dc.creator | Silva, Jany Kelly Souza da | |
dc.date.accessioned | 2021-03-24T01:11:16Z | |
dc.date.available | 2021-03-24T01:11:16Z | |
dc.date.issued | 2020-11-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/247 | |
dc.description.abstract | In this work we analyze the impacts of the pandemic on the final stage of basic
education, we seek to know the methodologies adopted by high school mathematics
teachers in a public school in the state of Pernambuco. For this, we conducted an
exploratory, descriptive research and a case study with a qualitative approach. For
data collection we used a questionnaire using the Google Forms platform. The
results pointed out difficulties regarding access to the internet, as well as the lack of
equipment structure by the students. It was evident that teachers also have
limitations in relation to the remote teaching model, since the use of technologies still
seems to be a limiting factor. The little familiarity of the students and teachers, as well
as the lack of structure in their homes, seems to be one of the factors that most harm
the teaching process and, consequently, has repercussions on the significant
learning by the students. The data also revealed that the difficulties of teaching
mathematics, in remote education, were enhanced, the changes imposed by the
pandemic scared the students and the difficulties of understanding the discipline
ended up multiplying. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160590153. Acesso em: 24 abr. 2020.
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ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Covid -19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.title | Uma análise das metodologias utilizadas por professores de matemática do ensino médio de uma escola pública do interior de Pernambuco durante o período de pandemia do covid-19 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9491150363307887 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Fernando Emilio Leite de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste presente trabalho analisamos os impactos da pandemia sobre a etapa final da
educação básica, buscamos conhecer as metodologias adotadas pelos professores
de matemática do ensino médio em uma escola pública do estado de Pernambuco.
Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, descritiva e um estudo de caso
com abordagem qualitativa. Referenciamos teóricos atuais, como, Arruda (2020) e
Silva (2020). E para a coleta de dados utilizamos um questionário utilizando a
plataforma Google Forms. Os resultados apontaram dificuldades quanto ao acesso à
internet, assim como a falta de estrutura de equipamento por parte dos estudantes.
Ficou evidente que os professores também possuem limitações em relação ao
modelo de ensino remoto, uma vez que o uso das tecnologias ainda parece ser um
fator limitante. A pouca familiaridade dos estudantes e professores, bem como a
falta de estrutura nas residências dos mesmos parece ser um dos fatores que mais
prejudicam o processo de ensino e, por consequência, tem repercussões na
aprendizagem significativa por parte dos estudantes. Os dados revelaram ainda que
as dificuldades do ensino da matemática, no ensino remoto, foram potencializadas,
as mudanças impostas pela pandemia assustaram os estudantes e as dificuldades
de entendimento da disciplina acabaram se multiplicando. | pt_BR |