBC Horizontes. ISSN: 2175-9235. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formação Inicialpt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Remotopt_BR
dc.titleFormação inicial de professores de matemática e o ensino remoto: uma avaliação pelos discentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111784080581204pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Erika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Rêgo Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoAtualmente estamos vivenciando um momento histórico, mundialmente as pessoas foram surpreendidas pela pandemia do COVID-19. A necessidade de isolamento social causou a suspensão de várias atividades principalmente no âmbito educacional. Pensando na segurança dos alunos e funcionários, o IFPE/Pesqueira adotou o modelo de ensino remoto com alternativas para atender todos os alunos. Visto que esta é uma realidade totalmente nova que impõe vários desafios para os envolvidos temos como principal objetivo analisar o ensino remoto nas circunstâncias atuais através da visão dos alunos, dentro de uma perspectiva da educação online. Tomamos como referencial teórico autores como Alves (2020), Rego et.al (2020), Santos (2009), Feitosa et. al (2020) entre outros. Participaram do estudo 72 (setenta e dois) licenciandos do curso de licenciatura em matemática, o instrumento de coleta de dados foi um questionário online disponibilizado no Google Forms. Diante da visão dos alunos nossos resultados revelam que houve interação de todos durante as aulas, os professores estavam disponíveis para ajudar, as atividades propostas incentivam os licenciandos a estudar, foi adotado o grupo de whatsapp para auxiliar durante as aulas. As dificuldades apontadas foram conexão de internet fraca, falta de tempo, dificuldade para estudar sozinhos. O índice de reprovação foi baixo, todos concordaram com o método de ensino oferecido e a forma de avaliação proposta. Fica evidente que o ensino remoto promoveu maior autonomia e responsabilidade para cada licenciando do IFPE/Pesqueira.pt_BR


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