dc.creator | Paiva, Dranalina de Souza | |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T17:42:06Z | |
dc.date.available | 2025-09-02T17:42:06Z | |
dc.date.issued | 2025-03-02 | |
dc.identifier.citation | PAIVA, Dranalina de Souza; SOUZA, Victor Wesley Almeida; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo em Sanharó-PE. 2025. 17 f. TCC (Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1866 | |
dc.description.abstract | This study analyzes the challenges faced by Mathematics teachers in the municipal
education system of the city of Sanharó, Pernambuco, with an emphasis on difficulties
related to continuing education, working conditions, and pedagogical methodologies.
This is a field study with a qualitative and descriptive approach, using questionnaires
and semi-structured interviews with teachers. The study showed that, of the 17
professionals trained in Mathematics in the city, eight teach directly and adopt diverse
methodologies, such as traditional, constructivist, and active practices, in addition to the use of digital technologies. The teachers pointed out challenges such as student
disinterest, lack of resources, and the difference between what is required by the
curriculum and the actual teaching conditions; for them, there is a need for continuing
education focused on active methodologies, use of technologies, and topics such as
mental health and inclusion. Theoretical references on teacher education were
established by authors such as: Gomes (2016), Flugge and Silva (2014), and Gatti and
Barreto (2009). This study concludes that improvements in school infrastructure,
teacher appreciation and pedagogical strategies adapted to local reality are
fundamental to promoting more inclusive, efficient and dynamic teaching, with a direct
impact on the quality of learning and student development. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Avaliação formativa: entenda o que é e como funciona. Disponível em:
https://blog.conexia.com.br/avaliacao-formativa/. Acesso em: 26 de março de 2025.
BRASIL. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Dispõe sobre as diretrizes e
bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 21 de março de 2025.
CARVALHO, Bruna. MAGISTÉRIO AINDA EXISTE? COMO É A FORMAÇÃO PARA
PROFESSORES? . GRAN Faculdade. Disponível em:
https://faculdade.grancursosonline.com.br/blog/magisterio/#:~:text=O%20magist%C3
%A9rio%20%C3%A9%20um%20curso,grade%20curricular%20t%C3%A9cnica%20d
o%20magist%C3%A9rio. Acesso em: 18 de março de 2025.
COSTA, Abigail Codeceira et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL:
HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE. Anais V CONEDU... Campina Grande:
Realize Editora, 2018. Disponível em:
https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47463. Acesso em: 18 de março de 2025.
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES desafios e perspectivas da articulação
entre teoria e prática – Volume I. Disponível em:
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/601701/2/Editora%20BAGAI%20-
%20Did%C3%A1tica%20e%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores%
20-%20volume%201.pdf Acesso em: 19 de março de 2025.
FLUGGE, Flávia Cristina Gomes. SILVA, Heloisa da. UMA HISTÓRIA DA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO BRASIL. 2o
Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Disponível em:
https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15148/10395. Acesso em:
02 de março de 2025.
FREITAS, Suzanne de Oliveira; ALMEIDA, Tharcila de Abreu; MÓL, Antônio Carlos de
Abreu; SIQUEIRA, Ana Paula Legey de. Formação continuada de professores do
ensino fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação. Revista
Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, no 16, 14 de maio de 2024. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/17/formacao-continuada-de-
professores-do-ensino-fundamental-para-o-uso-de-tecnologias-digitais-na-educacao.
Acesso em: 02 de março de 2025.
GOMES, Maria Laura Magalhães. OS 80 ANOS DO PRIMEIRO CURSO DE
MATEMÁTICA BRASILEIRO: SENTIDOS POSSÍVEIS DE UMA COMEMORAÇÃO
ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Boletim de Educação
Matemática – BOLEMA. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/bolema/a/LyM7mqLktRFkMcYGWwKn4cF/?lang=pt. Acesso
em: 10 de dezembro de 2024.
NETO, Ana Lúcia Gomes Cavalcanti; AQUINO, Josefa de Lima Fernandes. A
avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica?
Educação em Revista UFMG. Versão on-line ISSN: 1982-6621. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/edur/a/G8jSCxDmCMRDnZcY67m5x4m/?format=html&lang=p
t# Acesso em: 21 de março de 2025.
O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: QUAIS SEUS PRÓS E CONTRAS?
Faculdade Grau. 2023. Disponível em: https://www.faculdadegrau.com.br/blog/uso-
de-tecnoligas-na-educacao-seus-pros-e-contras Acesso em: 20 de janeiro de 2025.
OLIVEIRA, Verônica Lopes Pereira de. REMATEC. FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA. Disponível em:
https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339#:~:text=Conclu%C3%
ADmos%2C%20que%20a%20participa%C3%A7%C3%A3o%20docente,ensino%20
e%20aprendizagem%20de%20Matem%C3%A1tica. Acesso em: 10 de dezembro de
2024.
PROGRAMA SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). Gob.br.
Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-
programas/carta-de-servicos-ao-usuario/programa-sistema-universidade-aberta-do-
brasil-uab#:~:text=O%20Programa%20Universidade%20Aberta%20do,mantenedores%20
dos%20Polos%20EaD%20UAB. Acesso em: 02 de março de 2025.
