O tratamento vetorial para conceitos de geometria analítica do ensino médio usando o GeoGebra
Data
2020-11-19Autor
Silva, Nallyson Felipe da
http://lattes.cnpq.br/0424256562114587
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O tratamento vetorial da Geometria Analítica vem sendo excluído das discussões em
ementas curriculares estaduais e livros didáticos do Ensino Médio no decorrer das
duas últimas décadas. Sendo assim, este trabalho apresenta como metodologia uma
revisão da literatura com ênfase na abordagem qualitativa, a qual visa o tratamento
de transformações isométricas em sala de aula com o uso do GeoGebra, software
matemático gratuito que pode ser instalado, inclusive, em smartphones e tablets.
Nossa proposta discute especificamente operações isométricas de reflexão,
translação e rotação no plano em que, para cada uma destas, há no aplicativo um
comando equivalente para tratamento de vetores no plano. Isso nos permitiu afirmar
que há a possibilidade de inclusão dessas tecnologias no ambiente escolar, o que
pode melhorar a visualização de conceitos abstratos como os tratados através da
discussão vetorial da Geometria Analítica, além de permitir um processo
interdisciplinar em sala de aula.