Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Nicolly Bezerra do
dc.date.accessioned2025-08-18T20:32:02Z
dc.date.available2025-08-18T20:32:02Z
dc.date.issued2025-08-14
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Nicolly Bezerra do; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. CICLOS DO TEMPO, CONTAGEM E ENSINO: O CALENDÁRIO COMO FERRAMENTA HISTÓRICA, MATEMÁTICA E PEDAGÓGICA. 2025. 21 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1841
dc.description.abstractThis work aims to investigate the history, mathematical foundations, and possible didactic uses of the calendar in mathematics teaching, especially in middle school. The qualitative research was based on a literature review of authors such as Cirilo (2017), Barbosa (2018), Ifrah (2001), Ponte, Brocardo, and Oliveira (2003), Smole, Diniz, and Cândido (2000), D'Ambrósio (2001), and Polya (2006). The research discusses the evolution of different calendars—from ancient civilizations to the Gregorian calendar— evidencing their nature as a historical-cultural construction integrated with astronomical phenomena, religiosity, and mathematical concepts such as divisibility, congruences, fractions, and modular counting. The main result is suggestions for activities, games, and teaching sequences that explore the calendar in a contextualized way, bringing mathematics closer to students' daily lives and reaffirming the importance of connecting theory and practice, history and calculations, in an interdisciplinary approach that contributes to making teaching more dynamic, contextualized, and meaningful.pt_BR
dc.format.extent21 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationCIRILO, L. B. Explorando a construção de calendários no ensino fundamental e médio. 2017. 186p.Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto. BARBOSA, E. A. Aritmética, a contagem do tempo e congruência no calendário. 2018. 62f. Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho. BARBOSA, J. L. P. Datas e Curiosidades Matemáticas. São Paulo: Livraria da Física, 2018. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. 21. ed. Campinas: Papirus, 2001. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ed. São Paulo: Atlas, 2008. IFRAH, G. Os Números: A História de uma Grande Invenção. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LOPES, M. C. O calendário atual. História, algoritmos e observações. Mellinium, Portugal, v. 43 jun-dez p. 107-125, 2012. MARQUES, M. N. Origem e evolução de nosso calendário. Disponivel em: <https://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm> Acesso em: 01 jun. 2025. MELO, C. B. A matemática dos restos e o calendário gregoriano. 2014. 55f. Mestrado (Matemática) – Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1994. POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. PONTE, J. P. da; BROCARDO, M.; OLIVEIRA, H.. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. RIBEIRO, A. C. Calendários, Estações do ano e a Senóide, o Sol, Coordenadas Geográficas: Conexões com a Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio. 2016. Mestrado Profissional em Matemática – Universidade Federal da Bahia, Salvador. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Brincadeiras Infantis nas Aulas de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectCalendáriopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleCiclos do tempo, contagem e ensino: o calendário como uma ferramenta histórica, matemática e pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8171642835278709pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee2Lima, Airlan Arnaldo Nascimento de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368819461212823pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral investigar a história, os fundamentos matemáticos e as possibilidades de uso didático do calendário no ensino de matemática, especialmente no Ensino Fundamental II. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se em uma revisão bibliográfica em autores como Cirilo (2017), Barbosa (2018), Ifrah (2001), Ponte, Brocardo e Oliveira (2003), Smole, Diniz e Cândido (2000), D’Ambrósio (2001) e Polya (2006). A investigação discute a evolução de diferentes calendários — das civilizações antigas ao calendário gregoriano — evidenciando sua natureza como construção histórico-cultural integrada a fenômenos astronômicos, religiosidade e conceitos matemáticos, como divisibilidade, congruências, frações e contagem modular. Como principal resultado, apresenta sugestões de atividades, jogos e sequências didáticas que exploram o calendário de forma contextualizada, aproximando a matemática do cotidiano dos estudantes e reafirmando a importância de conectar teoria e prática, história e cálculos, em uma abordagem interdisciplinar que contribui para tornar o ensino mais dinâmico, contextualizado e significativo.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples