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dc.creatorSantos, Afonso Henrique dos
dc.date.accessioned2021-09-17T12:40:34Z
dc.date.available2021-09-17T12:40:34Z
dc.date.issued2021-04-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/364
dc.description.abstractThis article aims to point out if there are mathematical problems in the textbooks of the final grades of elementary school that require the use of the calculator, as well as its relationship with the skills of the BNCC. It is a theoretical research with a qualitative approach. Its methodology had three stages, where the first listens to the choice of the book, the second, the identification of the problems that use the calculator and the third, where the relation of the questions with the competences was established. The results show that there are a considerable number of mathematical problems that require the use of the calculator. In addition, the 9th grade book presented a greater number of problems related to a single content, financial mathematics.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARBOSA, Gerson Silva. Teoria das situações didáticas e suas influências na sala de aula. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7303_4383_ID.pdf>. Acessado em: janeiro de 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. FROTA, Maria Clara Rezende; BORGES, Oto. Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologias na educação matemática. Educação matemática, n. 19, 2011. Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/t199.pdf>. Acesso em: outubro de 2020. FREITAS, José Luiz Magalhães de. Teoria das situações didáticas. In: FRANCHI, Anna; MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Educação matemática: Uma (nova) introdução. 3a ed. São Paulo: EDUC, 2008. Pág. 77-111. GUINTHER, Ariovaldo. O uso das calculadoras nas aulas de matemática: concepções de professores, alunos e mães de alunos. Disponível em:<http://www2.rc.unespe.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/23-1-A- gt6_ariovaldo_ta.pdf>. Acesso em: outubro de 2020. LORENTE, Francisco Manoel Pereira. Utilizando a calculadora nas aulas de matemática. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/371- 4.pdf>. Acesso em: outubro de 2020. MEDEIROS, Kátia Maria de. A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 14, p. 19-28, ago.2003. OLIVEIRA, Edivaldo Fialho de. A calculadora como ferramenta de aprendizagem. 2011.1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso – (licenciatura – matemática) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/120264/oliveira_ef_tcc_guara.p df?sequence=1>. Acesso em: outubro de 2020. PESENTE, Ilisandro; Olgin, Clarissa de Assis; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Explorando os recursos da calculadora em sala de aula no ensino fundamental. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1071_272_ID.pdf>. Acessado em: outubro de 2020. Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (6o ano). 5a edição. São Paulo: Moderna, 2018. Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (7o ano). 5a edição. São Paulo: Moderna, 2018. Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (8o ano). 5a edição. São Paulo: Moderna, 2018. Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (9o ano). 5a edição. São Paulo: Moderna, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEducação - Tecnologiapt_BR
dc.titleO livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466177208105789pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Almeida, Franciane Alves de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8816078323400462pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se de uma pesquisa teórica com uma abordagem qualitativa. Sua metodologia teve três etapas, onde a primeira ouve a escolha do livro, a segunda, a identificação dos problemas que utilizam a calculadora e a terceira, onde foi estabelecida a relação das questões com as competências. Os resultados apontam que existe uma quantidade, considerável de problemas matemáticos que solicitam o uso da calculadora. Além disso, o livro do 9o ano apresentou uma maior quantidade de problemas relacionados a um único conteúdo, matemática financeira.pt_BR


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