dc.relation | ARAGÃO, E. R. Transformações Geométricas Isometriase Ornamentos. Trabalho de
Conclusão de Curso. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica.
Unicamp. Campinas, São Paulo, 2011.
BREDA, A. & TROCADO, A. & DOS SANTOS, J. O Geogebra para além da segunda
dimensão. Indagatio Didactica. 5, 2013.
CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática.
Quadrante, Vol. XVI, No 2, 2007.
CORDEIRO, E. M.; de Oliveira, G. S. Os primeiros anos do ensino fundamental: um
estudo psicopedagógico sobre as origens das dificuldades de aprender matemática.
Encontro de pesquisa em educação, 7, 2013. Anais... v. 1, n. 1, Uberaba, 2013.
DANTE, L. R. Matemática Dante. Volume Único, v. 1, 2005.
DIAS, A. S. A utilização de vetores auxiliando o aprendizado da Geometria Analítica
no Ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Matemática)
– Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, RJ.
ENSWORTH, C. Thrust Vector Control for Nuclear Thermal Rockets. In: 49th
AIAA/ASME/SAE/ASEE Joint PropulsionConference, p. 4075. 2013.
FURLANI, C. O uso de conceitos de Geometria Analítica no Ensino Médio com o
Auxílio do GeoGebra, 1993. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional em
Matemática) – Setor de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual de Ponta
Grossa, Ponta Grossa.
GEOGEBRA. Aplicativos Matemáticos. Disponível em: https://www.geogebra.org/ .
Acesso em: 20 ago. 2020.
GORDO, M. F. P. C. M. A Visualização Espacial e a Aprendizagem da Matemática.
1993. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade
de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.
MASOLA, W. de J.; ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades de aprendizagem matemática
de alunos ingressantes na educação superior. Revista Brasileira de Ensino Superior,
Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 64-74, jun. 2016. ISSN 2447-3944. Disponível em:
https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1267. Acesso em: 14 set.
2020. doi:https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p64-74. nos primeiros anos.
Quadrante, Vol. XVI, No 2, 2007.
MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias.
Rvista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 12, p. 15, Mai/Ago 2004.
PACHECO, M. & ANDREIS, G. Causas das dificuldades de aprendizagem em
Matemática: percepção de professores e estudantes do 3o ano do Ensino Médio,
2018. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB. 1. 105.
10.18265/1517-03062015v1n38p105-119.
RANGEL, A. S. Educação matemática e a construção do número pela criança. Porto
Alegre. Artes Médicas, 1992.
REZENDE, E. Q. F. QUEIROZ, M. L. B. Geometria Euclidiana Plana e Construções
Geométricas. Editora Unicamp, Campinas, 2000.
RODRIGUES, J. M. Geometria analítica com enfoque vetorial no ensino médio,
2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado profissional em Matemática) – Instituto de
Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de
Campinas. Campinas, SP.
SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, LSB dos. Dificuldades na aprendizagem
de Matemática. Monografia de Graduação em Matemática. São Paulo: UNASP,
2007.
SANTOS, R. J. Matrizes, Vetores e Geometria Analítica. Minas Gerais: UFMG, 2010.
ISBN 85-7470-014-2.
SILVA, R. I.; IGREJA, J. A.; OLIVEIRA, M. P. de O.; RODRIGUES, P. G. JUNIOR, S.
A. J. Análise geométrica do estudo das posições relativas entre reta e plano com o
Geogebra. REVEMAT. Florianópolis (SC), v.12, n. 1, p. 78-86, 2017.
SILVA, R. S. Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento
Vetorial, 2013. Dissertação de Mestrado (Mestrado profissional em Matemática) –
Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES.
TOKARNIA, M. Desempenho de estudantes do ensino médio é menos que os de 20
anos atrás, 2016. Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-09/desempenho-de-
estudantes-do-ensino-medio-e-menor-que-o-de-20-anos-
atras#:~:text=O%20desempenho%20de%20estudantes%20no,b%C3%A1sico%2C%
20concentrando%20os%20piores%20indicadores. Acesso em: 14 de set de2020. | pt_BR |