PROGRAMAS DO MEC VOLTADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Portal
MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-
professores?id=15944:programas-do. Acesso em: 02 de março de 2025.
RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
UEL. Disponível em: chrome-
extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.uel.br/revistas/lenpes-
pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-
%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2025.
Resultados. Gov.br. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-
atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados Acesso em: 17 de
março de 2025.
RODRIGUES, José Maria Luiz; SILVA, Cássio Alexandre da; SOUTO, Camila Mendes;
MORAIS, Thyane Paula. A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A
FORMAÇÃO DO DOCENTE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO NAP E DO
PIBID/UNIMONTES. FEPEG. Disponível em:
http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/a_i
mportancia_de_politicas_publicas_para_a_formacao_do_docente_1.pdf Acesso em:
10 de dezembro de 2024.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. DESAFIOS DA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES. Pág. Educ., Montevideo , v. 6, n.
1, p. 83-96, jun. 2013 . Disponível em
http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-
74682013000100005&lng=es&nrm=iso Acesso em: 10 de dezembro de 2024.
SALAS, Paula; BERNARDO, Nairim. Como fazer a avaliação diagnóstica nos Anos
Finais do Ensino Fundamental. Nova Escola. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/20952/como-fazer-a-avaliacao-diagnostica-nos-
anos-finais-do-ensino-fundamental. Acesso em: 16 de março de 2025
Sanharó é Destaque na Educação. Poder Executivo Sanharó. Disponível em:
https://executivo.cetasp.com.br/noticia/sanharo-e-destaque-na-
educacao/?utm_source=chatgpt.com Acesso em: 17 de março de 2025.
Sanharó é Destaque na Educação. Prefeitura de Sanharó. Disponível em:
https://sanharo.pe.gov.br/noticia/sanharo-e-destaque-na-educacao-2/ Acesso em: 17
de março de 2025.
SOBRE A CAPES. Gob.br. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-
informacao/perguntas-frequentes/sobre-a-
cap#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20CAPES,formatos%20presencial%20e
%20a%20dist%C3%A2ncia. Acesso em: 21 de fevereiro de 2025.
STOFFEL, Helena Teresinha Reinehr. FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS
INCLUSIVAS: IMPACTOS E NECESSIDADES DAS ADAPTAÇÕES
CURRICULARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR
ACESSÍVEL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação -
REASE, São Paulo, v. 10, n. 11, nov. 2024. ISSN: 2675-3375. Disponível em:
file:///C:/Users/drana/Downloads/[206]-FORMA%C3%87%C3%83O+DOCENTE+E+PR%C3%81TICAS+INCLUSIVAS-
+IMPACTOS+E+NECESSIDADES+DAS+ADAPTA%C3%87%C3%95ES+CURRICU
LARES+PARA+A+CONSTRU%C3%87%C3%83O+DE+UM+AMBIENTE+ESCOLAR
+ACESS%C3%8DVEL.pdf. Acesso em: 05 de fevereiro de 2025.
XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. MELO, Geovana Ferreira. BNC - FORMAÇÃO
DE PROFESSORES: DA COMPLETA SUBORDINAÇÃO DAS POLÍTICAS
EDUCACIONAIS À BNCC AO CAMINHO DA RESISTÊNCIA PROPOSITIVA. Revista
Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, p. 739–763, set. 2022. Disponível
em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sXS7mctjLMxVBr9LSYNhJPp/. Acesso em: 05 de
fevereiro de 2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.subject | Possibilidades | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.title | Dificuldades e possibilidades na formação continuada de professores de matemática: um estudo em Sanharó-PE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3458119560995559 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa os desafios enfrentados pelos professores de Matemática da
rede municipal de ensino da cidade de Sanharó – PE, com ênfase nas dificuldades
ligadas à formação continuada, condições de trabalho e metodologias pedagógicas.
É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, com o uso de
questionários e entrevistas semiestruturadas realizado com os docentes. A pesquisa
mostrou que, dos 17 profissionais formados em Matemática no município, oito
lecionam diretamente, e adotam metodologias diversificadas, como práticas
tradicionais, construtivistas e ativas, além do uso de tecnologias digitais. Os
professores apontaram desafios como desinteresse dos alunos, falta de recursos e a
diferença entre o que é exigido pelo currículo e as condições reais de ensino; para
eles há a necessidade de formações continuadas focadas em metodologias ativas,
uso de tecnologias e temas como saúde mental e inclusão. Constituíram-se
referenciais teóricos sobre a formação docente autores como: Gomes (2016), Flugge
e Silva (2014) e Gatti e Barreto (2009). Este estudo conclui que melhorias na
infraestrutura escolar, valorização docente e estratégias pedagógicas adaptadas à
realidade local são fundamentais para promover um ensino mais inclusivo, eficiente e
dinâmico, com impacto direto na qualidade do aprendizado e no desenvolvimento dos
alunos. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Souza, Victor Wesley Almeida | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/4187625224164169 | pt_BR |