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dc.creatorMoura, Thamyris Araújo de
dc.date.accessioned2022-01-24T19:39:33Z
dc.date.available2022-01-24T19:39:33Z
dc.date.issued2021-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/405
dc.description.abstractFaced with the Covid-19 pandemic, a disease caused by a new coronavirus, school institutions adopted emergency remote learning. In this context, teachers had to make changes in their assessment practices. In this research, we seek to analyze the evaluative practices in remote teaching of teachers of specific disciplines of the Licentiate Degree in Physics course at IFPE - Pesqueira campus. Authors such as Hoffmann (2001; 2017) and Luckesi (1999) were constituted as theoretical references for evaluation. The research is qualitative in nature. Six professors who work in specific subjects in the Licentiate Degree in Physics participated in the study. For the collection of information, carried out remotely due to the pandemic, we used a semi-structured interview. For the analysis, we use the Content Analysis Technique. Our results showed that teachers develop evaluative practices in remote education similar to those they use in face-to-face teaching. Most continue to use assessment tools such as tests and exercise lists in a timely manner with the aim of verifying learning and assigning a grade. This evaluative practice distances itself from a procedural evaluation perspective. We emphasize that only one of the professors evidenced evaluation practices in this perspective. We point out the need for studies that deepen our findings.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, [S.L.], v. 25, n. 51, p. 255-280, 3 jun. 2020. Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta -UNISUAM. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 9-223, 1977. BITENCOURT, Betina Magalhães; SEVERO, Marilia Bortoluzzi; GALLON, Shalimar. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: desafios e potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 211-226, 30 nov. 2013. FAI-UFSCar. http://dx.doi.org/10.14244/19827199607. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607/271. Acesso em: 10 abr. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Física. Pernambuco: IFPE, 2019. BRASIL. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Avaliativaspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectLicenciatura - Físicapt_BR
dc.titlePráticas avaliativas no ensino remoto de física: um estudo com professores do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9394608338384022pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Andreza Maria de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4210991882759595pt_BR
dc.contributor.referee1Rêgo Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do
dc.contributor.referee2Rodrigues, Kléber Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5404409205728691pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoDiante da pandemia da Covid-19, doença causada por um novo coronavírus, as instituições escolares adotaram o ensino remoto emergencial. Nesse contexto, os professores tiveram que realizar mudanças nas suas práticas de avaliação. Nesta pesquisa, buscamos analisar as práticas avaliativas no ensino remoto de docentes das disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira. Constituíram-se referenciais teóricos de avaliação autores como Hoffmann (2001; 2017) e Luckesi (1999). A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram seis docentes que atuam nas disciplinas específicas no curso de Licenciatura em Física. Para a coleta de informações, realizada remotamente devido à pandemia, utilizamos a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Nossos resultados mostraram que os professores desenvolvem práticas avaliativas no ensino remoto similares as que utilizam no ensino presencial. A maioria permanece utilizando instrumentos avaliativos como provas e listas de exercícios de forma pontual com o objetivo de verificar a aprendizagem e atribuir uma nota. Essa prática avaliativa se distancia de uma perspectiva de avaliação processual. Destacamos que apenas um dos professores evidenciou práticas avaliativas nessa perspectiva. Apontamos a necessidade de estudos que aprofundem nossos achados.pt_BR


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