Mostrar registro simples

dc.creatorPaiva, Dranalina de Souza
dc.date.accessioned2025-09-02T17:42:06Z
dc.date.available2025-09-02T17:42:06Z
dc.date.issued2025-03-02
dc.identifier.citationPAIVA, Dranalina de Souza; SOUZA, Victor Wesley Almeida; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo em Sanharó-PE. 2025. 17 f. TCC (Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Física e Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1866
dc.description.abstractThis study analyzes the challenges faced by Mathematics teachers in the municipal education system of the city of Sanharó, Pernambuco, with an emphasis on difficulties related to continuing education, working conditions, and pedagogical methodologies. This is a field study with a qualitative and descriptive approach, using questionnaires and semi-structured interviews with teachers. The study showed that, of the 17 professionals trained in Mathematics in the city, eight teach directly and adopt diverse methodologies, such as traditional, constructivist, and active practices, in addition to the use of digital technologies. The teachers pointed out challenges such as student disinterest, lack of resources, and the difference between what is required by the curriculum and the actual teaching conditions; for them, there is a need for continuing education focused on active methodologies, use of technologies, and topics such as mental health and inclusion. Theoretical references on teacher education were established by authors such as: Gomes (2016), Flugge and Silva (2014), and Gatti and Barreto (2009). This study concludes that improvements in school infrastructure, teacher appreciation and pedagogical strategies adapted to local reality are fundamental to promoting more inclusive, efficient and dynamic teaching, with a direct impact on the quality of learning and student development.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAvaliação formativa: entenda o que é e como funciona. Disponível em: https://blog.conexia.com.br/avaliacao-formativa/. Acesso em: 26 de março de 2025. BRASIL. LEI No 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 21 de março de 2025. CARVALHO, Bruna. MAGISTÉRIO AINDA EXISTE? COMO É A FORMAÇÃO PARA PROFESSORES? . GRAN Faculdade. Disponível em: https://faculdade.grancursosonline.com.br/blog/magisterio/#:~:text=O%20magist%C3 %A9rio%20%C3%A9%20um%20curso,grade%20curricular%20t%C3%A9cnica%20d o%20magist%C3%A9rio. Acesso em: 18 de março de 2025. COSTA, Abigail Codeceira et al. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47463. Acesso em: 18 de março de 2025. DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES desafios e perspectivas da articulação entre teoria e prática – Volume I. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/601701/2/Editora%20BAGAI%20- %20Did%C3%A1tica%20e%20Forma%C3%A7%C3%A3o%20de%20Professores% 20-%20volume%201.pdf Acesso em: 19 de março de 2025. FLUGGE, Flávia Cristina Gomes. SILVA, Heloisa da. UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO BRASIL. 2o Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15148/10395. Acesso em: 02 de março de 2025. FREITAS, Suzanne de Oliveira; ALMEIDA, Tharcila de Abreu; MÓL, Antônio Carlos de Abreu; SIQUEIRA, Ana Paula Legey de. Formação continuada de professores do ensino fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 24, no 16, 14 de maio de 2024. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/24/17/formacao-continuada-de- professores-do-ensino-fundamental-para-o-uso-de-tecnologias-digitais-na-educacao. Acesso em: 02 de março de 2025. GOMES, Maria Laura Magalhães. OS 80 ANOS DO PRIMEIRO CURSO DE MATEMÁTICA BRASILEIRO: SENTIDOS POSSÍVEIS DE UMA COMEMORAÇÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/LyM7mqLktRFkMcYGWwKn4cF/?lang=pt. Acesso em: 10 de dezembro de 2024. NETO, Ana Lúcia Gomes Cavalcanti; AQUINO, Josefa de Lima Fernandes. A avaliação da aprendizagem como um ato amoroso: o que o professor pratica? Educação em Revista UFMG. Versão on-line ISSN: 1982-6621. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/G8jSCxDmCMRDnZcY67m5x4m/?format=html&lang=p t# Acesso em: 21 de março de 2025. O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: QUAIS SEUS PRÓS E CONTRAS? Faculdade Grau. 2023. Disponível em: https://www.faculdadegrau.com.br/blog/uso- de-tecnoligas-na-educacao-seus-pros-e-contras Acesso em: 20 de janeiro de 2025. OLIVEIRA, Verônica Lopes Pereira de. REMATEC. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339#:~:text=Conclu%C3% ADmos%2C%20que%20a%20participa%C3%A7%C3%A3o%20docente,ensino%20 e%20aprendizagem%20de%20Matem%C3%A1tica. Acesso em: 10 de dezembro de 2024. PROGRAMA SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). Gob.br. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e- programas/carta-de-servicos-ao-usuario/programa-sistema-universidade-aberta-do- brasil-uab#:~:text=O%20Programa%20Universidade%20Aberta%20do,mantenedores%20 dos%20Polos%20EaD%20UAB. Acesso em: 02 de março de 2025. PROGRAMAS DO MEC VOLTADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Portal MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para- professores?id=15944:programas-do. Acesso em: 02 de março de 2025. RAMOS, Márcio Roberto Vieira. