Seleção de materiais didáticos para um laboratório portátil de matemática para o ensino da unidade temática números segundo a BNCC dos anos finais do ensino fundamental
Data
2025-08-07Autor
Oliveira, Maria Beatriz da Silva
http://lattes.cnpq.br/9183057300350293
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste trabalho foi selecionar materiais didáticos para compor um
Laboratório Portátil para o Ensino de Matemática (LAPEM), focado na Unidade
Temática Números (UTN), conforme as diretrizes da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A necessidade de
um LAPEM, conceito adotado por Lima (2018), justifica-se pela frequente falta de
espaços físicos permanentes em escolas, o que pode desestimular práticas
pedagógicas concretas e dinâmicas no ensino dos conceitos numéricos. Para isso, a
seleção dos materiais pedagógicos foi cuidadosamente planejada, contemplando
objetos de conhecimento e habilidades específicas do 6o, 7o, 8o e 9o anos, com um
material didático para cada série. Conclui-se que o LAPEM se apresenta como uma
alternativa eficaz para superar desafios estruturais em instituições de ensino,
promovendo uma abordagem pedagógica mais criativa e centrada na participação
dos alunos. A proposta alinha-se aos princípios da BNCC, favorecendo uma
aprendizagem contextualizada, ativa e significativa, e o desenvolvimento de
competências e habilidades essenciais. Espera-se que este estudo influencie
positivamente professores de Matemática, oferecendo-lhes a possibilidade de criar e
utilizar um LAPEM, contribuindo para a melhor compreensão dos estudantes.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: