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dc.creatorFarias, Altemar Jatobá de
dc.date.accessioned2021-09-21T13:38:55Z
dc.date.available2021-09-21T13:38:55Z
dc.date.issued2021-04-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/366
dc.description.abstractThis work aims to analyze the characteristics related to the teaching of combinatorics in the textbook of the second year of high school; in a special way, focusing on the analysis of the approach of the initial concept of combinatorial analysis brought in the textbook and verifying if this approach helps the understanding of this concept by the student and favors the teacher in its didactic elaboration and in the management of the classes, we anchored this research in didactic transposition theory, developed by Yves Chevallard. It is a bibliographic research bringing theoretical discussions about the textbook and its use as a pedagogical tool. The results indicate that the book should improve its contextualization of knowledge. The official document to BNCC, on the other hand, needs to give a little more value to combinatorial analysis, as it presents only one competence related to the content.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. 1. ed. Curitiba: Editora UFPR, 2007. v. 1. 218p. ANBROZI, L Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória. Caxias do Sul, 2017. BARRETO FILHO, B.; SILVA, C. X. da. Matemática aula por aula. São Paulo: FTD, 2000. BESSA DE MENEZES, M. Praxeologia do Professor e do Aluno: uma análise das diferenças no ensino de equações do segundo grau. Tese de Doutorado, UFPE, 2010. BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto:Porto Editora, 1994. BOSCH, M.; GASCÓN, J. 25 años de Transposición Didáctica. In: RUIZ-HIGUERAS, L.; ESTEPA, A.; GARCÍA, F. J. Sociedad, Escuela y Matemáticas. Aportaciones de la teoría Antropológica de lo Didáctico. Jaén: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Jaén., 2006. p. 385-406. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. BRITO MENEZES, A.P.A.. Contrato Didático e Transposição Didática: InterRelações entre os Fenômenos Didáticos na Iniciação á Álgebra na 6o Série do Ensino Fundamental. Tese de Doutorado, UFPE, 2006. CHEVALLARD, Y. La Transposiciòn Didáctica Del Saber Sabio Al Saber Enseñado. Tradução de CLAUDIA GILMAN. 1a. ed. Buenos Aires: Aique, 1997. Título original (La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. (Original de 1991). COSTA, Manoel dos S.; ALLEVATO, Norma S. G. Livro didático de Matemática: análise de professores polivalentes em relação ao ensino de Geometria. Revista Vidya, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 71-80, jul./dez., 2010. DANTE, L. R. Matemática. São Paulo: Ática, 2008. DANTE, L.R. Contexto e Aplicações. São Paulo, Atica,2013. FIORENTINI, D.; LORENZATO. S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar, combinatória e probabilidade. 7. ed. São Paulo: Atual, 2004. MELO, M.A.P. Ecologia do Saber: o caso da análise combinatória em documentos oficiais e livros didáticos da educação básica. Tese. Doutorado em Educação da UFPE. Recife: UFPE, 2018. PAIS, L. C. Didática da Matemática; uma análise da influência francesa. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. Como crianças de 1a à 4a série resolvem problemas de raciocínio combinatório? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, II, 2003, Recife Anais... Recife – UFRPE: SIPEMAT, 2008. ___ PESSOA, Cristiane. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório do 2o ano do Ensino Fundamental ao 3o ano do Ensino Médio. Tese. Doutorado em Educação da UFPE. Recife: UFPE, 2009. SOUZA, J. R. DE. NOVO OLHAR À MATEMÁTICA. 2. ED. SÃO PAULO: FTD, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Matemáticapt_BR
dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.titleOlhando a análise combinatória sob o ponto de vista da teoria da transposição didáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9643627305219337pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de analisar as características relativas ao ensino de combinatória no livro didático do segundo ano do ensino médio; de maneira especial, centra-se na análise da abordagem do conceito inicial de análise combinatória trazido no livro didático e verificando se está abordagem ajuda a compreensão deste conceito pelo aluno e favorece o professor na sua elaboração didática e na gestão das aulas, ancoramos esta pesquisa na teoria da transposição didática, desenvolvida por Yves Chevallard. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico trazendo discussões teóricas acerca do livro didático e seu uso como ferramenta pedagógica. Os resultados apontam que o livro deve melhorar a sua contextualização do saber. Já o documento oficial a BNCC, precisa valorizar um pouco mais a análise combinatória, pois apresenta apenas uma competência relacionada ao conteúdo.pt_BR


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