Gestão do conhecimento na área de Tecnologia da informação: um estudo de caso da percepção sobre compartilhamento de conhecimento entre profissionais de TI
Data
2021-03-16Autor
Vieira, Elifas Carvalho
: http://lattes.cnpq.br/2685151639907594
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ambiente competitivo do mundo corporativo sofreu um grande impacto quando
recursos físicos deixaram de ser o principal diferencial estratégico, dando lugar a
recursos intangíveis, mudando o foco das empresas para a inovação. Para lidar com
os novos desafios, a geração de conhecimentos novos e internos tornou- se uma
das principais armas usadas para obtenção de sucesso em meio à concorrência.
Diante disso, as empresas e a academia desenvolveram o conceito de gestão do
conhecimento, com o objetivo de encontrar técnicas, ferramentas e processos, que
maximizam o desenvolvimento de novos conhecimentos. A demanda gerada por
esta transformação, fez com que as organizações encontrassem na tecnologia uma
forte aliada, pela sua característica de romper barreiras de espaço, distância, custo e
tempo. Porém, a gestão do conhecimento não é um tema de tecnologia, mas de
pessoas, e neste contexto se faz necessário entender como os profissionais
compartilham e adquirem conhecimento, e quais as suas percepções a respeito
disso. Este estudo buscou compreender essa questão, com foco em pessoas que
trabalham com tecnologia da informação, com o objetivo de fornecer informações
que ajudem as empresas no planejamento e execução de suas práticas de fomento
de novos conhecimentos. Através de uma pesquisa, foi verificada a percepção que
estes profissionais têm, sobre a relevância no compartilhamento do conhecimento,
que após aplicada a uma análise quantitativa nos deu um panorama que pode ser
utilizado no auxílio à gestão do conhecimento.
Palavras-chave: Gestão do conheciment
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Os conhecimentos indígenas interligados aos conhecimentos da física: o caso das fases da lua
Souza, Natália Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/7740027984833585 (PesqueiraBrasil, 2021-12-20)A educação indígena é garantida por leis como a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais, que estabelecem o direito de um ensino específico e ... -
O conhecimento por um sopro: um olhar sobre o ensino da tuba a partir dos métodos Ulissiano e Da Capo
Batista, Diego Silva de Azevedo,; http://lattes.cnpq.br/8358410544831563 (Belo JardimBrasil, 2022)Esse estudo se propôs entender o processo de ensino e aprendizagem do instrumento tuba, orientado pelos fundamentos e princípios dos métodos Ulissiano e Da capo, sobretudo, no que se referem aos trajetos de musicalização ... -
Conhecimento das mulheres em idade reprodutiva sobre o dispositivo intrauterino
Ramos, Maria Letícia Pereira; http://lattes.cnpq.br/8415701133696125; Mendes, Gennycarla Paulino; http://lattes.cnpq.br/8416335274958317 (PesqueiraBrasil, 2022-12-09)Objetivo: Identificar o conhecimento das mulheres em idade reprodutiva do município de Pesqueira-PE acerca do Dispositivo Intrauterino (DIU). Método: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. A amostra ...