Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Maria Beatriz da Silva
dc.date.accessioned2025-08-18T18:36:10Z
dc.date.available2025-08-18T18:36:10Z
dc.date.issued2025-08-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Beatriz da Silva; SOUZA, Emersson Rodrigues de. SELEÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA UM LABORATÓRIO PORTÁTIL DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS SEGUNDO A BNCC DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2025. 18 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco campus Pesqueira, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1838
dc.description.abstractThe aim of this study was to select teaching materials to compose a Portable Mathematics Teaching Laboratory (LAPEM), focusing on the Numbers Thematic Unit (UTN), according to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) for the final years of elementary school. The need for a LAPEM, a concept adopted by Lima (2018), is justified by the frequent lack of permanent physical spaces for mathematics laboratories in schools, which can discourage teachers interested in developing more concrete and dynamic pedagogical practices for teaching numerical concepts. For this purpose, the selection of teaching materials was carefully planned to cover knowledge objects and specific skills for the 6th, 7th, 8th, and 9th grades, with a specific material for each grade. It is concluded that the LAPEM presents itself as an effective alternative to overcome structural challenges faced by educational institutions, in addition to promoting a more creative pedagogical approach centered on student participation. The proposal aligns with the BNCC principles, favoring contextualized, active, and meaningful learning, and the development of essential competencies and skills. It is expected that this study will positively influence mathematics teachers, offering them the possibility of creating and using a LAPEM, contributing to students' better understanding.pt_BR
dc.format.extent18 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationFacilitador do Ensino Aprendizagem de Matemática de Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1952- 8.pdf. Acesso em: 18 jul. 2025. BORIN, Júlia. Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. IME – USP: 1996. BOTAS, Dilaila; MOREIRA, Darlinda. A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática: Um estudo no 1o Ciclo. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, v. 26, n. 1, p. 253-286, 2013. Semestral. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. DOS ANJOS, Cristine Moraes; SECAFIM, Mariana Figueira. Dificuldades com a Aprendizagem de Matemática na Educação Superior. Conspiração-Revista dos Professores que ensinam matemática, v. 1, n. 1, p. 78-91. 2018. LIMA, Kelson Araújo. Laboratório Portátil para o Ensino de Matemática: um instrumento de apoio ao trabalho do professor. UFT, 2018. LORENZATO, Sergio (Org.). Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores e na prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores). PIAGET, Jean. A Psicologia da Criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1976. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/493812920/A-psicologia-da-crianca- jean-Piaget. Acesso em: 21 jun. 2025. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976. RIBEIRO, A. (1995). Concepções de professores do 1o Ciclo: A Matemática, o seu ensino e os materiais didácticos. Lisboa: APM. SILVA, Raquel Correia da; SILVA, José Roberto da. O Papel do Laboratório no Ensino de Matemática. Pernambuco: UFPE, 2004. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1987.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectLaboratório Portátil de Matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais Didáticospt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectUnidade Temática Númerospt_BR
dc.titleSeleção de materiais didáticos para um laboratório portátil de matemática para o ensino da unidade temática números segundo a BNCC dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183057300350293pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Rodrigo Oliveira da
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3445669651087213pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi selecionar materiais didáticos para compor um Laboratório Portátil para o Ensino de Matemática (LAPEM), focado na Unidade Temática Números (UTN), conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A necessidade de um LAPEM, conceito adotado por Lima (2018), justifica-se pela frequente falta de espaços físicos permanentes em escolas, o que pode desestimular práticas pedagógicas concretas e dinâmicas no ensino dos conceitos numéricos. Para isso, a seleção dos materiais pedagógicos foi cuidadosamente planejada, contemplando objetos de conhecimento e habilidades específicas do 6o, 7o, 8o e 9o anos, com um material didático para cada série. Conclui-se que o LAPEM se apresenta como uma alternativa eficaz para superar desafios estruturais em instituições de ensino, promovendo uma abordagem pedagógica mais criativa e centrada na participação dos alunos. A proposta alinha-se aos princípios da BNCC, favorecendo uma aprendizagem contextualizada, ativa e significativa, e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais. Espera-se que este estudo influencie positivamente professores de Matemática, oferecendo-lhes a possibilidade de criar e utilizar um LAPEM, contribuindo para a melhor compreensão dos estudantes.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples