dc.relation | BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia
Napolitano Felício Felix. AULAS PRESENCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA:
relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas.
Revista Augustus, [S.L.], v. 25, n. 51, p. 255-280, 3 jun. 2020. Sociedade Unificada
de Ensino Augusto Motta -UNISUAM.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 9-223, 1977.
BITENCOURT, Betina Magalhães; SEVERO, Marilia Bortoluzzi; GALLON, Shalimar.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: desafios e
potencialidades na educação a distância. Revista Eletrônica de Educação, [S.L.], v.
7, n. 2, p. 211-226, 30 nov. 2013. FAI-UFSCar.
http://dx.doi.org/10.14244/19827199607. Disponível em:
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/607/271. Acesso em: 10
abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de
Licenciatura em Física. Pernambuco: IFPE, 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes
curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível
superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP012002.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.
BRASIL. Resolução no2, de 1o de julho de 2015. Define as diretrizes curriculares
nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de
formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a
formação continuada. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-
9702-ep-S1517-9702201605145723.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2021.
BRASIL A. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento Institucional.
Pernambuco: IFPE, 2015.
BRASIL B. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico Institucional.
Pernambuco: IFPE, 2012.
BRASIL-C. LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei no 9.394. 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em abril de 2021
BRASIL D. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico do Curso de
Licenciatura em Física. Pernambuco: IFPE, 2012.
CAMPOS, Raul Isaias; GOMES, Ivan Carlos Pereira; FURTADO, Wagner Wilson.
Avaliação da aprendizagem no ensino de Física: um olhar sobre as concepções dos
professores licenciados em física da cidade de Inhumas, GO1
. Revista Polyphonía,
[S. L.], v. 23, n. 1, p. 71-81, 2012. Semestral. Disponível em:
https://www.revistas.ufg.br/sv/article/download/26690/15285/. Acesso em: 10 abr.
2021.
CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr.
ANÁLISE DE CONTEÚDO: considerações gerais, relações com a pergunta de
pesquisa, possibilidades e limitações do método. Inf. & Soc, João Pessoa, v. 24, n.
1, p. 13-18, 28 jul. 2021.
DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO (ORGANIZADORA), Maria
Cecília. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis - RJ:
Vozes, 2009. ISBN 978-85-326-1145-1
FACHINETO, S.; RAZIA SCANTAMBURLO, E. L. .; CELLA ZANGALLI, L. . .;
CEREZER KOHNLEIN, J. T. . AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM MEIO A
PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NO BRASIL. Anuário Pesquisa e Extensão
Unoesc São Miguel do Oeste, [S. l.], v. 5, p. e24090, 2020. Disponível em:
https://unoesc.emnuvens.com.br/apeusmo/article/view/25090. Acesso em: 28 março.
2021.
FEITOSA, Murilo Carvalho; MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro
Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e
Professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
(CTRL+E), 5, 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de
Computação, 2020. p. 60-68.
FONSECA, I. B. Ensino superior: reflexões sobre a avaliação no ensino remoto.
Educação e Ensino Superior Online, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p.23–31, 2021. DOI:
10.24115/2763-762X20211131p.23-31. Disponível em:
https://periodicos.editorialaar.com/index.php/educacaoeensinosuperioronline/article/v
iew/31. Acesso em: 15 ago. 2021.
GUERRA, Gleice Kelly de Souza. Avaliação processual: um estudo das
representações sociais de professoras da rede municipal de ensino do Recife.
_Recife: O Autor, 2009. 318p. il. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de
Pernambuco. CE. Educação, 2009
GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO,
Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes de; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira;
PANOSSO, Mariana Gomide; KIENEN, Nádia; BELTRAMELLO, Otávio;
GONÇALVES, Valquiria Maria. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA:
diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 41, p. 1-27, 2020.
FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/es.238957
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtiva. 45.
ed. Porto Alegre: Mediação, 2017. 160 p. ISBN 978-85-87063-08-3
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre:
Mediação, 2001. 144 p. ISBN 85-87063-46-4
HONORATO, Hercules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A
ARTE DE ENSINAR E A PANDEMIA COVID-19: A VISÃO DOS PROFESSORES.
Revista, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 208-220, Janeiro-Junho 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In:
Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São
Paulo: Loyola, 1992.
LORDÊLO, José Albertino; ROSA, Dora Leal; SANTANA, Lisa de Almeida.
AVALIAÇÃO PROCESSUAL DA APRENDIZAGEM E REGULAÇÃO PEDAGÓGICA
NO BRASIL: implicações no cotidiano docente. Revista Entreideias: educação,
cultura e sociedade, Salvador, Ba, v. 1, n. 17, p. 13-33, jun. 2010. Disponível em:
https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/4555. Acesso em: 17
maio 2021.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e
proposições. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999. ISBN 85-249-0550-6.
MENEZES, J. B. F. de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino
remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação
Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021004, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021004.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5384. Acesso em:
15 ago. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e
criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; GUERRIERO, Iara Coelho Zito. Reflexividade
como éthos da pesquisa qualitativa. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 19, n. 4, p.
1103-1112, abr. 2014. FapUNIFESP (SciELO).
http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014194.18912013. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/DgfNdVrZzZbN7rKTSQ8v4qR/?lang=pt. Acesso em: 30
maio 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos Teóricos
das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação,
Campinas/Sp, v. 40, n. 40, p. 139-153, 27 ago. 2018.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela.
Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede,
em tempos de pandemia. Dialogia, [S.L.], n. 34, p. 351-364, 3 jun. 2020. University
Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em:
https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123. Acesso em: 01 jul. 2021.
MORAES, Cristiane Gonçalves de; CYSNEIROS, Cristiane dos Santos Settimi;
MELO, Débora Pereira Garcia; PFRIMER, Gabriel; MALAQUIAS JÚNIOR, João
Darós; SEGATI, Kelly Deyse; ROCHA, Márcio Dourado; OLIVEIRA, Márcio Marques
de; MONTEIRO, Mary Hellen da Costa. ENSINO, APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO
EM TEMPOS DE PANDEMIA: um olhar sobre os discentes do curso de medicina
veterinária da unievangélica. In: SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES, 39., 2020, Anápolis Go. Anais. Anápolis Go: Unievangélica, 2020. v. 2,
p. 329-332. Disponível em:
http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5745.
Acesso em: 28 mar. 2021.
RIBEIRO, Marinalva Lopes; SANTOS, Mylena Jannis de Oliveira. Avaliação da
aprendizagem: contribuições da pesquisa-ação colaborativa. Revista de Iniciação à
Docência, v. 5, n. 1, maio 2020. - ISSN 2525-4332.
ROCHA, Roberta. Profissionais explicam a diferença entre ensino a distância e
ensino remoto. IFAL, 2021. Disponível em:
<https://www2.ifal.edu.br/noticias/profissionais-explicam-a-diferenca-entre-ensino-re
moto-e-ensino-a-distancia>. Acesso em 20 de jul. 2021.
SANTOS, Silvana Cristina dos; GUERRA, Cícero José Oliveira. AVALIAÇÃO DE
APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com enfoque na avaliação
formativa. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA FACIG, 2., 2016, [S.L]. I Jornada de
Iniciação Científica. Igarassu: Facig, 2016. p. 1-12. Disponível em:
http://pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/semiariocientifico/article/download/
120/100. Acesso em: 02 maio 2021.
SILVA. Rafael Silveira da. Diferenças entre ferramentas síncronas e assíncronas no
EAD. EADBOX, 2018. Disponível em:
<https://eadbox.com/ferramentas-sincronas-e-assincronas/>. Acesso em 20 jul. 2021
SILVA, Francisco José Dias da; NASCIMENTO, José Rodrigues do; SOUZA, Maria
Wedna Soares de; SILVA, Rita de Cássia Canuto da; FRANCELINO, Érica Tamires
da Silva; SANTOS, José Ronaldo dos; PEREIRA, Louise Tereza da Silva. Avaliação
de aprendizagem no ensino da física: o que pensam professores do curimataú
paraibano. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, Pr, v. 6, n. 7, p.
49865-49876, 2020. Brazilian Journal of Development.
http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n7-585. Disponível em:
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13713/11484. Acesso
em: 10 abr. 2021.
VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; MORAES, Érica Brandão de; SANCHEZ,
Martiza Consuelo Ortiz; SOUZA, Deise Ferreira de; PACHECO, Marina Caroline
Marques Dias. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia:
reflexões sobre a prática docente. Research, Society And Development, [S.L.], v.
9, n. 9, p. 1-13, 9 set. 2020. Research, Society and Development.
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. Disponível em:
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153. Acesso em: 02 jul. 2021.
ZEFERINO, Angélica M. Bicudo; PASSERI, Silvia M. R. Ronchim. Avaliação da
aprendizagem do estudante. Cadernos ABEM, Volume 3, Outubro 2000 | pt_BR |