Ciclos do tempo, contagem e ensino: o calendário como uma ferramenta histórica, matemática e pedagógica

Data
2025-08-14Autor
Nascimento, Nicolly Bezerra do
https://lattes.cnpq.br/8171642835278709
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho tem como objetivo geral investigar a história, os fundamentos
matemáticos e as possibilidades de uso didático do calendário no ensino de
matemática, especialmente no Ensino Fundamental II. A pesquisa, de abordagem
qualitativa, fundamentou-se em uma revisão bibliográfica em autores como Cirilo
(2017), Barbosa (2018), Ifrah (2001), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003), Smole, Diniz
e Cândido (2000), D’Ambrósio (2001) e Polya (2006). A investigação discute a
evolução de diferentes calendários — das civilizações antigas ao calendário
gregoriano — evidenciando sua natureza como construção histórico-cultural integrada
a fenômenos astronômicos, religiosidade e conceitos matemáticos, como
divisibilidade, congruências, frações e contagem modular. Como principal resultado,
apresenta sugestões de atividades, jogos e sequências didáticas que exploram o
calendário de forma contextualizada, aproximando a matemática do cotidiano dos
estudantes e reafirmando a importância de conectar teoria e prática, história e
cálculos, em uma abordagem interdisciplinar que contribui para tornar o ensino mais
dinâmico, contextualizado e significativo.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: