O conhecimento por um sopro: um olhar sobre o ensino da tuba a partir dos métodos Ulissiano e Da Capo
Data
2022Autor
Batista, Diego Silva de Azevedo,
http://lattes.cnpq.br/8358410544831563
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse estudo se propôs entender o processo de ensino e aprendizagem do instrumento tuba,
orientado pelos fundamentos e princípios dos métodos Ulissiano e Da capo, sobretudo, no que
se referem aos trajetos de musicalização e prática inicial do instrumento. A partir desses
aspectos, o trabalho se debruçou sobre a história e a metodologia de ensino do instrumento
tuba, com ênfase na musicalização com os possíveis atravessamentos da cultura local. Os
referidos métodos foram desenvolvidos pelos professores Ulisses Lima e Joel Barbosa,
respectivamente. No campo empírico foram desenvolvidos dois experimentos didáticos,
envolvendo dois alunos iniciantes no estudo da tuba. Os experimentos tomaram como
horizontes os métodos Ulissiano e Da Capo, recebendo algumas adaptações à realidade e
condições locais. De modo geral, pode-se afirmar que os resultados alcançados
corresponderam às expectativas iniciais; na particularidade, no movimento comparativo entre
os dois experimentos, observou-se que a ênfase à cultura local, bem como, a influência da
memória musical na construção da aprendizagem do músico iniciante, foram elementos
predominantes no processo de consolidação dessa aprendizagem individual do instrumento
tuba.