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dc.creatorVieira, Elifas Carvalho
dc.date.accessioned2021-12-13T13:42:20Z
dc.date.available2021-12-13T13:42:20Z
dc.date.issued2021-03-16
dc.identifier.citationVIEIRA, Elifas Carvalho. Gestão do conhecimento na área de Tecnologia da informação: um estudo de caso da percepção sobre compartilhamento de conhecimento entre profissionais de ti. 2021. 85 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação, Campus Jaboatão dos Guararapes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/398
dc.description.abstractThe competitive environment of the corporate world suffered a great impact when physical resources ceased to be the main strategic differential, giving way to intangible resources, changing the focus of companies towards innovation. To deal with the new challenges, the generation of new and internal knowledge has become one of the main weapons used to achieve success in the midst of competition. In view of this, companies and academy developed the concept of knowledge management, with the aim of finding techniques, tools and processes that would maximize the development of new knowledge. The demand generated by this transformation made organizations find in technology a strong ally, due to its characteristic of breaking barriers of space, distance, cost and time. However, knowledge management is not a topic of technology, but of people, and in this context it is necessary to understand how professionals share and acquire knowledge, and what their perceptions are regarding it. This study hopes to understand this issue, focusing on people who work with information technology, with the aim of providing information that helps companies in planning and executing their practices to foster new knowledge. Through a research, it was verified the perception that these professionals have, about the relevance in knowledge sharing, which after applied to a quantitative analysis gave us a panorama that can be used to aid knowledge management.pt_BR
dc.format.extent85 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectComunicação e conhecimentopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e conhecimentopt_BR
dc.titleGestão do conhecimento na área de Tecnologia da informação: um estudo de caso da percepção sobre compartilhamento de conhecimento entre profissionais de TIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Lattes: http://lattes.cnpq.br/2685151639907594pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento Júnior, Francisco do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683834339342079pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento Júnior, Francisco do
dc.contributor.referee2Souza, Natália Mary Oliveira de
dc.contributor.referee3Aureliano, Viviane Cristina Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/66838343 39342079pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/05787580 37141444pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/75430435 49166010pt_BR
dc.publisher.departmentJaboatão dos Guararapespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoO ambiente competitivo do mundo corporativo sofreu um grande impacto quando recursos físicos deixaram de ser o principal diferencial estratégico, dando lugar a recursos intangíveis, mudando o foco das empresas para a inovação. Para lidar com os novos desafios, a geração de conhecimentos novos e internos tornou- se uma das principais armas usadas para obtenção de sucesso em meio à concorrência. Diante disso, as empresas e a academia desenvolveram o conceito de gestão do conhecimento, com o objetivo de encontrar técnicas, ferramentas e processos, que maximizam o desenvolvimento de novos conhecimentos. A demanda gerada por esta transformação, fez com que as organizações encontrassem na tecnologia uma forte aliada, pela sua característica de romper barreiras de espaço, distância, custo e tempo. Porém, a gestão do conhecimento não é um tema de tecnologia, mas de pessoas, e neste contexto se faz necessário entender como os profissionais compartilham e adquirem conhecimento, e quais as suas percepções a respeito disso. Este estudo buscou compreender essa questão, com foco em pessoas que trabalham com tecnologia da informação, com o objetivo de fornecer informações que ajudem as empresas no planejamento e execução de suas práticas de fomento de novos conhecimentos. Através de uma pesquisa, foi verificada a percepção que estes profissionais têm, sobre a relevância no compartilhamento do conhecimento, que após aplicada a uma análise quantitativa nos deu um panorama que pode ser utilizado no auxílio à gestão do conhecimento. Palavras-chave: Gestão do conhecimentpt_BR


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