Biblioteca inclusiva: identificando estratégias e especificando recomendações para o suporte aos estudantes com deficiência visual no Ensino Profissional e Tecnológico
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Data
2021-05-07Autor
Nunes, Ada Verônica de Novaes
http://lattes.cnpq.br/1742355866452828
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Esta dissertação teve como objetivo verificar a contribuição de um Guia Recomendativo visando o fomento ao suporte inclusivo das bibliotecas para os estudantes com deficiência visual no âmbito dos Institutos Federais, em especial, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O problema de pesquisa que norteou o trabalho concentra-se na ausência ou limitação de estratégias específicas direcionadas às bibliotecas do IFPE quanto ao atendimento das demandas desses estudantes, tendo em vista que eles necessitam da informação em formato acessível ou adaptado para consumi-las. Para a condução do trabalho foi planejado e implementado um protocolo de revisão de literatura sistemática de modo a selecionar os trabalhos associados com a temática. Por meio desse protocolo, foi possível identificar um conjunto de ações quanto ao suporte inclusivo para os estudantes com deficiência visual no contexto de diferentes Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que resultaram na identificação de 13 (treze) estratégias. Essas estratégias representam, portanto, um conjunto inicial de ações identificadas que podem ser exploradas em contextos específicos da EPT. A partir disso, o método planejado e aplicado consistiu em um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa que conduziu esta investigação. Esse estudo foi composto por 04 (quatro) fases a saber: (i) observação diagnóstica, (ii) análise documental, (iii) órgãos do IFPE e (iv) docentes e os estudantes com deficiência visual. Para a realização dessas fases foram utilizados instrumentos específicos, como: visita in loco, entrevistas abertas e questionários semiestruturados. O universo investigado foi o IFPE, especificamente, as bibliotecas dos Campus Garanhuns e Campus Recife. Para a análise de dados foi adotada a análise de conteúdo com abordagem lógico-semântico para interpretação dos dados. A análise de dados resultou em 04 (quatro) pontos identificados que subsidiaram o desenvolvimento do Produto Educacional (PE). Na sequência, é apresentado o Produto Educacional e o seu processo de desenvolvimento resultante das fases constituintes do processo metodológico. O PE foi organizado em formato de Guia ofertado em meio digital, composto por 04 (quatro) recomendações, todas com caráter sugestivo e com direcionamentos no que tange as bibliotecas para promover sistematicamente a inclusão dos estudantes com deficiência visual. Por fim, A etapa de avaliação da aplicabilidade do PE foi realizada por 11 (onze) especialistas, todos servidores do IFPE que estão envolvidos de algum modo nesse processo. O roteiro metodológico para a avaliação do PE foi baseado em 05 (cinco) dimensões. Os resultados sinalizaram a sua necessidade e o seu potencial de uso no contexto da EPT. Os pontos de melhoria indicados pelos especialistas permitiram realizar os ajustes necessários à disponibilização de uma nova versão do PE no repositório eduCAPES