dc.relation | BARDIN, I. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994. 226 p.
BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S.; AMARAL, R. B. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ONLINE. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
CARVALHO, G. L. Laboratório de ensino de Matemática no contexto de uma
escola de Ensinos Fundamental e Médio. 2011. Dissertação de Mestrado (Ensino
de matemática)-Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2011.
CRUZ, M. C. O. M. LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DA FEUSP (Relatório
Final). São Paulo: FEUSP; p. 38. 2017.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE
EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão
Universitária. Florianópolis, 2012. Disponível em:
https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-
Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021.
JAQUES, P. A.; NUNES, M. A. S.N. Computação Afetiva aplicada à Educação. In:
SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M.; SANTOS, E. O. (Org.). Informática na Educação:
games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua.
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na
Educação CEIE-SBC, v.7). Disponível em: https://ieducacao.ceie-
br.org/computacaoafetiva. Acesso em: 29 Mar. 2021.
LORENZATO, S. et al. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de
Professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/ CÂMARA
DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução no 7, de 18 de Dezembro de 2018.
Estabelece as Diretrizes para a Extensão na educação Superior Brasileira e
Regimenta o disposto na meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano
nacional de Educação – PNE 2014 –2024 e dá outras providências. Diário Oficial
da União: seção 1, Brasília, DF, n. 243, p. 49, 19 dez. 2018. Disponível em:
https://apoiocoordenadoriascursosgraduacao.paginas.ufsc.br/files/2018/12/Resolu%
C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-7-Diretrizes-para-a-Extens%C3%A3o-1.pdf.
Acessado em: 25 mar. 2021.
PAULA. J. A. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces:
revista de extensão, Minas Gerais, v. 1, n. 1, p. 05-23, 2013.
.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L.H. C. A educação híbrida em tempos
de pandemia: algumas considerações. In: Observatório Socioeconômico da
COVID-19 (OSE). 2020. Dispnível em:
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-
Educacao-Hibridaem-Tempos-de-Pandemia.pdf. Acessado em: 22 mar. 2021.
PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação
de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de
ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores associados,
2006.
PASSOS, N. C. Laboratório de Educação Matemática: as atividades do subprojeto
PIBID da Licenciatura em Matemática UDESC. Joinville, 2013. Trabalho de
conclusão de curso. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA –
UDESC.
PESQUEIRA. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2010. Disponível em:
https://www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira/cursos/superiores/licenciaturas/matematic
a/projeto-pedagogico/projeto-pedagogico_curso-matematica.pdf. Acesso em: 20
mar. 2021.
RECIFE. PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE INSTITUCIONAL DO INSTITUTO
FEDERAL DE PERNAMBUCO (2014 – 2018). 2015. Disponível em:
https://www.ifpe.edu.br/o-ifpe/desenvolvimento-institucional/pdi/pdi-completo-2014-
2018.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
RIBEIRO, R. C. ENSINO E APRENDIZAGEM ON-LINE: Uma Análise do Processo
Educativo. Cotia: Relatório de Estudo Concluído, p.10, 2014. Disponível em:
http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/379.pdf. Acesso em: 25 fev.
2021.
SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. 1. Ed. Teresina: EDUFPI, 2019.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: Um fenômeno da cibercultura. In:
Actas Congresso Nacional galego-Português de Psicopedagogia. 10., 2009,
Braga: Universidade do Minho, 2009,. p. 5658-5671.
SILVA, J. A. R. JUNIOR, R. B.; OLIVEIRA, F. B. Abandono e conclusão de alunos
inscritos em cursos MOOC. In: Congresso Internacional ABED de Educação a
Distância (CIAED), 20, 2014a. Disponível em: http://www.abed.org.br/hotsite/20-
ciaed/pt/anais/pdf/116.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.
TOZETTO, S. S. DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA. In: Congresso
Nacional de Educação, 13., 2017. São Paulo. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23503_13633.pdf. Acesso em: 27 mar.
2021.
TURRIONI, A. M. S. O Laboratório de Educação Matemática na Formação de
Professores. Dissertação de Mestrado, Unesp – Rio Claro, 2004.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VICARI, R. M. Inteligência Artificial aplicada à Educação. In: PIMENTEL, Mariano;
SAMPAIO, F. F.; SANTOS, E. O. (Org.). Informática na Educação: games,
inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto
Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação
CEIE-SBC, v.7). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/inteligenciaartificial
Acesso em: 30 Mar. 2021. | pt_BR |