dc.creator | Vieira, Elifas Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T13:42:20Z | |
dc.date.available | 2021-12-13T13:42:20Z | |
dc.date.issued | 2021-03-16 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Elifas Carvalho. Gestão do conhecimento na área de Tecnologia da informação: um estudo de caso da percepção sobre compartilhamento de conhecimento entre profissionais de ti. 2021. 85 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão e Qualidade em Tecnologia da Informação, Campus Jaboatão dos Guararapes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/398 | |
dc.description.abstract | The competitive environment of the corporate world suffered a great impact when
physical resources ceased to be the main strategic differential, giving way to
intangible resources, changing the focus of companies towards innovation. To deal
with the new challenges, the generation of new and internal knowledge has become
one of the main weapons used to achieve success in the midst of competition. In
view of this, companies and academy developed the concept of knowledge
management, with the aim of finding techniques, tools and processes that would
maximize the development of new knowledge. The demand generated by this
transformation made organizations find in technology a strong ally, due to its
characteristic of breaking barriers of space, distance, cost and time. However,
knowledge management is not a topic of technology, but of people, and in this
context it is necessary to understand how professionals share and acquire
knowledge, and what their perceptions are regarding it. This study hopes to
understand this issue, focusing on people who work with information technology, with
the aim of providing information that helps companies in planning and executing their
practices to foster new knowledge. Through a research, it was verified the perception
that these professionals have, about the relevance in knowledge sharing, which after
applied to a quantitative analysis gave us a panorama that can be used to aid
knowledge management. | pt_BR |
dc.format.extent | 85 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | AKOGLU, Haldun. User's guide to correlation coefficients. Turkish journal of
emergency medicine, v. 18, n. 3, p. 91-93, 2018.
ALVARENGA NETO, Rivadávia Drummond de. Gestão do conhecimento em
organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. Perspectivas em
Ciência da Informação, v. 11, n. 1, 2006.
ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de; NEVES, Jorge Tadeu de
Ramos. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: análise de
casos relatados em organizações públicas e privadas. 2012.
ALVARES, Lillian. Gestão do conhecimento, aprendizado corporativo e
inovação. Diretoria da Prodemge, 2010.
ANTUNES, Maria Thereza Pompa; MARTINS, Eliseu. Capital intelectual: seu
entendimento e seus impactos no desempenho de grandes empresas
brasileiras. Revista Base (Administração e Contabilidade) da UNISINOS, v. 4, n. 1, p.
5-21, 2007.
BEUREN, I. M. (Org.) Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade
– Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2008.
CIANCONI, Regina de Barros et al. Gestão do Conhecimento: visão de indivíduos
e organizações no Brasil. 2003.
CORRAR, Luiz J.; DIAS FILHO, José Maria; PAULO, Edilson. Análise multivariada
para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. Editora Atlas,
2009.
DAVENPORT, Thomas H. Conhecimento empresarial. Elsevier Brasil, 1998.
DE ALMEIDA, Dagoberto Alves et al. Gestão do Conhecimento na análise de falhas:
mapeamento de falhas através de sistema de informação. Production, v. 16, n. 1, p.
171-188, 2006.
DE CARVALHO, Rodrigo Baroni. Intranets, portais corporativos e gestão do
conhecimento: análise das experiências de organizações brasileiras e portuguesas.
2006.
DE OLIVEIRA BARROSO, Antonio Carlos; GOMES, Elisabeth Braz Pereira.
Tentando entender a gestão do conhecimento. Revista de Administração Pública,
v. 33, n. 2, p. 147-170, 1999.
DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. 7. ed. São Paulo: Editora Pioneira,
1998.
FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS-5. Penso Editora, 2009.
G1. Mercado de TI sofre com a falta de profissionais. Disponível em:
<https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especialpublicitario/unifoa/noticia/2020/10/26/mercado-de-ti-sofre-com-a-falta-deprofissionais.ghtml>. Acesso em: 17 de fev. de 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GOMES, Fabrício Pereira; ARAÚJO, Richard Medeiros de. Pesquisa QuantiQualitativa em Administração: uma visão holística do objeto em estudo. Seminários
em administração, v. 8, p. 1-11, 2005.
