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dc.creatorOliveira, Jeane Maria de Lima
dc.date.accessioned2021-08-02T13:38:53Z
dc.date.available2021-08-02T13:38:53Z
dc.date.issued2021-02-24
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/344
dc.description.abstractThis study aimed to describe the students' perspectives regarding the contents of Chemistry in remote classes. The discussion highlighted the mediating elements in the teaching-learning process, specifically the content, based mainly on Zabala (1998). The research approach was qualitative, descriptive. The online questionnaire was used to build the data. The empirical field was a Federal Institute of Pernambuco (IFPE) and the participating subjects were students of technical courses integrated to high school. In relation to the students' perspectives on the contents of Chemistry in remote classes, the results showed the students have difficulties in perceiving relations of this curricular component with daily life and their contributions to personal and professional life, regardless of the subject's area of choice for professional activity. In addition, students pointed out that the contents related to stoichiometry and the study of ideal gases, as the most difficult to learn among the contents studied in remote classes. In this case, there is a need for basic knowledge of Mathematics and the Portuguese language that allow the students have a better understanding of calculations, formulas and theories, in a contextualized manner, with methodologies adapted to the distance communication.pt_BR
dc.format.extent68 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologias didáticaspt_BR
dc.titleOs conteúdos de química sob o olhar dos estudantes: perspectivas das aulas remotaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042071423565285pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maristela Maria Andrade da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596405835005427pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral descrever as perspectivas dos estudantes com relação aos conteúdos de Química nas aulas remotas. A discussão destacou os elementos mediadores no processo de ensino aprendizagem, especificamente os conteúdos, fundamentados principalmente em Zabala (1998). A abordagem da pesquisa foi qualitativa, do tipo descritiva. Utilizou-se o questionário, de forma online, para construção dos dados. O campo empírico foi um Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e os sujeitos participantes foram os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Em relação às perspectivas dos estudantes sobre os conteúdos de Química nas aulas remotas, constatou-se que estes têm dificuldades em perceber relações desse componente curricular com o cotidiano e suas contribuições para a vida pessoal e profissional, independente da área de escolha do sujeito para atividade profissional. Além disso, os estudantes pontuaram que os conteúdos relacionados a estequiometria e ao estudo dos gases ideais como sendo os mais difíceis de aprender entre os conteúdos estudados nas aulas remotas. Neste caso, observa-se a necessidade dos conhecimentos de base Matemática e da Língua Portuguesa para que os estudantes tenham uma melhor compreensão de cálculos, fórmulas e teorias, de maneira contextualizada e com metodologias adaptadas à condição de comunicação a distância.pt_BR


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