dc.creator | Lima, Thaís Lavínia Mendes de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-23T18:26:12Z | |
dc.date.available | 2021-03-23T18:26:12Z | |
dc.date.issued | 2020-10-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/246 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to verify the state of the art of manipulative mathematical games and digital mathematical games in dissertations produced by PROFMAT (Professional Master in Mathematics in National Network) from 2013 to 2020, whose program exists since 2011 and has already formed, nationally, more of 5,400 masters, thus showing their seriousness and competence in training these professionals, despite the short time of creation. We conducted a statistical survey on these topics on the institution's website and found that there are 91 works in all. Of these, 71 (78%) deal with manipulative mathematical games, 12 of them, that is, 13%, are about digital mathematical games, and finally 8 of them work in both formats, that is, both manipulative mathematical games and digital mathematical games, which corresponds to 9%. Even though it is predictable that we would find the highest percentage in the use of manipulative mathematical games in relation to the digital ones, in the period of time investigated, given the tradition that the first contemplates, this work becomes a reference for future research, given that from this year on 2020, with the current home confinement, teachers were required to prefer the use of digital technologies and, consequently, for the period after 2020, we will probably have a substantial increase in the use of this type of tool. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=977>. Acesso em:
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sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160590153. Acesso em: 24 abr. 2020.
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Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160280961. Acesso em:
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SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 6o a 9o
ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Jogos | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Digitais | pt_BR |
dc.subject | PROFMAT | pt_BR |
dc.title | Jogo matemático digital ou manipulativo? o estado da arte deste tema nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5391348583326037 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Morais Junior, Erivaldo Ferreira de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4526949870166489 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é verificar o estado da arte dos temas jogos matemáticos manipulativos e jogos matemáticos digitais em dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) de 2013 a 2020, cujo programa existe desde 2011 e já formou, nacionalmente, mais de 5.400 mestres, mostrando desta forma sua seriedade e competência na formação destes profissionais, apesar do pouco tempo de criação. Realizamos um levantamento estatístico a respeito destes temas no site da instituição e verificamos que ao todo existem 91 trabalhos.
Destes, 71 (78%) tratam dos jogos matemáticos manipulativos, 12 deles, ou seja, 13%, são sobre jogos matemáticos digitais, e por fim 8 deles trabalham ambos os formatos, ou seja, tanto jogos matemáticos manipulativos como jogos matemáticos digitais, o que corresponde a 9%. Mesmo sendo previsível que encontraríamos o maior percentual no uso de jogos matemáticos manipulativos em relação aos digitais, no período de tempo investigado, dada a tradição que o primeiro contempla, este trabalho torna-se referência para futuras pesquisas, dado que a partir deste ano de 2020, com a atual reclusão domiciliar,
foi exigido dos professores a preferência por uso de tecnologias digitais e por consequência, para o período posterior a 2020, teremos, provavelmente, um aumento substancial no uso deste tipo de ferramenta. | pt_BR |