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dc.creatorSilva, Nallyson Felipe da
dc.date.accessioned2021-09-01T14:54:04Z
dc.date.available2021-09-01T14:54:04Z
dc.date.issued2020-11-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/360
dc.description.abstractThe vectorial treatment of Analytical Geometry has been excluded from discussions in state curricular menus and high school textbooks over the past two decades. Therefore, this work presents as methodology a literature review with emphasis on the qualitative approach, which aims to treat isometric transformations in the classroom with the use of GeoGebra, free mathematical software that can be installed, even, on smartphones and tablets. Our proposal specifically discusses isometric operations of reflection, translation and rotation in the plane in which, for each of these, there is in the application an equivalent command for treating vectors in the plane. This allowed us to affirm that there is the possibility of including these technologies in the school environment, which can improve the visualization of abstract concepts such as those treated through the vector discussion of Analytical Geometry, in addition to allowing an interdisciplinary process in the classroom.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectGeometria Analítica - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do ensino médio usando o GeoGebrapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0424256562114587pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes Júnior, Erivaldo Ferreira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526949870166489pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes de Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoO tratamento vetorial da Geometria Analítica vem sendo excluído das discussões em ementas curriculares estaduais e livros didáticos do Ensino Médio no decorrer das duas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho apresenta como metodologia uma revisão da literatura com ênfase na abordagem qualitativa, a qual visa o tratamento de transformações isométricas em sala de aula com o uso do GeoGebra, software matemático gratuito que pode ser instalado, inclusive, em smartphones e tablets. Nossa proposta discute especificamente operações isométricas de reflexão, translação e rotação no plano em que, para cada uma destas, há no aplicativo um comando equivalente para tratamento de vetores no plano. Isso nos permitiu afirmar que há a possibilidade de inclusão dessas tecnologias no ambiente escolar, o que pode melhorar a visualização de conceitos abstratos como os tratados através da discussão vetorial da Geometria Analítica, além de permitir um processo interdisciplinar em sala de aula.pt_BR


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