GRUBER, Thomas R. The acquisition of strategic knowledge. Elsevier, 2013.
HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.
LEITE, Fernando César Lima; DE SOUZA COSTA, Sely Maria. Gestão do
conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em
processos de comunicação científica. Ciência da informação, v. 36, n. 1, 2007.
MATOS, Daniel Abud Seabra; RODRIGUES, Erica Castilho. Análise fatorial. Distrito
Federal: Enap, 2019.
MIRANDA, Roberto Campos da Rocha. O uso da informação na formulação de
ações estratégicas pelas empresas. Ciência da informação, v. 28, n. 3, 1999.
NONAKA, Ikujiro; KONNO, Noboru. The concept of “Ba”: Building a foundation for
knowledge creation. California management review, v. 40, n. 3, p. 40-54, 1998.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa.
Elsevier Brasil, 2004.
PRUSAK, Laurence; DAVENPORT, T. Conhecimento empresarial: como as
organizações gerenciam o seu capital intelectual. Peres L, tradutor, v. 8, 1998.
ROLLETT, Herwig. Knowledge management: Processes and technologies.
Springer Science & Business Media, 2012.
SILVA, Edna Lúcia. Metodologia da pesquisa e Elaboração de dissertação. 3º
Ed. Florianópolis: UFSC, 2001.
SIMÃOZINHO, Sergio de Miranda et al. Gestão do conhecimento na área de
controladoria: um estudo de caso em modelo de estrutura descentralizada. 2012.
SPSS: IBM SPSS Statistics. Versão 25. IBM, 2020. Disponível em:
<https://www.ibm.com/br-pt/products/spss-statistics/details>. Acesso em: 21 de
Agosto de 2020.
STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das
empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Bookman
Editora, 2009. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação e conhecimento | pt_BR |
dc.title | Gestão do conhecimento na área de Tecnologia da informação: um estudo de caso da percepção sobre compartilhamento de conhecimento entre profissionais de TI | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | : http://lattes.cnpq.br/2685151639907594 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento Júnior, Francisco do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6683834339342079 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento Júnior, Francisco do | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Natália Mary Oliveira de | |
dc.contributor.referee3 | Aureliano, Viviane Cristina Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/66838343 39342079 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/05787580 37141444 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/75430435 49166010 | pt_BR |
dc.publisher.department | Jaboatão dos Guararapes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O ambiente competitivo do mundo corporativo sofreu um grande impacto quando
recursos físicos deixaram de ser o principal diferencial estratégico, dando lugar a
recursos intangíveis, mudando o foco das empresas para a inovação. Para lidar com
os novos desafios, a geração de conhecimentos novos e internos tornou- se uma
das principais armas usadas para obtenção de sucesso em meio à concorrência.
Diante disso, as empresas e a academia desenvolveram o conceito de gestão do
conhecimento, com o objetivo de encontrar técnicas, ferramentas e processos, que
maximizam o desenvolvimento de novos conhecimentos. A demanda gerada por
esta transformação, fez com que as organizações encontrassem na tecnologia uma
forte aliada, pela sua característica de romper barreiras de espaço, distância, custo e
tempo. Porém, a gestão do conhecimento não é um tema de tecnologia, mas de
pessoas, e neste contexto se faz necessário entender como os profissionais
compartilham e adquirem conhecimento, e quais as suas percepções a respeito
disso. Este estudo buscou compreender essa questão, com foco em pessoas que
trabalham com tecnologia da informação, com o objetivo de fornecer informações
que ajudem as empresas no planejamento e execução de suas práticas de fomento
de novos conhecimentos. Através de uma pesquisa, foi verificada a percepção que
estes profissionais têm, sobre a relevância no compartilhamento do conhecimento,
que após aplicada a uma análise quantitativa nos deu um panorama que pode ser
utilizado no auxílio à gestão do conhecimento.
Palavras-chave: Gestão do conheciment | pt_BR |