dc.creator | Oliveira, Maria Beatriz da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T18:36:10Z | |
dc.date.available | 2025-08-18T18:36:10Z | |
dc.date.issued | 2025-08-07 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Beatriz da Silva; SOUZA, Emersson Rodrigues de. SELEÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UM LABORATÓRIO PORTÁTIL DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS SEGUNDO A BNCC DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. 18 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1838 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to select teaching materials to compose a Portable
Mathematics Teaching Laboratory (LAPEM), focusing on the Numbers Thematic Unit
(UTN), according to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) for the final years of elementary school. The need for a LAPEM, a concept adopted by
Lima (2018), is justified by the frequent lack of permanent physical spaces for
mathematics laboratories in schools, which can discourage teachers interested in
developing more concrete and dynamic pedagogical practices for teaching numerical
concepts. For this purpose, the selection of teaching materials was carefully planned to
cover knowledge objects and specific skills for the 6th, 7th, 8th, and 9th grades, with a
specific material for each grade. It is concluded that the LAPEM presents itself as an
effective alternative to overcome structural challenges faced by educational
institutions, in addition to promoting a more creative pedagogical approach centered on
student participation. The proposal aligns with the BNCC principles, favoring
contextualized, active, and meaningful learning, and the development of essential
competencies and skills. It is expected that this study will positively influence
mathematics teachers, offering them the possibility of creating and using a LAPEM,
contributing to students' better understanding. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | Facilitador do Ensino Aprendizagem de Matemática de Ensino Fundamental.
Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1952-
8.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025.
BORIN, Júlia. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para as aulas
de matemática. IME – USP: 1996. BOTAS, Dilaila; MOREIRA, Darlinda. A utilização dos materiais didáticos nas
aulas de Matemática: Um estudo no 1o Ciclo. Revista Portuguesa de Educação,
Portugal, v. 26, n. 1, p. 253-286, 2013. Semestral.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF:
MEC, 2018.
DOS ANJOS, Cristine Moraes; SECAFIM, Mariana Figueira. Dificuldades com a
Aprendizagem de Matemática na Educação Superior. Conspiração-Revista dos
Professores que ensinam matemática, v. 1, n. 1, p. 78-91. 2018.
LIMA, Kelson Araújo. Laboratório Portátil para o Ensino de Matemática: um
instrumento de apoio ao trabalho do professor. UFT, 2018.
LORENZATO, Sergio (Org.). Laboratório de Ensino de Matemática na formação
de professores e na prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2006.
(Coleção Formação de Professores).
PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1976.
Disponível em: https://pt.scribd.com/document/493812920/A-psicologia-da-crianca-
jean-Piaget. Acesso em: 21 jun. 2025.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem
e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de
Janeiro: Zahar Editores, 1976.
RIBEIRO, A. (1995). Concepções de professores do 1o Ciclo: A Matemática, o seu
ensino e os materiais didácticos. Lisboa: APM.
SILVA, Raquel Correia da; SILVA, José Roberto da. O Papel do Laboratório no
Ensino de Matemática. Pernambuco: UFPE, 2004.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson
Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Laboratório Portátil de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Materiais Didáticos | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Unidade Temática Números | pt_BR |
dc.title | Seleção de materiais didáticos para um laboratório portátil de matemática para o ensino da unidade temática números segundo a BNCC dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9183057300350293 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Anderson Rodrigo Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3445669651087213 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi selecionar materiais didáticos para compor um
Laboratório Portátil para o Ensino de Matemática (LAPEM), focado na Unidade
Temática Números (UTN), conforme as diretrizes da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A necessidade de
um LAPEM, conceito adotado por Lima (2018), justifica-se pela frequente falta de
espaços físicos permanentes em escolas, o que pode desestimular práticas
pedagógicas concretas e dinâmicas no ensino dos conceitos numéricos. Para isso, a
seleção dos materiais pedagógicos foi cuidadosamente planejada, contemplando
objetos de conhecimento e habilidades específicas do 6o, 7o, 8o e 9o anos, com um
material didático para cada série. Conclui-se que o LAPEM se apresenta como uma
alternativa eficaz para superar desafios estruturais em instituições de ensino,
promovendo uma abordagem pedagógica mais criativa e centrada na participação
dos alunos. A proposta alinha-se aos princípios da BNCC, favorecendo uma
aprendizagem contextualizada, ativa e significativa, e o desenvolvimento de
competências e habilidades essenciais. Espera-se que este estudo influencie
positivamente professores de Matemática, oferecendo-lhes a possibilidade de criar e
utilizar um LAPEM, contribuindo para a melhor compreensão dos estudantes. | pt_BR |