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dc.creatorSantos, Luciara Mafra dos
dc.date.accessioned2021-03-25T15:03:38Z
dc.date.available2021-03-25T15:03:38Z
dc.date.issued2021-01-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/259
dc.description.abstractSelf-determined motivation can be based on types or the quality of an individual's motivation, as well as their quantity. This basic psychological process can provide important results for psychological health and well-being, performance, effective, creative problem solving and deep or conceptual learning. Therefore, the general objective of this work was to evaluate the self-determined motivation of teachers in the areas of Exact, Earth and Biological Sciences. The Teacher Motivation Scale (EMD), already validated in Brazil, was used as a data collection instrument, being composed of five dimensions (performance, development, teaching practice, continuing education and institutional insertion). Sociodemographic questionnaires, about the experiences and characteristics linked to the teaching career, in addition to the situations experienced during social isolation due to the pandemic of COVID-19, were included to the set of requested information. Through an online survey, the sample consisted of 104 public or private teachers who work or have worked in Elementary School II, High School and Higher. The results obtained in the chi-square tests indicated significant associations between the variables "socioeconomic class", "education level", "teaching time" and "public sphere". In Pearson's correlations, eleven correlations (direct and indirect) were found between the dimensions of the EMD and the sociodemographic data and the experiences in teaching. In the frequencies and measures of central tendency of the dimensions of the EMD, it was verified that the development dimension has a greater approximation with the self-determined motivation, in contrast to the institutional insertion dimension, which was constituted with less approximation. It was concluded that the self-determined motivation is correlated with the sociodemographic profile and the experiences in teachers' teaching, in addition to the indication that the participants were, above all, in the extrinsic motivation stage. It is hoped that these results can be applied to future research.pt_BR
dc.format.extent95 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivação autodeterminadapt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectEscala de motivação docentept_BR
dc.subjectCorrelaçãopt_BR
dc.titleMotivação autodeterminada dos professores das áreas de ciências exatas, da terra e biológicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9135673011681216pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Jane Palmeira Nóbrega
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5465064403883828pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoA motivação autodeterminada pode ser fundamentada em tipos ou pela qualidade da motivação de um indivíduo, bem como por sua quantidade. Este processo psicológico básico pode prever resultados importantes para a saúde psicológica e bem-estar, desempenho, eficácia, resolução criativa de problemas e aprendizagem profunda ou conceitual. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi avaliar a motivação autodeterminada dos professores das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Biológicas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a Escala de Motivação Docente (EMD), já validada no Brasil, sendo composta por cinco dimensões (performance, desenvolvimento, prática docente, formação continuada e inserção institucional). Questionários sociodemográfico, sobre as experiências e características vinculadas à carreira docente, além das situações vivenciadas durante o isolamento social em decorrência a pandemia do COVID-19, foram incluídos ao conjunto das informações solicitadas. Por meio de uma pesquisa online, a amostra foi composta por 104 professores da rede pública ou privada que atuam ou atuaram nos Ensinos Fundamental II, Médio e Superior. Os resultados obtidos nos testes de qui-quadrado indicaram associações significativas entre as variáveis “classe socioeconômica”, “grau de instrução”, “tempo de trabalho docente” e “esfera pública”. Nas correlações de Pearson, constataram-se onze correlações (diretas e indiretas) entre as dimensões da EMD e os dados sociodemográficos e as experiências na docência. Nas frequências e medidas de tendência central das dimensões da EMD foi verificado que a dimensão desenvolvimento possui maior aproximação com a motivação autodeterminada, ao contrário da dimensão inserção institucional que se constituiu com menor aproximação. Concluiu-se que a motivação autodeterminada está correlacionada com o perfil sociodemográfico e as experiências na docência dos professores, além da indicação de que os participantes estavam, sobretudo, na etapa da motivação extrínseca. Espera-se que estes resultados possam ser aplicados em pesquisas futuras.pt_BR


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