dc.creator | Nascimento, Nicolly Bezerra do | |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T20:32:02Z | |
dc.date.available | 2025-08-18T20:32:02Z | |
dc.date.issued | 2025-08-14 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Nicolly Bezerra do; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. CICLOS DO TEMPO, CONTAGEM E ENSINO: O CALENDÁRIO COMO FERRAMENTA HISTÓRICA, MATEMÁTICA E PEDAGÓGICA. 2025. 21 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1841 | |
dc.description.abstract | This work aims to investigate the history, mathematical foundations, and possible
didactic uses of the calendar in mathematics teaching, especially in middle school. The
qualitative research was based on a literature review of authors such as Cirilo (2017),
Barbosa (2018), Ifrah (2001), Ponte, Brocardo, and Oliveira (2003), Smole, Diniz, and
Cândido (2000), D'Ambrósio (2001), and Polya (2006). The research discusses the evolution of different calendars—from ancient civilizations to the Gregorian calendar—
evidencing their nature as a historical-cultural construction integrated with
astronomical phenomena, religiosity, and mathematical concepts such as divisibility,
congruences, fractions, and modular counting. The main result is suggestions for
activities, games, and teaching sequences that explore the calendar in a
contextualized way, bringing mathematics closer to students' daily lives and reaffirming
the importance of connecting theory and practice, history and calculations, in an
interdisciplinary approach that contributes to making teaching more dynamic,
contextualized, and meaningful. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | CIRILO, L. B. Explorando a construção de calendários no ensino fundamental e médio.
2017. 186p.Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Estadual Paulista
“Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto.
BARBOSA, E. A. Aritmética, a contagem do tempo e congruência no calendário. 2018.
62f. Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal de Rondônia, Porto
Velho.
BARBOSA, J. L. P. Datas e Curiosidades Matemáticas. São Paulo: Livraria da Física,
2018.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. 21. ed. Campinas:
Papirus, 2001.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IFRAH, G. Os Números: A História de uma Grande Invenção. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São
Paulo: Atlas, 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.
São Paulo: EPU, 1986.
LOPES, M. C. O calendário atual. História, algoritmos e observações. Mellinium,
Portugal, v. 43 jun-dez p. 107-125, 2012.
MARQUES, M. N. Origem e evolução de nosso calendário. Disponivel em:
<https://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm> Acesso em: 01 jun. 2025.
MELO, C. B. A matemática dos restos e o calendário gregoriano. 2014. 55f. Mestrado
(Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed.
São Paulo: Hucitec, 1994.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. PONTE, J. P. da; BROCARDO, M.; OLIVEIRA, H.. Investigações Matemáticas na Sala
de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
RIBEIRO, A. C. Calendários, Estações do ano e a Senóide, o Sol, Coordenadas
Geográficas: Conexões com a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio. 2016.
Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal da Bahia, Salvador.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Brincadeiras Infantis nas Aulas de
Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Calendário | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Ciclos do tempo, contagem e ensino: o calendário como uma ferramenta histórica, matemática e pedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8171642835278709 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee2 | Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368819461212823 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral investigar a história, os fundamentos
matemáticos e as possibilidades de uso didático do calendário no ensino de
matemática, especialmente no Ensino Fundamental II. A pesquisa, de abordagem
qualitativa, fundamentou-se em uma revisão bibliográfica em autores como Cirilo
(2017), Barbosa (2018), Ifrah (2001), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003), Smole, Diniz
e Cândido (2000), D’Ambrósio (2001) e Polya (2006). A investigação discute a
evolução de diferentes calendários — das civilizações antigas ao calendário
gregoriano — evidenciando sua natureza como construção histórico-cultural integrada
a fenômenos astronômicos, religiosidade e conceitos matemáticos, como
divisibilidade, congruências, frações e contagem modular. Como principal resultado,
apresenta sugestões de atividades, jogos e sequências didáticas que exploram o
calendário de forma contextualizada, aproximando a matemática do cotidiano dos
estudantes e reafirmando a importância de conectar teoria e prática, história e
cálculos, em uma abordagem interdisciplinar que contribui para tornar o ensino mais
dinâmico, contextualizado e significativo. | pt_BR |