dc.creator | Santos, Afonso Henrique dos | |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T12:40:34Z | |
dc.date.available | 2021-09-17T12:40:34Z | |
dc.date.issued | 2021-04-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/364 | |
dc.description.abstract | This article aims to point out if there are mathematical problems in the textbooks of the
final grades of elementary school that require the use of the calculator, as well as its
relationship with the skills of the BNCC. It is a theoretical research with a qualitative
approach. Its methodology had three stages, where the first listens to the choice of the
book, the second, the identification of the problems that use the calculator and the
third, where the relation of the questions with the competences was established. The
results show that there are a considerable number of mathematical problems that
require the use of the calculator. In addition, the 9th grade book presented a greater
number of problems related to a single content, financial mathematics. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BARBOSA, Gerson Silva. Teoria das situações didáticas e suas influências na
sala de aula. Disponível em:
<http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7303_4383_ID.pdf>. Acessado
em: janeiro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
2017.
FROTA, Maria Clara Rezende; BORGES, Oto. Perfis de entendimento sobre o
uso de tecnologias na educação matemática. Educação matemática, n. 19, 2011.
Disponível em: <https://anped.org.br/sites/default/files/t199.pdf>. Acesso em:
outubro de 2020.
FREITAS, José Luiz Magalhães de. Teoria das situações didáticas. In: FRANCHI,
Anna; MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Educação matemática: Uma (nova)
introdução. 3a ed. São Paulo: EDUC, 2008. Pág. 77-111.
GUINTHER, Ariovaldo. O uso das calculadoras nas aulas de matemática:
concepções de professores, alunos e mães de alunos. Disponível em:<http://www2.rc.unespe.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/23-1-A-
gt6_ariovaldo_ta.pdf>. Acesso em: outubro de 2020.
LORENTE, Francisco Manoel Pereira. Utilizando a calculadora nas aulas de
matemática. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/371-
4.pdf>. Acesso em: outubro de 2020.
MEDEIROS, Kátia Maria de. A influência da calculadora na resolução de
problemas matemáticos abertos. Educação Matemática em Revista, Brasília, n.
14, p. 19-28, ago.2003.
OLIVEIRA, Edivaldo Fialho de. A calculadora como ferramenta de aprendizagem.
2011.1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso – (licenciatura – matemática) –
Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
Disponível em:
<https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/120264/oliveira_ef_tcc_guara.p
df?sequence=1>. Acesso em: outubro de 2020.
PESENTE, Ilisandro; Olgin, Clarissa de Assis; GROENWALD, Claudia Lisete
Oliveira. Explorando os recursos da calculadora em sala de aula no ensino
fundamental. Disponível em:
<http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1071_272_ID.pdf>.
Acessado em: outubro de 2020.
Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (6o ano). 5a edição. São Paulo:
Moderna, 2018.
Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (7o ano). 5a edição. São Paulo:
Moderna, 2018.
Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (8o ano). 5a edição. São Paulo:
Moderna, 2018.
Silveira, Ênio. Matemática: compreensão e prática (9o ano). 5a edição. São Paulo:
Moderna, 2018. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Calculadora | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação - Tecnologia | pt_BR |
dc.title | O livro didático e os problemas matemáticos relacionados a calculadora | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1466177208105789 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Franciane Alves de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8816078323400462 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo pretende apontar se existem problemas matemáticos nos livros didáticos
das series finais do ensino fundamental que solicitam o uso da calculadora, bem como
a sua relação com as competências da BNCC. Trata-se de uma pesquisa teórica com
uma abordagem qualitativa. Sua metodologia teve três etapas, onde a primeira ouve
a escolha do livro, a segunda, a identificação dos problemas que utilizam a calculadora
e a terceira, onde foi estabelecida a relação das questões com as competências. Os
resultados apontam que existe uma quantidade, considerável de problemas
matemáticos que solicitam o uso da calculadora. Além disso, o livro do 9o ano
apresentou uma maior quantidade de problemas relacionados a um único conteúdo,
matemática financeira. | pt_BR |