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. UEL. Disponível em: chrome- extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.uel.br/revistas/lenpes- pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20- %20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2025. Resultados. Gov.br. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de- atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados Acesso em: 17 de março de 2025. RODRIGUES, José Maria Luiz; SILVA, Cássio Alexandre da; SOUTO, Camila Mendes; MORAIS, Thyane Paula. A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DO DOCENTE: ESTUDO DE CASO DO PROJETO NAP E DO PIBID/UNIMONTES. FEPEG. Disponível em: http://www.fepeg2015.unimontes.br/sites/default/files/resumos/arquivo_pdf_anais/a_i mportancia_de_politicas_publicas_para_a_formacao_do_docente_1.pdf Acesso em: 10 de dezembro de 2024. ROMANOWSKI, Joana Paulin; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES. Pág. Educ., Montevideo , v. 6, n. 1, p. 83-96, jun. 2013 . Disponível em http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688- 74682013000100005&lng=es&nrm=iso Acesso em: 10 de dezembro de 2024. SALAS, Paula; BERNARDO, Nairim. Como fazer a avaliação diagnóstica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/20952/como-fazer-a-avaliacao-diagnostica-nos- anos-finais-do-ensino-fundamental. Acesso em: 16 de março de 2025 Sanharó é Destaque na Educação. Poder Executivo Sanharó. Disponível em: https://executivo.cetasp.com.br/noticia/sanharo-e-destaque-na- educacao/?utm_source=chatgpt.com Acesso em: 17 de março de 2025. Sanharó é Destaque na Educação. Prefeitura de Sanharó. Disponível em: https://sanharo.pe.gov.br/noticia/sanharo-e-destaque-na-educacao-2/ Acesso em: 17 de março de 2025. SOBRE A CAPES. Gob.br. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a- informacao/perguntas-frequentes/sobre-a- cap#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20CAPES,formatos%20presencial%20e %20a%20dist%C3%A2ncia. Acesso em: 21 de fevereiro de 2025. STOFFEL, Helena Teresinha Reinehr. FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS INCLUSIVAS: IMPACTOS E NECESSIDADES DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE ESCOLAR ACESSÍVEL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação - REASE, São Paulo, v. 10, n. 11, nov. 2024. ISSN: 2675-3375. Disponível em: file:///C:/Users/drana/Downloads/[206]-FORMA%C3%87%C3%83O+DOCENTE+E+PR%C3%81TICAS+INCLUSIVAS- +IMPACTOS+E+NECESSIDADES+DAS+ADAPTA%C3%87%C3%95ES+CURRICU LARES+PARA+A+CONSTRU%C3%87%C3%83O+DE+UM+AMBIENTE+ESCOLAR +ACESS%C3%8DVEL.pdf. Acesso em: 05 de fevereiro de 2025. XIMENES, Priscilla de Andrade Silva. MELO, Geovana Ferreira. BNC - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA COMPLETA SUBORDINAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS À BNCC AO CAMINHO DA RESISTÊNCIA PROPOSITIVA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, p. 739–763, set. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sXS7mctjLMxVBr9LSYNhJPp/. Acesso em: 05 de fevereiro de 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.titleDificuldades e possibilidades na formação continuada de professores de matemática: um estudo em Sanharó-PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3458119560995559pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee2Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os desafios enfrentados pelos professores de Matemática da rede municipal de ensino da cidade de Sanharó – PE, com ênfase nas dificuldades ligadas à formação continuada, condições de trabalho e metodologias pedagógicas. É uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e descritiva, com o uso de questionários e entrevistas semiestruturadas realizado com os docentes. A pesquisa mostrou que, dos 17 profissionais formados em Matemática no município, oito lecionam diretamente, e adotam metodologias diversificadas, como práticas tradicionais, construtivistas e ativas, além do uso de tecnologias digitais. Os professores apontaram desafios como desinteresse dos alunos, falta de recursos e a diferença entre o que é exigido pelo currículo e as condições reais de ensino; para eles há a necessidade de formações continuadas focadas em metodologias ativas, uso de tecnologias e temas como saúde mental e inclusão. Constituíram-se referenciais teóricos sobre a formação docente autores como: Gomes (2016), Flugge e Silva (2014) e Gatti e Barreto (2009). Este estudo conclui que melhorias na infraestrutura escolar, valorização docente e estratégias pedagógicas adaptadas à realidade local são fundamentais para promover um ensino mais inclusivo, eficiente e dinâmico, com impacto direto na qualidade do aprendizado e no desenvolvimento dos alunos.pt_BR
dc.creator.name2Souza, Victor Wesley Almeida
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/4187625224164169pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples