Dificuldades e possibilidades na formação continuada de professores de matemática: um estudo em Sanharó-PE

Data
2025-03-02Autor
Paiva, Dranalina de Souza
http://lattes.cnpq.br/3458119560995559
Souza, Victor Wesley Almeida
http://lattes.cnpq.br/4187625224164169
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho analisa os desafios enfrentados pelos professores de Matemática da
rede municipal de ensino da cidade de Sanharó – PE, com ênfase nas dificuldades
ligadas à formação continuada, condições de trabalho e metodologias pedagógicas.
É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, com o uso de
questionários e entrevistas semiestruturadas realizado com os docentes. A pesquisa
mostrou que, dos 17 profissionais formados em Matemática no município, oito
lecionam diretamente, e adotam metodologias diversificadas, como práticas
tradicionais, construtivistas e ativas, além do uso de tecnologias digitais. Os
professores apontaram desafios como desinteresse dos alunos, falta de recursos e a
diferença entre o que é exigido pelo currículo e as condições reais de ensino; para
eles há a necessidade de formações continuadas focadas em metodologias ativas,
uso de tecnologias e temas como saúde mental e inclusão. Constituíram-se
referenciais teóricos sobre a formação docente autores como: Gomes (2016), Flugge
e Silva (2014) e Gatti e Barreto (2009). Este estudo conclui que melhorias na
infraestrutura escolar, valorização docente e estratégias pedagógicas adaptadas à
realidade local são fundamentais para promover um ensino mais inclusivo, eficiente e
dinâmico, com impacto direto na qualidade do aprendizado e no desenvolvimento dos
alunos.
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