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dc.creatorLima, Thaís Lavínia Mendes de
dc.date.accessioned2021-03-23T18:26:12Z
dc.date.available2021-03-23T18:26:12Z
dc.date.issued2020-10-23
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/246
dc.description.abstractThe objective of this work is to verify the state of the art of manipulative mathematical games and digital mathematical games in dissertations produced by PROFMAT (Professional Master in Mathematics in National Network) from 2013 to 2020, whose program exists since 2011 and has already formed, nationally, more of 5,400 masters, thus showing their seriousness and competence in training these professionals, despite the short time of creation. We conducted a statistical survey on these topics on the institution's website and found that there are 91 works in all. Of these, 71 (78%) deal with manipulative mathematical games, 12 of them, that is, 13%, are about digital mathematical games, and finally 8 of them work in both formats, that is, both manipulative mathematical games and digital mathematical games, which corresponds to 9%. Even though it is predictable that we would find the highest percentage in the use of manipulative mathematical games in relation to the digital ones, in the period of time investigated, given the tradition that the first contemplates, this work becomes a reference for future research, given that from this year on 2020, with the current home confinement, teachers were required to prefer the use of digital technologies and, consequently, for the period after 2020, we will probably have a substantial increase in the use of this type of tool.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAULETE, Caldas. Novíssimo Aulete dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011. BORGES, Lucas Ferreira. Jogos de estratégia: uma proposta didática para o estudo de matrizes e probabilidade. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2014. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=977>. Acesso em: 24 abr. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. FERREIRA, Aldeir Braga. Jogos na matemática: desafios e possibilidades. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2014. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=41. Acesso em 24 abr. 2020. FIZZON, Luciano Mateus. O uso de jogos e material concreto no ensino de geometria espacial. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160590153. Acesso em: 24 abr. 2020. LIMA, Renan Correa de; BEZERRA, Francisco José Brabo; VALVERDE, Marcia A. Hoschette. Uso de materiais manipulativos: a oficina “mãe dinada” como introdução ao estudo de probabilidade e estatística. 2016. Relato de Experiência, Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6058_3776_ID.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020. LUCCHESE, Fabiano; RIBEIRO, Bruno. Conceituação de Jogos Digitais. FEEC / Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitátia Zeferino Vaz, Campinas, SP, Brasil, 2009. Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/~martino/disciplinas/ia369/trabalhos/t1g3.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020. 17 MIRANDOLA, Luciana Cristina Negri. O Uso de Jogos no Ensino de Frações. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2015. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=84432. Acesso em: 24 abr. 2020. OLIVEIRA, Aline Viana. Motivação no ensino de matemática: uma experiência com jogos no curso de magistério em nível médio. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=77. Acesso em: 24 abr. 2020. PINHEIRO, Paulo Geovane Ramalho. Criação e adaptação de jogos para o geogebra. 2017. Dissertação (Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2017. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=150960101. Acesso em: 24 abr. 2020. RODRIGUES, Cristiano de Sousa. Números Aleatórios e os Jogos de Computador. 2019. Dissertação (Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Viçosa, Florestal, 2019. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=170940866. Acesso em: 24 abr. 2020. SIENA, Mauro César de Souza. O uso de jogos digitais como ferramenta auxiliar no ensino da matemática e o protótipo do game sinapsis. 2018. Dissertação (Para obtenção do título de Mestre em Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160280961. Acesso em: 24 abr. 2020. SILVA, Alex Pereira da. O ensino da matemática e a utilização de jogos como recurso didático facilitador no processo ensino aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160040463. Acesso em: 24 abr. 2020. SOUZA, Bruno de Oliveira. Ensinando matemática com jogos. 2013. Dissertação (Para obtenção do título de Mestre em Matemática.) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2013. Disponível em: https://sca.profmat- sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=32930. Acesso em: 24 abr. 2020. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 6o a 9o ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Jogospt_BR
dc.subjectJogos - Digitaispt_BR
dc.subjectPROFMATpt_BR
dc.titleJogo matemático digital ou manipulativo? o estado da arte deste tema nas dissertações produzidas no PROFMAT (2013-2020)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391348583326037pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Morais Junior, Erivaldo Ferreira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526949870166489pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar o estado da arte dos temas jogos matemáticos manipulativos e jogos matemáticos digitais em dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) de 2013 a 2020, cujo programa existe desde 2011 e já formou, nacionalmente, mais de 5.400 mestres, mostrando desta forma sua seriedade e competência na formação destes profissionais, apesar do pouco tempo de criação. Realizamos um levantamento estatístico a respeito destes temas no site da instituição e verificamos que ao todo existem 91 trabalhos. Destes, 71 (78%) tratam dos jogos matemáticos manipulativos, 12 deles, ou seja, 13%, são sobre jogos matemáticos digitais, e por fim 8 deles trabalham ambos os formatos, ou seja, tanto jogos matemáticos manipulativos como jogos matemáticos digitais, o que corresponde a 9%. Mesmo sendo previsível que encontraríamos o maior percentual no uso de jogos matemáticos manipulativos em relação aos digitais, no período de tempo investigado, dada a tradição que o primeiro contempla, este trabalho torna-se referência para futuras pesquisas, dado que a partir deste ano de 2020, com a atual reclusão domiciliar, foi exigido dos professores a preferência por uso de tecnologias digitais e por consequência, para o período posterior a 2020, teremos, provavelmente, um aumento substancial no uso deste tipo de ferramenta.pt_BR


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