dc.relation | AZEVEDO, W. Muito Além do Jardim de Infância: temas de educação online. Rio de Janeiro: Armazém digital, 2005. Disponível em: http://www.aquifolium.com.br/educacional/livro/muitoalemparafolhear.pdf. Acesso em: 6 fev. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf (mec.gov.br). Acesso em: 08 de março de 2021.
BRASIL, Ministério da Educação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 dez. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação - CNE. Resolução Nº 2 de 9 de outubro de 2018. Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98311-rceb002-18&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em: 2 dez. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 2000. Disponível em: portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio parte III (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias). Brasília, 2000. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf> Acesso em: 20 dez. 2020.
CARDOSO S. P; COLINVAUX D. Explorando a motivação para estudar Química. QUÍMICA NOVA, Niterói – RJ, Vol. 23, nº. 2, p. 401 - 404. 2000.
CARMO, R.O.S.; FRANCO, A.P. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, e210399(1-29), ago. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v35/1982-6621-edur-35-e210399.pdf. Acesso em: 26 de janeiro de 2021.
COLL, C. Marc Curricular per a l'Ensenyament Obligatori. Barcelona, Dep.de Enseñanza de la Generalitat de Cataluña, 1986.
FIORI, R.; GOI, M.E.J. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, Ciência Humanas, v.18, Especial. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807. Disponível em: http://periodicosnovo.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807/1570. Acesso em: 02 jan. 2021
FREIRE. P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D‟água, 1997. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/paulo-freire/professora-sim-tia-nao.pdf/view. Acesso em: 5 fev. 2021.
QEDU (Brasil). Aprendizado dos alunos: Ipojuca. 2018. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/4455-ipojuca/aprendizado. Acesso em: 5 fev. 2021.
QEDU (Brasil). Ipojuca: Ideb 2019. Disponível em: Ipojuca: Ipojuca: Ideb (qedu.org.br). Acesso em: 5 fev. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2009.
IFPEa. Projeto Pedagógico Curso Técnico em Mecânica Modalidade Integrado. Resolução nº 11, Ipojuca, 27 de janeiro de 2019. Disponível em: <projeto-pedagogico-curso-tecnico-integrado-mecanica-ifpe-campus-ipojuca.pdf> Acesso em: 27 ago. 2020.
IFPEb. Suspensão das atividades de 16 a 31 de março. Ipojuca,2020. Disponível em: https://www.ifpe.edu.br/noticias/nota-oficial-das-universidades-que-compoem-o-consorcio-pernambuco-universitas-e-os-institutos-federais-de-pernambuco. Acesso em: 15 dez. 2020.
IFPEc. IFPE retoma atividades remotas. Ipojuca, 17 de agosto de 2020. Disponível em https://www.ifpe.edu.br/noticias/ifpe-retoma-atividades-remotas-em-11-campi Acesso em: 15 dez. 2020.
Instituto UNIBANCO. Estudantes compartilham os desafios de estudar na pandemia. 2020. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/conteudo/estudantes-compartilham-os-desafios-de-estudar-na-pandemia-em-webinario-realizado-pelo-instituto-unibanco/. Acesso em: 28 dez. 2020.
KNECHTEL, M.R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: InterSaberes, 2014.
LUTFI, M. Ferrados Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Unijuí, 1992.
MORAN, J.M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, Marco. (org). Educação online: teorias, práticas, legislação, Formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. p. 41-52.
NASCIMENTO, V.F. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Prática do Professor de Ciências entre a Formação e a Sala de Aula. 1.ed. Curitiba, PR: Appris, 2020.
OPAS/OMS (Brasil). Folha informativa COVID-19: Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 12 jan. 2021.
PERNAMBUCO, Legislação Estadual. Decreto nº 48809, de 14 de março de 2020. LegisWeb. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390762. Acesso em: 15 dez. 2020.
PERNAMBUCO, Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco: ensino fundamental. União dos Dirigentes Municipais de Educação. Recife: A Secretaria, 2019.
PILETTI, C. Didática Geral. 23ª edição. 5ª impressão. São Paulo. SP: Editora Ática 2004.
POZO, J.I.; CRESPO, M.A.G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RANGEL, M. Métodos de ensino para aprendizagem e dinamização das aulas. 2 ed. Papirus editora, 2014.
SANTOS, R. R. C. dos; ADORNI, D. S; ALEXANDRINO, D. M. O Estágio Curricular em Química e o olhar do licenciando sobre a prática docente no Ensino Médio. XI Congresso Nacional de Educação - Educere. Curitiba, 2013.
SANTOS, W. L. P. A Química e a formação para a cidadania. Educación Química, vol. 22, nº 4, México - oct. 2011.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. A dimensão social do ensino de Química - um estudo exploratório da visão de professores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação, São Paulo, 1999.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química – Compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIIJUÌ, 1997.
SILVA, M. M. A. da. Formação continuada de professores e tecnologias: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na educação básica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13059/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Maristela%20Maria%20Andrade%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 21 jan. 2021.
SILVA, P. A. dos S. Abordagem pedagógica no ensino de química em tempos de aulas remotas. Monografia (Licenciatura em Química) - IFPE, Pernambuco, 2020.
VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2005.
VOIGT, C. L (org). Apresentação. O ensino de química 2. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019.
ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |